quinta-feira, 26 de agosto de 2010

inaceitável


foto: MSN news
Num aeroporto da Tailandia aparelhos de RX encontraram no meio de um monte de bichos de pelucia um filhote de tigre de 2 meses de idade, quase morto de falta de ar e desidratação, que uma individua ia levar para algum sheik do Irã e seu zoologico particular.

Em defesa dos que alem de serem indefesos não podem falar por si próprios, eu voto pela Lei de Talião.
Ponham a dita cuja dentro da mala e despachem para o Irã.

Furem os olhos dos contrabandistas que fazem isso com os filhotes de passaros brasileiros.

Amarrem com nylon braços e pernas dos inergúmenos que fazem isto com filhotinhos de macacos, que chegam na Europa com gangrena ou com os membros quase amputados pelo nylon, e são jogados no lixo.

Por fim, ponham cada um destes compradores que sustentam o tráfico em gaiolas apertadas e sujas pelo resto de suas vidas.

Deus deve ter tido suas razões para eu não passar no concurso de fiscal do Ibama.
Ele me conhece.
.

ver para crer?



Prepare-se.
O que voce vê não é a realidade.

Lembra do Ver para crer?
Na verdade, São Tomé entendeu certo, mas de modo torcido. O que vemos é realmente o que cremos, mas não porque esta seja a realidade, e sim porque o nosso cérebro interpreta as informaçãoes colhidas pelos olhos, ELE nos diz o que estamos vendo, e daí ele realiza o truque mais sórdido de todos: ele nos informa que aquilo é que real.  
Desde bebes começamos a treinar o cerebro para interpretar as imagens, e quando ele já se acostumou ao processo faz isso automaticamente, não nos deixando escolhas sobre a interpretação do que é a imagem que estamos recebendo dos olhos.


Os problemas:

Em primeiro lugar, os olhos humanos não vêm tudo que existe no Universo.
Eles só captam aquilo que reflete luz, e portanto toda uma lista de coisas que realmente existem não são vistas, e dentro desta faixa podem estar até formas de vida diferentes de nós, ou dimensões diferentes, que podem estar do nosso lado mas não conseguimos enxergar. E portanto decidimos que não existem.
É dificil de acreditar, mas a cor que voce vê nas coisas é justamente a única cor que elas não teem em si. Como nossa visão capta a luz que é refletida, ela vê o vermelho rubi da maçã porque a maçã tem em si (absorve) todas as outras cores, mas descarta (reflete) o vermelho.


Em segundo lugar, o cerebro tende a simpificar o processo e eliminar outras possibilidades com o tempo, então ele acaba LIMITANDO o que voce vê, ele escolhe tanto o foco quanto o significado da imagem recebida.  Porisso os mágicos conseguem nos enganar e surpreender, eles desviam o ponto focal da nossa visão para outra parte com movimentos sinuosos das mãos, o nosso cérebro engole a isca, e apesar de estar "visivel" nós  não vemos o truque que ele fez porque nosso cérebro deletou aquela informação ue considerou desnecessária. Ele cria uma lista reduzida de interpretações possiveis e joga todas a outras numa lata de lixo chamada "impossível", e elas automaticamente não passam pela nossa consciencia.

Em terceiro lugar (e aí a confusão piora), a fisica quantica anda explicando que o simples fato de alguem observar uma coisa ou fato tem o poder de altera-lo. Resumindo,  ele seria um se ninguem o estivesse observando e será outro conforme cada observador o vir. E são todos realidade.

Desde a revolução cientifica, as pessoas colocaram a "realidade" e a ciencia que explicava esta realidade num altar, e se criou uma nova religião, ninguem acredita mais em nada que não seja "cientificamente comprovado".
Pode-se contar qualquer mentira pela internet, desde que se acrescente as palavras "segundo cientistas" ou "cientistas descobriram". Ah, e a sigla NASA tem um poder de persuasão incrivel, mesmo que o assunto não tenha nada a ver com pesquisa aeroespacial voce põe lá "cientistas da Nasa disseram..." e está feita a magica, as pessoas acreditam sem pensar.

Bom, agora sabemos que os cientistas pensam que viram uma coisa, e que as coisas que eles não conseguem ver não deixam de ser reais, e muito menos deixam de ser possíveis.

Bem vindo à física quantica, uma viagem para explorar mundos onde antes ninguem foi! (musica de Star trek ao fundo)
.

sábado, 21 de agosto de 2010

é preciso ritos


Me lembrei hoje da raposa do Pequeno Principe... queria muito ter conhecido aquela raposa.

Ela ensinou ao menino o que era cativar alguem, e depois o ensinou COMO se faz, "é preciso ritos".  Admirável a sabedoria e a paciencia dela, mesmo tendo tanta gente usando coletinhos vermelhos ridículos no seu encalço com cavalos enormes e cães ferozes.

Na vida de hoje passamos por cima dos ritos com rolos compressores (pressão) e cavalos velozes (pressa) até que restam apenas partes muito pequenininhas, e será que então as pessoas não se cativam mais?

Em qualquer disciplina de estudo e aperfeiçoamento, seja didatica ou espiritual, a primeira grande lição e grau de dificuldade está em se lidar com os ritos, as passagens de um nivel para outro. Pode ser um doutorado, pode ser uma cerimonia de iniciação, pode ser um noivado.

Um rito por definição é uma coisa que muda as pessoas que passam por ele dali em diante, um marco. Os ritos requerem preparo antecipado, às vezes roupas especiais, às vezes coisas longamente sonhadas e planejadas, e isso os torna tão eficientes em termos de mudar a vida das pessoas.

Mas o que eles significam é simplesmente isso: mudar, ser outra pessoa a partir daquele momento.  Sendo assim, o rito engrandece e valoriza esta passagem, ele comunica aos outros o que aconteceu, e ele nos muda interiormente. É um tipo de alquimia.

Pode haver ritos de conotação negativa, provações, mas não vou entrar nesta seara.

As mulheres, especificamente, passam por mais ritos do que os homens, a primeira menstruação, o casamento, a gravidez. Hoje se criou uma nebulosidade sobre estas mudanças de fases de vida da mulher, muitas protelam se casar ou temem engravidar para não perder a competitividade dentro do emprego, e uma coisa importante passou a ser vista como negativa.

Os relacionamentos afetivos acontecem de maneira tão rápida e sem cerimonia, que se tornaram insipidos e descartaveis, e o sabor dos antigos ritos se perdeu.  Sem querer fazer apologia da moralidade vitoriana, as pessoas não passam mais por aquelas fases que são o processo de "cativação". 
Um encontro esporadico ou ansiosamente esperado, um ato de gentileza ou de atenção, um olhar diferente, tudo isso fazia parte da corte de antigamente, e com certeza ela era lembrado como um rito.  Havia os prologos, a ansiedade, a espera, a preparação, e o sabor do acontecimento era lembrado depois de todas as formas. É bem diferente voce imaginar um vestido de noiva e acompanhar os detalhes de sua construção, de voce ir a uma loja e provar 50 vestidos para alugar.  Pode haver mais praticidade, vantagem financeira e variedade, mas aquele vestido não é O SEU.

Não adianta nada proceder a um rito apenas pro forma, sem estar envolvido intimamente, sem mergulhar naquela atmosfera e respirar aquele ar.

Um exercicio interessante para saber quais foram os momentos de mudanças em nossas vidas que realmente foram ritos de passagem é tentar se lembrar detalhes destes eventos. Quanto mais detalhes acompanharem as memorias, mais alquimia se realizou.
E se a lembrança vier acompanhada de um suspiro de saudade, é porque houve um rito de verdade, e alguem foi cativado.
.







saco de lixo



A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?
Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção.
No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de  jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. 
Daqui em diante, voce pode seguir as instruções daqui.
 Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

livros








Bom, esta lista é um trabalho em curso, conforme vou me lembrando acrescento títulos.
Resta saber de que tamanho é a ilha onde vou naufragar...

- primeiro lugar incontestavel, o Will, com quem eu durmo há 20 mais de anos...  "The complete works of William Shakespare".  Meia página por dia é suficiente para a saúde espiritual e conhecimento do ser humano.

- a Biblia de Jerusalem, porque é sempre bom ter certeza de que voce está lendo exatamente o que a pessoa que escreveu queria dizer.

escritores: 
Herman Hesse para aqueles dias em que me  sinto um peixe observando o mundo de dentro de um aquario. "Sidharta"
Cícero, o velho homem, para me surpreender como a humanidade pode não ter aprendido nada em 2000 anos, se tinha os textos dele à disposição? "Saber Envelhecer"
Goethe, porque a fascinação dele pelas metamorfoses que fazem parte das vidas das plantas, animais e homens me contagiou. "Fausto"


continua

terça-feira, 17 de agosto de 2010

non nobis solum, UBUNTU

" Non nobis solum, nati sumus ortusque nostre partem patria vindicat, parte amici."
Não nascemos e não vivemos apenas para nós mesmos, nossa pátria e nossos amigos possuem uma parte de nós.

O poeta e estadista romano Cícero definiu assim a vida do homem enquanto ser humano, parte do conjunto maior que é a humanidade.

Nas várias nações africanas existe um conceito bastante semelhante, chamado UBUNTU ( ou obuntu, umuntu, botho, unhu, conforme o idioma africano), varias vezes citado por Nelson Mandela e pelo Bispo Tutu.
Os Zulus acreditam que  umuntu ngumuntu ngabantu, "uma pessoa só é uma pessoa através das outras pessoas".
Ubuntu significa que um ser humano precisa, depende e é parte da força que mantem a humanidade como um todo. Para se ter humanidade é preciso respeitar os outros seres humanos.

Segundo o Bispo Desmond Tutu, "uma pessoa com  Ubuntu é  aberta e disponivel para os outros, permite que se afirmem e não se sente ameaçada porque os outros são bons e capazes, porque tem sua propria auto confiança que vem do fato de que ela mesma pertence a um todo maior e será diminuida quando outros são humilhados, diminuídos, torturados ou oprimidos. A essencia de ubuntu é a essencia de ser humano.  Ubuntu fala especificamente sobre o fato de que ninguem pode existir como ser humano estando isolado. É sobre interconectividade. Voce nãopode ser humano sozinho, e quando tem esta qualidade, Ubuntu, é reconhecido pela sua generosidade. Pensamos nos outros frequentemente como apenas individuos, separados uns dos outros, enquanto que voce está ligado a eles e o que voce faz afeta o mundo todo. Quando voce faz o bem, ele se espalha, e é para o bem de toda a humanidade."

J. W. T. Samkange (1980) destacou as 3 máximas do ubuntuísmo que moldam esta filosofia:
A primeira afirma que "Ser humano é afirmar a humanidade atraves do reconhecimento da humanidade dos outros, e assim estabelecer relaçoes humanas respeitosas com eles." 
A segunda diz que " Se e quando  alguem é colocado em posição de decidir entre a riqueza e a preservação da vida de outro ser humano, deverá escolher pela preservação da vida."
A terceira diz que " O rei deve seu status, e todos os poderes associados a ele, à vontade do povo que ele comanda.".

Depois que a gente já viveu algumas décadas, temos em nossas relações uma amostragem de todos os tipos de pessoas. O mundo moderno capitalista, hedonista e que põe a ciencia no altar pressiona as pessoas a crescerem para si mesmas, em busca de sucesso social e financeiro, e acaba levando estas mesmas pessoas a fugir dos pobres, dos feios e dos diferentes como se fossem o diabo moderno.  É comum ver pessoas que têm excelentes condições de vida em termos de renda e tempo disponivel doarem minusculas quantias para entidades assistenciais e se considerarem o maximo em termos de generosidade. 
Menos de 1% das pessoas doa o que realmente importa: atenção pessoal e consideração.  Estes poucos não têm medo de ver gente feia, pobre, lugares sujos ou sofrimentos físicos, são as pessoas do trabalho voluntario.  Surpreendentemente para os outros 99%, ao inves dos voluntarios ficarem contaminados com a pobreza são os necessitados que ficam contaminados com a generosidade e atenção deles, e este estimulo é capaz de gerar respostas a um nível de amplitude surpreendente.

A visão kabbalistica do Universo (que contem o mundo visível e outros) é de que ele é como um bordado, onde todas as linhas se cruzam, e qualquer uma delas que for puxada causará enrugamento em todas as outras.
O pano que sustenta o bordado é UBUNTU.

Meses atrás conclui uma postagem chamada Lei da Ação   com a frase:  Não podemos esquecer que neste bordado perfeito, quando se puxa um ponto se estica a linha de todos os outros... porque são todos feitos com um unico fio, pelo Grande Artesão.

A visão colonialista moldou os olhos das pessoas "civilizadas" de modo que sempre olham para a nação africana como um conjunto de grupos humanos primitivos, sem futuro, inferiores.  No entanto, as nações mais "avançadas" em conquistas tecnologicas e sociais poderiam aprender muito com eles, porque Ubuntu é a unica receita que ainda pode curar o mundo.
.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A tempestade

.... um pouco de beleza no final da tarde...

Todo mundo tem um quadro favorito, ou um pintor.

Esse é o meu
Miranda and the tempest
por J Waterhouse

baseado na personagem da peça A Tempestade de William Shakespeare.

oportunamente farei outro post sobre os pintores Pre Raphaelitas e sua tematica mitologica.

domingo, 8 de agosto de 2010

mundo antigo

É, gente, o mundo já pensou assim...

se voce nasceu depois de 1980 não vai acreditar, com certeza....



Os medicos fumando e recomendando cigarros, o fabricante garante que se o homem jogar a fumaça na cara da moça ela ficará irresisitivelmente apaixonada por ele...
Um vidro de catchup tão facil que ATÉ uma mulher consegue abrir!




A visão da normalidade no fato de uma marido bater na esposa... pensar em matar a esposa....













dar refrigerantes para os bebes desde cedo... será que foi assim que eu fiquei viciada naquela coisa-cola???










ahhh e a piece de resistance... Papai Noel recomendando cigarros???

OK sou forçada a reconsiderar... parece que o mundo melhorou um pouco, after all.....
.