sexta-feira, 22 de outubro de 2010

arvores




Caminhando pelo Bosque dos Jequitibás de vez em quando eu visito esta velha senhora...  eu costumo chama-la de árvore mãe, mas ela é um ficus, acho que nem é original da mata atlântica do Bosque, e deve ter uns 25 anos de idade.

Se eu tivesse que escolher um simbolo, logo ou imagem que me define acredito que seria uma árvore,  sempre gostei, desenhei, observei as árvores onde quer que vá.  Bom, eu tenho uma árvore com sobrenome, o Carvalho. Atualmente tenho árvores de cerejeiras em flor pintadas na parede do meu quarto.

 Eu acredito que a geometria da natureza tem implicações na organização do mundo como um todo, é comum ver as pessoas ensinando através do esquema de uma árvore, os fundamentos da raiz - nutrição- espalhar galhos e frutificar se aplicam a todas as fases e coisas da vida ao nosso redor.

Exceto pelos baobás malucos da África e do livro do Pequeno Principe, que têm as raízes bem maiores do que os galhos da copa, de modo geral a área de fixação das raízes de uma árvore são menores do que o raio da sua copa.
Isso quer dizer que partindo de uma origem podemos chegar a coisas muito maiores, a lugares muito diferentes ou distantes, mas seremos ainda galhos daquela árvore, com aquele DNA embutido.

Quando eu era criança ouvia aquela frase idiota de que um homem estaria completo se plantasse uma árvore, tivesse um filho e escrevesse um livro.  Só pelo monte de besteiras que a gente lê nos blogs ( este incluido) e sites da internet dá para imaginar o monte de m.... que se juntaria se todas as pessoas escrevessem um livro cada uma....  (nem vou começar a imaginar os temas que cada um escolheria, porque isso já dá um outro post)...  Resumindo, uma boa parte da população mundial nunca deveria nem procriar, quanto mais escrever um livro....   mas a árvore, ah esta não teria como desapontar.
É uma pequena maravilha da programação genética, voce pega um carocinho chupado de manga, faz um buraco, molha, enterra, e 20 anos depois tem uma verdadeira casa, que dá abrigo e comida. Quem viver os 20 anos verá, porque com os tiros perdidos de hoje em dia até sobreviver ao crescimento da árvore está dificil.

Este ficus é um modelo complexo, porque tem mega raízes que foram envolvendo as árvores que ficavam ao lado dele, e então se formou uma espécie de colonia unica, a grande mãe está cuidando de uma ninhada de outras árvores de outras espécies... veja, até uma árvore pode adotar alguem que ela não gerou, e  pode conviver com as outras do entorno pacifica e produtivamente.

Eu acredito que em cada árvore existe uma especie de força, de personalidade, e que pessoas sensiveis podem perceber isso, talvez seja porisso que nos sentimos recarregados de energia ao passear em bosques e fazendas.  Os gregos antigos chamavam estas entidades que viviam dentro das árvores de Dríades. Confesso que já fiz parte do grupo "eu abraço árvores" e numa fase da minha vida tinha esta percepção aguçada.
Não, eu não fumava nada. Não, eu não acredito em duendes. Podemos voltar ao assunto?

A forma como criamos raízes e como delas vêem nossos frutos e o que somos é uma Lei Universal.  Nossa origem, nossa herança e nossas lembranças estão constantemente presentes dentro de nós, mesmo que de modo inconsciente.   Há pessoas que são do tipo apegado e que não gostam de sair do lugar, e há outras que mantem as raízes leves, e teem o poder de se adaptar a novos lugares e circunstancias, mas todas elas precisam se fixar em algum lugar, têm algum ponto de apoio e de partida.

Eu tinha um quadrinho onde estava escrito "Lar é onde o coração está." 
Foi embora junto com a enchente, com as lembranças da infancia dos meus filhos e dos meus pais. 
Me lembro que várias árvores tiveram suas raízes expostas pelo arrasto de terra que a corrente de água forçou, e algumas delas caíram ou tiveram que ser cortadas por segurança.  Guardei aquelas imagens porque sempre tive a mania de observar árvores. 

A figura do sem teto vagando nas ruas é a mais hedionda em que posso pensar, não porque ele não tem conforto, mas porque ele nunca se sente seguro. Onde estará o coração deles?
Até animais precisam de um lugar conhecido e seguro onde descansar. 

Outro aspecto visual das árvores que é realmente lindo é a forma da ramificação dos galhos... há todo tipo de organização geometrica e de posição das folhagens e das flores.   As pessoas tambem têem formas diferentes de se ramificar, de interagir com as outras, e podem ou não criar uma sombra aconchegante em volta de si.  Algumas delas possuem uma copa firme, que resiste ao vendaval mas pode se quebrar se ele for mais forte, outras são flexiveis e acabam vencendo o vento pela sua capacidade de interagir com ele.   E todas usam o vento como semeador.

Da mesma forma que as árvores, depois de um tempo de maturação as pessoas produzem frutos.  São obras, trabalhos, criações, filhos, atos de generosidade, atos de serviço social.  Alguns alimentam milhares, outros são apenas bonitos e alimentam a fome de arte, outros ainda são úteis.
E é destes frutos nascerão outras árvores.
Das sua raízes não nascerão outras árvores, nem dos seus galhos, mas dos seus frutos.  
São os nossos atos que deixamos diariamente como semente para o reflorestamento do mundo.

Me lembro que visitei uma igreja em Roma, onde estão fixadas as 2 grandes portas antigas do Senado Romano, feitas de madeira com milhares de anos de idade.  Como as árvores de madeira de lei ou de pinus, alguns de nós terão o privilegio de deixar obras que ficarão vivas por milhares de anos, outros deixarão apenas lembranças de bondade, de generosidade e de carater que se esvairão apos a proxima geração.

E eu acredito que como a Dríade que vivia dentro da árvore que morreu renasce num novo broto e começa tudo novamente, temos a dádiva de renascer e começar tudo de novo, fazr novas escolhas e colher os frutos que virão delas.

O tronco morto caido vira refugio para pequenas criaturas, alimenta outras, e enfim é reabsorvido na cadeia da natureza. 
o Bosque nunca tem fim.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário