sábado, 5 de maio de 2012

o vidro de maionese

Quando as coisas n vida parecerem demais para lidar em apenas 24 horas, se lembre do vidro de maionese.

" Um professor de Filosofia recebeu os alunos em sua sala com alguns objetos sobre a mesa. Quando a aula começou ele pegou um vidro grande de maionese vazio e começou a colocar bolas de golfe dentro dele.

Perguntou ao aluno se o vidro estava cheio, e eles concordaram.

Então ele pegou bolas de gude e as colocou uma a uma no vidro, conforme ele balançou o vidro elas foram preenchendo os espaços entre as bolas maiores. Perguntou ao alunos se o vidro estava cheio, e eles concordaram.

A seguir ele pegou uma caixa de areia e começou a despejar dentro do vidro e então realmente todos os espaços visiveis foram preenchidos. Rindo, os estudantes concordaram que agora sim, o vidro estava cheio.

Então ele tirou debaixo da mesa duas xicaras de café e as despejou sobre a areia dentro do vidro, preenchendo os espaços entre os grãos de areia. Os estudantes começaram a rir alto.

AGORA VEJAMOS, o professor disse, eu quero que voces pensem neste jarro como sua vida.

As bolas de golfe são as coisas importantes: seu Deus, sua familia, sua saude, seus amigos e paixões - coisas que permanecem quando tudo o mais dá errado ou lhe é tirado, e ainda deixa sua vida repleta.

As bolas de gude são outra coisas como o seu trabalho, sua casa, seu carro.

A areia é todo o resto, as coisas pequenas.

Se voce colocar a areia primeiro no jarro, não caberão nem as blas de golfe nem as bolas de gude. O mesmo na vida, se voce gastar todo seu tempo e energia com pequenas coisas, nunca terá tempo e espaço para coisas importantes. Preste atenção às coisas que são indispensaveis para a sua felicidade primeiro. Brinque com seus filhos, faça seu check up, leve seu amor para jantar fora, aprenda uma coisa nova.

Sempre haverá tempo para limpar a casa e jogar o lixo fora. Se preocupe primeiro com as bolas de golfe, as coisas que realmente são importantes. Estabeleça prioridades. O resto é somente areia."

Os estudantes olhavam curiosos porque ele não mencionou o café.
O professor sorriu:
"É apenas para se lembrar que não importa o quanto seu tempo esteja preenchido e sua vida complicada, sempre há tempo para uma xicara de café com um amigo."

roubartilhado na internet, sem autoria declarada.
.

Um comentário: