sexta-feira, 19 de outubro de 2012

cenoura, ovo ou café?

















Uma jovem foi visitar a mãe e contou a ela sobre sua vida, e como as coisas estavam difíceis para ela. Ela não sabia o que ia fazer estava querendo desistir, estava cansada de lutar e se esforçar... parecia que assim que um problema era resolvido, aparecia outro.

A mãe a levou para a cozinha. Encheu três panelas com água e as colocou no fogo alto, e logo começaram a ferver. Na primeira ela colocou uma cenoura, na segunda um ovo e na terceira grãos de café.  Ela sentou calada, esperando que fervessem, e cerca de 20 minutos depois desligou o fogo. Retirou da água a cenoura, o ovo e os grãos de café e os colocou num prato diante da filha, e então disse: me diga o que você vê.
Cenoura, ovo, café, ela respondeu.

A mãe a trouxe mais perto e pediu para apertar a cenoura, ela o fez e percebeu que estava mole. Então a mãe lhe pediu que quebrasse o ovo, e observasse que o interior estava duro. Por fim a mãe lhe deu o café para tomar, e ela sorriu ao sentir o aroma rico. Só então a filha se deu conta e perguntou: o que isso quer dizer, mãe?

“Cada um deles enfrentou a mesma adversidade: água fervendo. Cada um deles reagiu de modo diferente. A cenoura entrou forte, rígida e resistente, entretanto depois que ficou dentro da água fervendo amoleceu e se tornou fraca.  O ovo entrou frágil. Sua casa fina protegeu seu interior líquido, e depois de ficar na água fervendo este interior se tornou duro, forte. Os grãos de café, no entanto, são únicos, porque saíram como entraram e modificaram a água fervente.

Qual deles você é? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Cenoura, ovo, ou café?
Pense nisso: eu sou como a cenoura, pareço forte mas depois da adversidade eu me torno fragil e enfraqueço?

Eu sou o ovo que começa com o coração mole, mas muda com o calor? Eu tinha um interior mole mas depois de uma morte, dificuldades financeiras e outras provações eu me tornei forte e endureci? Minha casca parece a mesma, mas por dentro se encontra um espírito amargo e um coração endurecido?

Ou eu sou como o grão de café, que na verdade muda a água fervendo, a exata condição que está lhe trazendo dor? Quando a água ferve, ele libera seu aroma e sabor. Se você é como ele, quando as coisas estão piores você mostra o seu melhor e muda a situação à sua volta. Nas horas mais negras e quando as provações são maiores você cresce e se eleva a um outro nível?

Como você lida com a adversidade? Cenoura, ovo ou café?
Que você tenha felicidades suficientes para torna-la doce, provações suficientes para torna-la forte, mágoas suficientes para mante-la humana e esperança suficiente para faze-la feliz. As pessoas mais felizes não precisam necessariamente ter o melhor de tudo, elas simplesmente fazem o melhor com o que lhes é dado. “

autor desconhecido

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário