quarta-feira, 20 de abril de 2011

dia do indio

ontem foi Dia do indio, mas por algum motivo os deuses do espaço astral virtual não quiseram que eu conseguisse publicar este post.

Bom, antes de mais nada, eles não são indios, isso é coisa de portugues.... todos que não eram europeus os colonizadores ( ingleses tambem) chamavam de indios (= "vindos da India") e graças a este costume até hoje é um saco fazer pesquisa sobre indigenas no google, porque voce digita indians e vem aquele monte de coisas sobre a India. Como nos EUA os chamam de native americans, acho que nativo-brasileiros caberia bem.

No Brasil, segundo o site da Funai, ainda existem 55 grupos de populações indigenas completamente isolados, que nunca tiveram contato com brancos e de quem pouquissimo se sabe. Sortudos.


Temos 215 sociedades indigenas diferentes, que falam um total de 180 linguas, e pertencem a 30 familias etnicas, e sabe Deus quantos grupos foram totalmente extintos nos ultimos 500 anos, hoje eles são 0,2% da população. Aqui há informações sobre cada grupo.

Uma das coisas mais complicadas que ainda existe no Brasil é a situação de tutela legal, que diminue a cidadania dos indigenas em alguns casos e protege em outros, porque a situação de cada grupo em termos culturais e economicos é diferente. Como eu não falo legalês, aqui está o site onde explicam isso, e mais este aqui onde a situação legal dos indigena brasileiro é explicada por um advogado indigena.

Nossos indigenas controlam uma área de terras onde caberiam varios países, quando será que vão começar a abrir cassinos e hoteis como as tribos americanas? Veja a quantidade de terras... estes 0,2% de população controlam 108.833.526 hectares de terras ( algumas com uso exclusivo, outras compartilhado, mas ninguem pode negar que são definitivamente latifundiários), que somam 22% da área da Amazonia Legal. 
Como eles controlam varias fronteiras, existe todo um problema de segurança e soberania nacional .
Existe outra injustiça na distribuição da demarcação de terras, a grande tribo Guarani, por exemplo, que se espallha pela região sudeste, Argentina e Paraguay,  é numerosa e muito presente culturalmente,  mas não tem terras!  Tiveram o azar de ficar nos lugares de terra mais cara do Brasil...

Muita informação pode ser encontrada no site Amazonia Legal.

A coisa toda se resume em:
1. não pense que eles são infantis, ingenuos ou incapazes, eles querem o respeito a que teem direito, inclusive legal.
2. não confunda o modo de vida simples deles com o conceito de "primitivo", esta antropologia do desespero já era há mais de 40 anos.
3. não pense que todo o interesse que as ONGs internacionais e até mesmo nosso governo teem neles se resumem a conceder este mereceido respeito, todo mundo está de olho nos minerais, recursos biologicos e fronteiras que eles controlam.
4. eles não teem obrigação nenhuma de consertar as besteiras que os paises ditos "ricos e evoluidos" fizeram destruindo seus recursos naturais e seus proprios povos indigenas, eles teem a vida deles para viver, e os outros que paguem pelos seus erros em seus proprios territorios, e tratem melhor seus proprios indigenas.

enfim, isso aqui não é um texto, é apenas uma pesquisa... eu queria saber a quantas anda ser indigena no Brasil de hoje, e me pareceu que não mudou muita coisa...
Ah, eu obtive informações acuradas e fantasticas sobre nossos indigenas nos sites da Deutsche Welle da embaixada da Noruega, mas não consegui entrar no site da Funai....  parece que a maldição da colonia portuguesa continua ativa... péssima ideia terem expulsado os holandeses.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário