segunda-feira, 29 de março de 2010

Cavaleiro do Equinócio

O Equinócio de Primavera sempre teve enorme importancia nas culturas da antiguidade. Marcava o ponto em que começava o ano natural, uma semente que simbolicamente germinava, e carregava o significado da imensa força vital que vibra no planeta e que cria, recria, multiplica e revive tudo.Cerimônias importantes eram realizadas neste dia, e pessoas nascidas deste dia eram consideradas lideres, exemplos, achavam que as vidas delas seriam dedicadas a preservar a vida, os valores, as coisas sagradas. A outros personagens, míticos ou fontes de lendas, era atribuída esta data de nascimento.

Um dos cavaleiros do equinócio foi Lancelot, nascido de uma princesa celta e um nobre, criado longe de seu país natal, que teve um momento de iluminação em que entendeu que tinha uma missão e voltou quando estava sendo gerada uma grande batalha entre o Bem e o Mal. Há partes da Bretanha francesa onde ele foi criado em que ainda se acredita que Lancelot voltará quando sua presença for necessária.


O nosso cavaleiro do Equinocio, Ayrton Senna, teria completado 50 anos no ultimo dia 21, e é dificil captar a magnetude do que ele representou para o povo brasileiro. Me lembro de ter visto uma reportagem com fotos de casas humildes da Argentina onde ainda se guardam fotos de Evita Peron. Com certeza há casas no Brasil onde ainda se guardam com carinho fotos de Ayrton Senna. Eu tenho uma.
Lancelot moderno, não dispensava a balaclava e o elmo, montava o cavalo melhor e mais veloz, teve seu momento de iluminação num GP do Japão e deixou milhões de órfãos, alguns dos quais com certeza acreditam que ele vai voltar. Ele nunca enfrentou uma batalha entre o Bem e o Mal, mas numa época em que tudo que víamos no Brasil era corrupção, pobreza, dívida e coisas de quarto mundo, todo fim de semana ele mostrava que o Brasil podia, sim, ser vencedor, ser competente, ter talento, trabalhar duro e vencer perante o resto do mundo. Num fim de semana em que já havia uma morte e se questionava duramente a segurança dos pilotos versus interesses financeiros das equipes, cumprindo clausulas de contrato ele foi imolado (em Ímola, veja) diante do mundo inteiro, ao vivo e a cores.
Fica a música simbolo da Vitoria que ficou definitivamente associada à imagem dele como comemoração. Eu ainda não consigo ouvi-la sem chorar, e acredito que zilhões de pessoas no mundo me acompanham.

tema da Vitoria por Robson Miguel

Canção da Vitoria, Roupa Nova

Simply the best, Tina Turner


a melhor volta de todos os tempos
colagens de filmes, e aqui
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário