segunda-feira, 29 de março de 2010

Cavaleiro do Equinócio

O Equinócio de Primavera sempre teve enorme importancia nas culturas da antiguidade. Marcava o ponto em que começava o ano natural, uma semente que simbolicamente germinava, e carregava o significado da imensa força vital que vibra no planeta e que cria, recria, multiplica e revive tudo.Cerimônias importantes eram realizadas neste dia, e pessoas nascidas deste dia eram consideradas lideres, exemplos, achavam que as vidas delas seriam dedicadas a preservar a vida, os valores, as coisas sagradas. A outros personagens, míticos ou fontes de lendas, era atribuída esta data de nascimento.

Um dos cavaleiros do equinócio foi Lancelot, nascido de uma princesa celta e um nobre, criado longe de seu país natal, que teve um momento de iluminação em que entendeu que tinha uma missão e voltou quando estava sendo gerada uma grande batalha entre o Bem e o Mal. Há partes da Bretanha francesa onde ele foi criado em que ainda se acredita que Lancelot voltará quando sua presença for necessária.


O nosso cavaleiro do Equinocio, Ayrton Senna, teria completado 50 anos no ultimo dia 21, e é dificil captar a magnetude do que ele representou para o povo brasileiro. Me lembro de ter visto uma reportagem com fotos de casas humildes da Argentina onde ainda se guardam fotos de Evita Peron. Com certeza há casas no Brasil onde ainda se guardam com carinho fotos de Ayrton Senna. Eu tenho uma.
Lancelot moderno, não dispensava a balaclava e o elmo, montava o cavalo melhor e mais veloz, teve seu momento de iluminação num GP do Japão e deixou milhões de órfãos, alguns dos quais com certeza acreditam que ele vai voltar. Ele nunca enfrentou uma batalha entre o Bem e o Mal, mas numa época em que tudo que víamos no Brasil era corrupção, pobreza, dívida e coisas de quarto mundo, todo fim de semana ele mostrava que o Brasil podia, sim, ser vencedor, ser competente, ter talento, trabalhar duro e vencer perante o resto do mundo. Num fim de semana em que já havia uma morte e se questionava duramente a segurança dos pilotos versus interesses financeiros das equipes, cumprindo clausulas de contrato ele foi imolado (em Ímola, veja) diante do mundo inteiro, ao vivo e a cores.
Fica a música simbolo da Vitoria que ficou definitivamente associada à imagem dele como comemoração. Eu ainda não consigo ouvi-la sem chorar, e acredito que zilhões de pessoas no mundo me acompanham.

tema da Vitoria por Robson Miguel

Canção da Vitoria, Roupa Nova

Simply the best, Tina Turner


a melhor volta de todos os tempos
colagens de filmes, e aqui
.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ilha dos Macacos

Em quase todos os Zoos há um lago onde nadam cisnes e marrecos, e no centro uma ilha destinada a confinar os macacos.

Na Ilha dos Macacos há muitas certezas, cada um deles tem seu lugar na sociedade e um galho correspondente à sua posição; o que importa é o alimento, a propriedade e a autoridade.
Quando algum jovem sai do esquema de lugares nos galhos, os velhos gritam até que ele volte ao lugar que lhe está destinado por toda a vida.
Eles têm certeza sobre TUDO, fazem tudo no seu próprio ritmo, e acham esta vida a mais certa porque é mais facil.

Ao redor da sua ilha há um lago e nele nadam criaturas estranhas, cisnes brancos e cisnes negros.

Os macacos decidiram que são criaturas estúpidas porque não têm hierarquia nem propriedades, não gritam com os semelhantes, nadam muito devagar e sem rumo definido, têm asas enormes mas decidem não ir embora. Os macacos decidiram que alem de detestarem esta especie detestam mais os cisnes negros, sem qualquer explicação. ( Se os macacos tivessem asas para sair da sua ilha com certeza todo o mundo em volta já estaria certo, porque eles iriam simplifica-lo, tudo seria preto ou branco, meu ou dele, todos saberiam qual o lugar que se espera que ocupem e a vida de todos seria facil como a deles.)

Na água, os cisnes vivem num mundo intermediario.

Nadam em volta das criaturas da certeza, mas acompanham com os olhos outras criaturas que passeiam ao redor do lago. Nadar é um prazer, não uma função. Nenhum cisne tem propriedade de nada, e eles só gritam para avisar seus semelhantes do perigo ou da chegada da refeição. Quando deslizam se sentem vivos, movidos pelo prazer de viver. Livres eles já sabem que são, mas preferem não usar as asas porque a serenidade do lago e a forma como vivem lhes basta.

Como eles não têm certezas, olham as criaturas dos 2 lados do seu mundo com curiosidade, e na medida do possivel interagem com elas (mas com cuidado porque o ultimo cisne que pisou na ilha dos macacos foi trucidado).

O mundo da periferia do lago tem criaturas bípedes que tambem têm certezas, tambem acham que os outros 2 tipos de criaturas que observam são estupidos e inferiores, e correm furiosamente todos os dias ao redor do lago como um exercito que marcha para reconquistar a juventude perdida, são movidos pelo medo de morrer.

A diferença é que estes bípedes TÊM ESCOLHA. Dotados de capacidade intelectual para conhecer, entender e conviver com todas as outras criaturas e com seus semelhantes, eles podem escolher se tornar macacos com certezas, cisnes com serenidade ou seres humanos com sabedoria, mas em ultima instancia, cada um deles tem que escolher.

.

Bosque dos Jequitibás


OK, podem me chamar de sortuda.

Saindo às pressas de São Luiz, da margem do rio que eu adorava tanto, tonta como eu sou achei que meu ultimo lugar de contato com a natureza havia sido tirado de mim.
Às vezes me falta aquela fé cega de que Deus provê e vê tudo. Mea culpa. Ainda bem que ele não leva em conta "falta de confiança" no seu julgamento de merecimentos....

Depois de procurar em dezenas de apartamentos um lugar para morar neste recomeço, "apareceu" do nada um lugar bem pertinho da familia e a 2 quadras do Bosque dos Jequitibás, uma reserva de mata atlantica encravada desde o começo do seculo passado no centro de Campinas.

O Bosque é a versão confortável e segura da "minha margem do rio", onde havia antes apenas um banquinho para sentar lá no final do rio, agora há clareiras escondidas com bancos, mesas, lixeiras, fontes... pequenos animais soltos (cotias, como eram as "cotias do sertão" que há muito já não se via em São Luiz), e até um zoológico com aves, repteis, grandes felinos, bem cuidados e saudáveis.

Tem toda infraestrutura, sanitarios, lanchonetes, um teatro infantil, e centenas de pessoas que vão lá diariamente para fazer caminhadas, correr, levar crianças passear... mas quem está procurando silencio para leitura ou meditação encontra locais reservados longe do burburinho dos passantes.

Uma ilha da fantasia encravada numa metrópole de concreto.

aqui voce pode ver a

e aqui um Video
Deus é GRANDE!
.

Saint Patrick´s Day


Nada como um dia "auspicioso" para reiniciar o Blog...
17 de Março é Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda com seus leprechauns, potes de ouro, trevos e todo tipo de mandinga verde.
A última frase da Benção Irlandesa Tradicional para mim é a oração aperfeiçoada:

"Que a estrada cresça para encontrar voce,
Que os ventos sempre estejam sempre atrás de voce ( ou seja: insuflando as velas do seu barco),
Possa o sol brilhar carinhosamente em seu rosto, as chuvas caírem suavemente sobre seus campos e, até que nos encontremos de novo, que Deus o leve na palma de Sua mão."

São Patrício foi uma figura incrivel... filho de um nobre, foi capturado ainda criança numa praia da sua Irlanda natal por barbaros e feito escravo por muitos anos. Uma vez liberto, entrou para a Igreja Catolica onde foi educado e se tornou um Bispo, e devido a sua origem foi nomeado o primeiro Bispo da Irlanda. Dizem que no momento em que pos seus pés novamente numa praia irlandesa, todas as cobras da ilha se atiraram ao mar... um alusão "sutil" ao exterminio do paganismo celta que a Igreja Catolica pretendia desempenhar ali....

Os trevos são ligados a São Patricio porque ele os usava para explicar ao povo simples e iletrado o significado da Santissima Trindade.
O leprechaun, este duende de roupa verde, é aquele maluco que fica esperando o arco iris tocar o chão para encontrar o pote de ouro que ali fica escondido...

Para ficar ainda mais irlandês, a tradição pede que se façam BEBEmorações generalizadas.... eu AMO esses caras...


Blessed Be!
.