sábado, 9 de julho de 2011

O Livro dos Vivos

Hoje é 9 de Julho, e nós aqui do Estado de SP temos acessos de memórias de familia, ligadas às Revolução de 1932. Eu me lembro de ouvir estórias de como minha avó ficou sozinha com um bando de crianças, passando por muitas dificuldades, quando meu avô pegou em armas. Ela doou todas as jóias que tinha e recebeu um troca uma aliança de lata onde estava gravado "dei ouro pela revolução".
Eu mesma hoje peguei o antigo caderno de registro de tropas que foi deste meu avô, escrito à mão,  e o mostrei com orgulho aos meus filhos.  Ele foi um dos que voltou para casa. Derrotado, mas vivo.

Eu sempre gostei de Historia Antiga, e várias civilizações escreveram livros dos mortos, manuais para a alma seguir em sua passagem para o outro lado.

Ontem eu vi um livro dos sobreviventes,  e não é bonito.  A jovem viuva de um militar americano, Taryn Davis, se cansou de lutar sozinha e ser incompreendida, e criou uma rede nacional que acabou congregando milhares de mulheres de todas as idades na mesma condição que ela.
Quando se abre o site um mural de fotos de casais e familias de militares começa a desfilar, e é dificil segurar uma lágrima, as noticias da CNN são insipidas e vistas friamente  porque não têm as fotos dos rostos deles.

Este artigo foi retirado de lá, e o que ela diz aí não se aplica só a perder um marido em uma guerra, se aplica a todas as perdas, na guerra do trânsito, na guerra da violência urbana.


"Coisas que você deveria saber… para sobreviver.
Projeto Viúva Americana, 20 Novembro 2009

Aprender a esperar o inesperado ajudará você a passar pela pior época da sua vida. Aqui  estão 10 coisas que você precisa saber se quer sobreviver.

1 - Espere pessoas que dizem coisas estúpidas 
“não se preocupe, você é nova, vai encontrar um novo alguém”. Não importa a sua idade, isto irá doer como ferro quente em um ferida fresca. Sua cabeça está no seu marido e em preservar sua memória. O pensamento de ter um outro homem em sua vida logo após a morte dele só vai lhe trazer mais dor.  
“ Sinto muito pela sua perda” Se houve “perda” é de se supor que haja alguma para “achar”, onde? Para a recém viúva, não há o que e achar. 
“ele gostaria eu você encontrasse um novo homen”  Hummm, deste a autora se ressente. Ninguem pode dizer o que ele gostaria, alem de você.  
“eu compreendo, sou divorciada”  Não. Divorcio é diferente de morte. Apesar que durante um divorcio alguém desejasse que seu ex não estivesse por aqui, não é a mesma coisa. Enquanto divorcio pode ser doloroso, e eu experimentei pessoalmente, a morte da sua alma gêmea é diferente, como a autora pode provar, não há conexão.

2 – Espere ser convidada para sair, pelo melhor amigo do seu marido.

3 -  Espere que sua melhor amiga lhe pergunte “voce se masturba?” 

4 – Espere cair em prantos quando menos se espera – ao som da campainha, do telephone, vendo um casal andando de mãos dadas.  A realidade de estar sem ele se instala bem depressa, e vai levar tempo para você se libertar do passado. Mas você irá. 

5 – Espere começar cada dia imaginando como foi que você sobreviveu ao dia anterior. E terminar o dia pensando que você não consegue continuar fazendo isso.

6 – Espere se sentir fraca, forte, suicida, irada, feliz, eufórica, contente, triste, culpada, solitaria, presa em uma armadilha, livre, cansada, entediada, estafada, oprimida, tonta, confusa, como se não se encaixasse. E porque não? Você acabou de experimentar o que a vida tem de pior. Estou aqui para lhe dizer, tudo vai ficar bem. Comece com pequenos passos. Pense “eu posso”, pense “eu vou”.

7 – Espere que todos os seus amigos fujam de você. Eles também estão apavorados. E eles simplesmente não sabem como lidar com a sua perda . Ver você lidar com a morte de alguem querido e proximo é um pouco perto demais para ser confortável.

8 – Espere todos os seus amigos voltarem para você. Dê tempo a eles. Os que forem realmente amigos voltarão.

9 – Espere se ver de pé na frente da geladeira às 3 da manhã, analisando a data de vencimento do frasco de ketchup. Se permita processor o luto de qualquer forma que precise.

10 – Espere dar risada quando seu cachorro fizer xixi no tapete da sala, quando  a porta da garagem emperrar, a geladeira fizer uma poça no chão da cozinha, e a mulher da casa ao lado sair em um encontro – com a mulher do fim da rua.  A sua vida foi mudada para sempre, e a sua visão também.  Dentro do contexto amplo, estas coisas se tornaram minúsculas.

11 – Espere desejar que estivesse morta.

12 – Espere se culpar pela morte dele.

13 – Espere se perguntar coisas que não têm resposta. E se? Porque eu? Porque eu não morri antes dele?

14 – Espere fazer planos para fugir de casa. 

15 – Espere desistir deles, porque você vai descobrir que não há para onde fugir.

16 – Espere beijar um idiota.

17 – Espere se sentir como se tivesse traído seu marido. Você não fez isso.

18 – Espere desejar que existisse um grande apagador que apagasse toda a dor.

19 – Espere que a dor não vá terminar nunca. Ela não vai. Mas com o tempo você aprenderá a lidar com ela. Eu garanto.

20 – Espere sorrir quando você se sente mais para chorar.

21 – Espere não conseguir dormir.

22 – Espere não conseguir se concentrar.

23 – Espere não conseguir comer. No começo vai ser dificil apreciar comida. Mas é importante ingerir liquidos. Pelo menos agua faz os rins funcionarem.

24 – Espere comer demais.

25 – Espere não ter vontade de todas as coisas que você apreciava antes. Imagine. Esta autora não queria chocolate!

26 – Espere o sol nascer amanhã, os lirios florescerem na primavera, cada passaro do planeta cantar, cada árvore derrubar sua folhas no outono, a lua brilhar, e então se pergunte Porque?

27 – Espere que ninguem a compreenda. Apesar de dizerem “eu entendo”. Eles não podem. Não vão. Nunca irão. Nem uma outra viúva. Luto é pessoal.  É como uma impressão digital, não há dois iguais.

28 – Espere cometer erros. Espere se perdoar.

Tudo bem, é isso. E eu sei que você está pensando “ela listou mais de 10 coisas”
Mas para sobreviver ao seu luto é importante perceber que você não está sozinha. Que o que você está sentindo é normal. Estar informado é estar preparado. Vai te ajudar a sobreviver.
Espere o inesperado. E como a árvore se mantem numa tempestade se curvando à força do vento, você vai aprender a aceitar sua carga. Você vai aprender a permancer firme, e eventualmente vai se virar e encarar  o mundo novamente.

~Linda Della Donna @ www.griefcase.net

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário