sábado, 9 de outubro de 2010

o dedo do meio

falando de arqueiros ingleses no post anterior, no mundo todo hoje mostrar o dedo do meio para desafiar alguem é um gesto comum... mas pouca gente sabe de onde veio este gesto e o seu significado.

Os arqueiros britanicos eram tão temidos na Idade Media, que numa batalha na França depois de aprisionados o rei frances mandou que cortassem todos os dedos do meio deles, porque este dedo é indispensavel para tracionar a corda do longbow, o arco longo. A flecha é segura entre o indicador e o dedo medio, mas quem traciona o arco é o dedo medio, então, sem dedo = arqueiro inutilizado.

Mas o mundo dá voltas, e numa outra batalha depois disso, cada vez que um arqueiro ingles acertava um soldado frances mostrava o dedo medio para ele em tom desafiador, e o gesto se eternizou.

Quanto ao significado sexual de fuckyou do gesto de mostrar o dedo do meio, este tem milhares de anos de idade, já era usado pelos romanos... era chamado digitus infamus ou digitus impudicus e é mencionado varias vezes por escritores romanos. Uma destas menções é de que Caligula usava este gesto ao condenar os suplicantes à morte.

cultura inutil não é o maximo????
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário