domingo, 13 de dezembro de 2009

Lei da Ação

Depois de tantos anos de busca, leituras, estudos misticos e filosoficos, a gente acaba criando uma mitologia propria, o que em tese não é errado, mas cria novelos de complicações quando duas destas pessoas sentam para conversar.

Hoje acordei com uma frase martelando ( além do dente doendo) na cabeça: Deus é um verbo, não um nome. D´us é ação, portanto.

Este é um ensinamento importante da Kabbalah, que diz respeito àquele nome poderoso de D´us que nunca deve ser pronunciado. Aquelas 4 letras na verdade são uma forma muito antiga do verbo SER. Ele apenas É. Sem nenhum outro sentido. É tudo, É para sempre, É de todas as formas, É para todos. É. E tudo que é, é Ele. Assim ele se identificou para Moshe, como EHEIE, eu sou aquele que é ( ou que existe). O resto é detalhe.

Voltando às leituras shamanicas das nações indigenas norte americanas, me lembrei do conceito deles de D´us: o Grande Misterio. O Grande Misterio é uma coisa / lugar que apenas existe, apenas É. Nele estão todas as coisas do passado, presente e futuro em potencial, Dele vem tudo o que conhecemos por Universo e para Ele tudo retorna.

O Grande Misterio um dia quis se manifestar no nosso mundo e fez isso atraves do Grande Espirito, que já tinha uma face mais semelhante à dos homens, falava com eles atraves de uma voz, do vento, das criaturas vivas.
Os brancos confundiram essa coisa toda, e puseram em tudo o nome de Grande Espirito. Até hoje, entre os praticantes da igreja Nativa corre uma piada que diz " No principio era o Verbo, e ele foi mal entendido..."

Voltando... D´us é ação, uma ação constante. Não é um coisa que fica ali paradinha esperando receber uma oração para se "ligar" e depois se "desliga". Ele é o grande bordador que faz milhões de pontinhos perfeitos entrelaçados e cada um deles é o destino de um homem.
Não adianta querermos entender teoricamente quem é D´us, ou o Grande Misterio, a gente tem que agir. Tem que criar, que construir, que evoluir, e tambem que ralar, brigar, sobreviver e insistir. Existir neste mundo da Ação já é em si uma missão. Existir e insistir.

Este verbo temos que conjugar em todas as suas flexões, e em todas as horas.
A contemplação, estudo teórico e meditação teem sua serventia, mas não podem ser toda a vida do homem, ou ele passará a ser mero espectador da vida.


O homem existe num mundo de ação, que muda a cada minuto, que pode e deve ser mudado.
Neste mundo de Ação o tempo altera tudo e todos de forma constante, faz parte deste Mundo de Ação estar mudando o tempo todo. Nada é permanente, ao contrario da visão material de realidade solida, que parece pedra indestrutivel. A nossa realidade não é sólida, é mutante, e como surfistas temos que pegar a onda certa, no momento certo, e fluir com ela sem ter duvida nem querer mudar a força e a direção do mar. Uma pedra é uma pedra solida e dura, até que voce veja que os atomos que a formam teem entre si muito mais espaços vazios do que particulas coesas.

As pessoas que se prendem muito à realidade de forma duradoura, se assustam ou ficam indefesas quando a realidade se modifica e os parametros das vidas delas não são mais os mesmos, a vida deixou de ser previsível e parece terrivelmente perigosa.

Mesmo parados, em repouso ou lendo, estamos agindo, estamos mudando o mundo interior e em consequencia o mundo ao nosso redor, estamos tendo algum efeito sobre tudo e todos que nos cercam. Há responsabilidade até nos minutos em que estamos aparentemente inativos.
Existe um ditado no ocultismo europeu que diz "where intention goes, energy flows"... onde for a inteção, para lá tambem irá a energia. A ação diaria do contato com Deus é uma intenção, e ali ela abre um canal para que venha a energia.

E não podemos esquecer que neste bordado perfeito, quando se puxa um ponto se estica a linha de todos os outros... porque são todos feitos com um unico fio, pelo Grande Artesão.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário