terça-feira, 1 de março de 2011

homeopatia

Li esta semana um post do blog ceticismoaberto, que se engajou numa campanha mundial contra a homeopatia.

O site http://www.1023.org.uk/ tambem é parte do movimento. Num ato publico eles vão todos tomar um frasco inteiro de medicamentos homeopaticos para provar que aquilo não tem efeito nenhum sobre a saude.

Eles fazem afirmações do tipo "mesmo os homeopatas dizem que seus remedios mais potentes resumidamente não conteem mais do que açucar e água";  "este produto não contem medicamento"; "já se gastou demais com esta pseudo terapia"; e citam um artigo chamado "trick or treatment" que usa o mote da homeopatia de que "mal não faz" para explicar como ela pode fazer mal sim. Neste artigo é mencionada uma situação que eu considero extremamente grave,  o fato de que alguns homeopatas xiitas são contra a vacinação nos bebes...  mas em todas as áreas existem exageros, então a homeopatia não pode pagar pela atitude de alguns deles. O exagero de um paciente da homeopatia que abandona todos os outros tipos de tratamento tambem é perigoso, eu acredito que quem tem um problema deve usar todos os recursos disponiveis.

Não estou de nenhum dos lados, e como todo predador gosto de avaliar as possibilidades e pontos fracos de um local distanciado.
 Pessoalmente, tive varias experiencias me tratando com homeopatia e em nenhuma delas a coisa funcionou. Mudaram meu "remedio de fundo" 2 vezes, porque acharam que o diagnostico anterior estava errado.
No entanto, em minha familia a homeopatia já operou uma mágica: meu bebe de 18 meses que mal se sentava e tinha falta de firmeza postural  começou a andar direto (sem engatinhar) na segunda semana em que tomava calcarea ostrearum, numa daquelas diluições onde não resta nem o cheiro da ostra original.

Existem várias possibilidades de interferencia psicologica, e até espiritual para os que acreditam, que possa fazer uma coisa que em tese não é um medicamento quimico funcionar para curar.  Efeito placebo, irradiação energetica.  Com fé, até agua suja de pincel cura, só que este tipo de efeito requer uma mente já desenvolvida, com aprendizado e expectativas, o que não ocorre em um bebê que se curou com homeopatia. 

Antigamente se usavam chás e plantas para curar sem nenhum problema, mas desde que a ciencia assumiu o posto de Deus, tudo que não passar pelos crivos da Inquisição cientifica não presta, é desonesto ou é coisa de ignorante.
Porque não conseguimos explicar, aquilo não existe, ou é errado? 
Se eles não conseguem explicar como uma diluição onde a materia inicial já não resta e que mesmo assim funciona em termos de tratamento, o problema não será deles (cientistas) e não dos que se utilizam deste recurso? Ainda questiono duramente se a situação do pensamento cientifico atual é "evolução".  Pessoas que se matam por aí há milenios por religiões não percebem que se instalou uma concorrente, que no final dominará todas as outras numa Inquisição velada.
Tente iniciar estudos sérios sobre uma terapia alternativa dentro do meio academico.... e olha que homeopatia já há muito tempo é instituida e comprovada, existem terapias muito mais loucas por aí...

Particularmente o que me incomoda é o custo dos medicamentos homeopáticos... para uma terapia "natural", "simples" e "sem contra indicações", ela é  restrita demais a uma classe abastada. Sei que há uma especie de distribuição na rede publica de medicamentos homeopaticos, mas não tenho informação de como funciona ou funcionava.  Os cursos de homeopatia para medicos são caríssimos, as farmacias se encontram apenas em cidades maiores, e voce paga 14 reais por 30 ml de uma coisa que foi diluida 10 à potencia de 23 em água e chacoalhada.
Muito, mas muuuiiito mais caro do que ouro.
Falando em custos e rendas, no mundo em que vivemos pode bem ser que esta campanha seja originada por um lobby de industrias farmaceuticas que querem eliminar a concorrencia para seu negocio trizilionario.... afinal  são eles quem decidem quem vive e quem morre, não investindo na criação de medicamentos para doenças dos pobres como malaria, tuberculose e esquistossomose...  

Mas o ponto é que quem acredita e gosta da homeopatia tem o direito de tomar,  promover,  estudar e divulgar.
Se eu acreditar em cromoterapia, sei lá o que quântico ou água benzida, é meu direito.
Se eu me estrepar, é meu direito...  tanta gente lutou e morreu combatendo restrições que religiões impunham à sociedade, inclusive a demonização da própria medicina, e agora vamos cair neste conto outra vez, só que rezando o credo cientifico???
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário