quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ver para crer?



Prepare-se.
O que voce vê não é a realidade.

Lembra do Ver para crer?
Na verdade, São Tomé entendeu certo, mas de modo torcido. O que vemos é realmente o que cremos, mas não porque esta seja a realidade, e sim porque o nosso cérebro interpreta as informaçãoes colhidas pelos olhos, ELE nos diz o que estamos vendo, e daí ele realiza o truque mais sórdido de todos: ele nos informa que aquilo é que real.  
Desde bebes começamos a treinar o cerebro para interpretar as imagens, e quando ele já se acostumou ao processo faz isso automaticamente, não nos deixando escolhas sobre a interpretação do que é a imagem que estamos recebendo dos olhos.


Os problemas:

Em primeiro lugar, os olhos humanos não vêm tudo que existe no Universo.
Eles só captam aquilo que reflete luz, e portanto toda uma lista de coisas que realmente existem não são vistas, e dentro desta faixa podem estar até formas de vida diferentes de nós, ou dimensões diferentes, que podem estar do nosso lado mas não conseguimos enxergar. E portanto decidimos que não existem.
É dificil de acreditar, mas a cor que voce vê nas coisas é justamente a única cor que elas não teem em si. Como nossa visão capta a luz que é refletida, ela vê o vermelho rubi da maçã porque a maçã tem em si (absorve) todas as outras cores, mas descarta (reflete) o vermelho.


Em segundo lugar, o cerebro tende a simpificar o processo e eliminar outras possibilidades com o tempo, então ele acaba LIMITANDO o que voce vê, ele escolhe tanto o foco quanto o significado da imagem recebida.  Porisso os mágicos conseguem nos enganar e surpreender, eles desviam o ponto focal da nossa visão para outra parte com movimentos sinuosos das mãos, o nosso cérebro engole a isca, e apesar de estar "visivel" nós  não vemos o truque que ele fez porque nosso cérebro deletou aquela informação ue considerou desnecessária. Ele cria uma lista reduzida de interpretações possiveis e joga todas a outras numa lata de lixo chamada "impossível", e elas automaticamente não passam pela nossa consciencia.

Em terceiro lugar (e aí a confusão piora), a fisica quantica anda explicando que o simples fato de alguem observar uma coisa ou fato tem o poder de altera-lo. Resumindo,  ele seria um se ninguem o estivesse observando e será outro conforme cada observador o vir. E são todos realidade.

Desde a revolução cientifica, as pessoas colocaram a "realidade" e a ciencia que explicava esta realidade num altar, e se criou uma nova religião, ninguem acredita mais em nada que não seja "cientificamente comprovado".
Pode-se contar qualquer mentira pela internet, desde que se acrescente as palavras "segundo cientistas" ou "cientistas descobriram". Ah, e a sigla NASA tem um poder de persuasão incrivel, mesmo que o assunto não tenha nada a ver com pesquisa aeroespacial voce põe lá "cientistas da Nasa disseram..." e está feita a magica, as pessoas acreditam sem pensar.

Bom, agora sabemos que os cientistas pensam que viram uma coisa, e que as coisas que eles não conseguem ver não deixam de ser reais, e muito menos deixam de ser possíveis.

Bem vindo à física quantica, uma viagem para explorar mundos onde antes ninguem foi! (musica de Star trek ao fundo)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário