quarta-feira, 17 de março de 2010

Ilha dos Macacos

Em quase todos os Zoos há um lago onde nadam cisnes e marrecos, e no centro uma ilha destinada a confinar os macacos.

Na Ilha dos Macacos há muitas certezas, cada um deles tem seu lugar na sociedade e um galho correspondente à sua posição; o que importa é o alimento, a propriedade e a autoridade.
Quando algum jovem sai do esquema de lugares nos galhos, os velhos gritam até que ele volte ao lugar que lhe está destinado por toda a vida.
Eles têm certeza sobre TUDO, fazem tudo no seu próprio ritmo, e acham esta vida a mais certa porque é mais facil.

Ao redor da sua ilha há um lago e nele nadam criaturas estranhas, cisnes brancos e cisnes negros.

Os macacos decidiram que são criaturas estúpidas porque não têm hierarquia nem propriedades, não gritam com os semelhantes, nadam muito devagar e sem rumo definido, têm asas enormes mas decidem não ir embora. Os macacos decidiram que alem de detestarem esta especie detestam mais os cisnes negros, sem qualquer explicação. ( Se os macacos tivessem asas para sair da sua ilha com certeza todo o mundo em volta já estaria certo, porque eles iriam simplifica-lo, tudo seria preto ou branco, meu ou dele, todos saberiam qual o lugar que se espera que ocupem e a vida de todos seria facil como a deles.)

Na água, os cisnes vivem num mundo intermediario.

Nadam em volta das criaturas da certeza, mas acompanham com os olhos outras criaturas que passeiam ao redor do lago. Nadar é um prazer, não uma função. Nenhum cisne tem propriedade de nada, e eles só gritam para avisar seus semelhantes do perigo ou da chegada da refeição. Quando deslizam se sentem vivos, movidos pelo prazer de viver. Livres eles já sabem que são, mas preferem não usar as asas porque a serenidade do lago e a forma como vivem lhes basta.

Como eles não têm certezas, olham as criaturas dos 2 lados do seu mundo com curiosidade, e na medida do possivel interagem com elas (mas com cuidado porque o ultimo cisne que pisou na ilha dos macacos foi trucidado).

O mundo da periferia do lago tem criaturas bípedes que tambem têm certezas, tambem acham que os outros 2 tipos de criaturas que observam são estupidos e inferiores, e correm furiosamente todos os dias ao redor do lago como um exercito que marcha para reconquistar a juventude perdida, são movidos pelo medo de morrer.

A diferença é que estes bípedes TÊM ESCOLHA. Dotados de capacidade intelectual para conhecer, entender e conviver com todas as outras criaturas e com seus semelhantes, eles podem escolher se tornar macacos com certezas, cisnes com serenidade ou seres humanos com sabedoria, mas em ultima instancia, cada um deles tem que escolher.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário