sábado, 26 de fevereiro de 2011

arte





















Mudanças no visual do blog... eu canso rápido.
Para quem ainda não foi apresentado, meu pintor favorito,
John William Waterhouse.
Eu queria muito um gato grande destes ronronando nos meus pés, e morar perto do mar.  Ter coragem de ser ruiva como as mulheres que ele pintava, e estar sempre cercada de rosas.

Arte é uma coisa engraçada, porque apesar dos inumeros níveis de apreciação, interpretação e classificação, em ultima instancia a obra fala ou não fala com o seu coração.   É perda de tempo racionalizar, analisar, avaliar, criticar.  Só importa o que se sente. O pintor Paul Klee disse que nós temos 2 olhos porque enquanto um vê o outro sente.
Acredito que as pessoas mudam durante a vida e seu gosto pode mudar tambem, mas de forma geral a arte que atinge seu coração profundamente sempre será a mesma, porque aquele cara da magia dos pinceis sabia quem voce era, e provavelmente ele era igualzinho a voce.  Ele via, sentia e interpretava o mundo, seculos atrás, exatamente como voce.   
 Outra coisa, o impacto do contato real.  A gente pode ter inumeras copias, arquivos digitais, reproduções, mas o impacto que acontece ao se ver de pé diante da tela e ver os sentido das pinceladas é inenerrável.  Para quem como eu acredita que existem forças sutis que se desprendem de nós e se fixam em locais e objetos, estar sentindo uma fração da emoção do artista é uma possibilidade. Nunca tive este prazer de um encontro imediato de segundo grau com Waterhouse, a obra dele está quase totalmente em coleções privadas.

Eu sou a favor de tentar entender as pessoas, de me colocar no lugar delas para entender seus gostos e ações, mas em termos de arte, a coisa é tão visceral que eu simplesmente não consigo. Não consigo apreciar arte abstrata, não consigo entender o que eles vêm nela. Cubistas, dadaistas, etc... nada que um comprimidinho de Haldol não resolva.

Consigo até perdoar e entender o egoismo de gente que pode comprar um quadro destes e te-lo em sua sala, simples assim, para ter o prazer de admira-lo quando quiser, desde que é claro seja por amor àquela obra específica. Sinceramente, espero que o inergumeno que tem a posse desta pintura se coloque em adoração na frente dela diariamente, consciente da dádiva que é te-la assim à disposição, e dê a ela um valor maior do que o comercial ou o status.

 
ok, vamos ver quanto tempo este look do blog vai durar.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário