domingo, 27 de maio de 2012
a hora
Pois é, gente, a onça voltou com o look verde cheguei da mata, e isso quer dizer que está na "hora da onça beber água".
A onça sempre se sente mais forte e ágil do que todos em volta, o único momento em que está vulnerável é quando se abaixa para beber água.
Quando a gente sabe que é hora de ir beber água? De confiar a ponto de se prostrar?
Quando sabemos que estamos prontos para ir beber água?
Já vivi o bastante para saber que temos que assumir riscos e temos depois que encarar as consequencias. Em todas as áreas da vida. Acho que o truque é estar bem preparado antes de dar o passo inicial.
Eu vejo um sem numero de pessoas reclamando de coisas como relacionamentos insatisfatorios, empregos insatisfatorios,e por aí vai. A pergunta é: voce estava preparado antes de entrar nessa? Voce reconheceu o terreno, e tinha certeza de que voce tem as qualidades e forças que são necessarias para dar inicio a esta fase? O que o outro lado tem a oferecer? O que você tem a oferecer?
Mulheres que entram em relacionamentos com "um cara mais ou menos", ou que "só tem um pequeno problema" (que geralmente é ser casado), na esperança de muda-lo depois, ou de que o pequeno problema será eliminado para sua conveniencia. Pessoas que entram num emprego "mais ou menos" achando que as qualidades ou a disposição que têm serão mais do que suficientes para esta vaga, e não olham para o que lhes falta aprender para colaborar integramente com o projeto.
Eu escuto muitas mulheres que se dizem exigentes ao procurar relacionamentos recitando uma lista sem fim das qualidades do principe encantado... mas nunca ouvi nenhuma recitando quais as suas qualidades e o que elas teem a oferecer para ele. Homens recitando uma lista de qualidades na mulher ideal que muitas vezes parece um menu de clinica de cirurgia plástica, mas nenhum se olha no espelho e vê o que tem a oferecer. Nessa hora é dificil não se lembrar de Cazuza:
" Quem não sabe amar, fica procurando alguem que caiba no seu sonho..."
O onça tem que beber água, mas ela conhece muito bem o terreno onde pisa, e não tem a ilusão de que ele vai mudar para preencher sua fantasia. Então ela se prepara, e faz uma avaliação estratégica de como usar suas qualidades e forças para ter sucesso, onde pisar e como aproveitar ao máximo da água abençoada.
Ou ela pode ficar na árvore esperando que não existam mais caçadores...
mas uma hora a sede vai ficar insuportavel.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dificilmente estaremos preparados para as coisas da vida, principalmente relacionamentos. Concordo que temos que ter conciência do que somos, do que podemos oferecer e de não exigir aquilo que não possamos oferecer. Mas ilusão também faz parte da vida. Como não aguardar ansioso (e inseguro) a chegada da pessoa querida? Como você disse: hora de beber água......
ResponderExcluiré meu amigo voce ainda me lê muito bem, mesmo depois de todas essas décadas...
ResponderExcluir