sábado, 30 de outubro de 2010

halloween


Halloween é como ficou o termo All Hollows Eve conhecido, que celebrava um dos dias sagrados dos celtas, Samhain, o começo do inverno e da estação escura e fria do ano, que será instalada ritualmente no Solsticio de inverno, em 21 de Dezembro. 
Posteriormente, a Igreja Catolica assumiu este feriado e o denominou Dia de Todos os Santos para mudar o pensamento do povo simples, usando as datas que eles já celebravam para virtualmente mudar seu significado. 

As crenças druídicas reconheciam que nesta noite o véu que separa o nosso mundo do mundo espiritual fica mais fino, e se podia ter contato com familiares falecidos e tambem com entidades espirituais.  Faziam como celebração um jantar onde havia lugares postos na mesa para os familiares que já tinham partido, e durante o jantar conversavam com eles e comentavam a vida de hoje.  Depois do jantar, faziam adivinhações, pois as entidades do outro lado podiam lhes dar informações sobre o futuro.

A ligação com bruxas, e depois com demonios, veio por conta da manipulação da igreja, que tentou afastar os descendentes dos celtas dos seus antigos costumes,  inventando criaturas malignas e fantasmas que vinham assombrar as pessoas nesta noite. Daí eles inventaram tambem a coleta de dinheiro e alimentos  para que seus sacerdotes aplacassem os "demonios" ( gente, isso ainda está na moda hoje...) , e esta herança se vê hoje nas crianças americanas que pedem doces nas portas das casas "ameaçando" trick or treat , diabrudas ou presentes.

Como sempre, enfatizando esta crença de fantasmas malignos e de doação compulsoria de alimentos eles preservaram o lado errado da festa,  é como se jogassem o bebê fora e ficassem com a água suja do banho.

O lado bom desta festa era honrar e relembrar os familiares que se foram, e tambem pedir que fizessem parte do nosso dia a dia. Era tambem praticar a introspecção e a busca de contato e orientação por parte do mundo espiritual, estar aberto à presença de espiritos auxiliares e mestres.

Aqui no Hemisferio Sul o ciclo da natureza é invertido, e o dia 31 de Outrubro precede Beltane, a celebração da chegada do verão.  De todo modo, seguindo ou não o ciclo da natureza, é o simbolismo das festas que fica marcado e nos transforma, o ciclo do ano passa por nós e deve nos deixar cada vez num patamar um pouco acima do que estávamos no ano anterior, porque aprender e evoluir faz parte de ser humano.




No dia 04 de Outubro de 2010, depois de 2000 anos de perseguições, o druidismo foi oficialmente reconhecido como religião no Reino Unido, com todos os direitos que as outras religiões, inclusive as estrangeiras já tinham dentro da própria casa dos druídas.

Eles não reapareceram de repente, sobreviveram nos subterrâneos da sociedade cristã e da Inquisição e em 1717 fundaram na ilha de Anglesey (Wales), conhecida na antiguidade como Ilha Sagrada, a Sociedade Druídica.




Como sou partidária de Deus mas duvido das "Igrejas Instituidas", tenho minhas dúvidas de que a oficialização seja mesmo um beneficio, de que não levará apenas à criação de outra igreja adminsitrativa inchada e burra. 
Mas o ressurgimento do druidismo não poderia ocorrer em momento mais importante, porque e mentalidade deles de respeitar e proteger a natureza acima de tudo pode ser útil quando estamos acabando com o planeta...  espero que cada vez mais pessoas possam ver Deus em todas as criações da natureza,  tenham contato com Ele em qualquer lugar e hora, se lembrem de honrar os antepassados, procurem aprimoramento espiritual e protejam o planeta Terra.

Aqui no Brasil nosso próprio folclore tem assombrações que são comemoradas no dia 31 de Outurbo,
veja aqui.

.
Bodhmall.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário