quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

espaço para o espírito

Estava lendo hoje um livro de kabbalah onde se interpreta o começo do texto do Genesis da Biblia como indicações da delimitação geometrica e criação de um espaço para que pudesse existir a materia em sua forma sólida. O texto fala realmente que se juntou as águas para que a terra pudesse emergir, que o céu fica em cima e a água embaixo, etc... e fora isso as palavras iniciais Bereshit ( no principio) podem ter uma leitura alternativa ( Bara shit : ele fez em 6, =seis pontos que delimitam espaço).

O ponto é que mesmo em se tratando de uma necessidade da materia solida, o espaço, de uma maneira não tão obvia é tambem necessario no mundo do espírito.

Textos de Kardec e outros descrevem as delimitações do plano astral em niveis, que vão desde a materia mais densa até a mais eterea, e que não se misturam.

Outras áreas de estudos, como o Feng Shui apostam que o espaço e sua ocupação podem influir no espírito, e as teorias da Radiestesia são simplesmente surpreendentes ao constatar que formas geometricas teem poderes intrinsecos.

Por que o espírito precisaria de espaço?

Talvez porque ele precise interagir com nosso universo material, talvez porque ele mesmo seja um tipo de materia que é apenas diferente dos sólidos.... mas é fato que precisamos abrir espaço para o espírito, para que ele possa existir, se desenvolver. Na kabbalah existe um conceito de vasos vazios, que atraem preenchimento, abrem espaço para outras coisas.

Muitas pessoas dizem que não teem religião, mas acreditam em superstições, que no fundo são a crença mal aplicada em termos de causa-efeito.  Ao inves de acreditar que a bolsa vermelha te dá sorte, repare que toda vez que voce a pega, se sente mais forte, mais poderosa, mais decidida, mas a causa pode não ser sobrenatural, pode ser apenas porque voce gosta dela, tem boas lembranças, ou efeito até mesmo da cor.

Os religiosos teem espaços para o espirito em multiplos niveis: santinhos em casa, medalhas, livros santos, quadros, visitas à igreja. Mas na atitude, muitos deles não teem espaço para o espirito dentro de si mesmos, são preconceituosos, ou praticam o maior pecado que os gregos conheciam: Ubris, o orgulho intelectual, a minha verdade é melhor que a sua. Ninguem precisa citar a Biblia ou ir à igreja para abrir espaço para o espirito, isso se faz a cada minuto do dia.

O espirito pode não ter relação nenhuma com a religiosidade, e sim com ser humano e saber que se vive num universo muito maior do que nós.   Ele não ocupa espaço físico, mas pode crescer, se expandir, e não precisa ter um lugar certo para existir no mundo físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário