sábado, 2 de outubro de 2010

eleição, maldição

Gente eu sinto uma necessidade de abrir meu coração, e não é comercial de mortadela....

Eu sempre detestei politica, e por extensão tenho aversão de politicos. Todos me dizem que vou pagar minha lingua porque tenho um filho com estes pendores. Acho que terei que acrescentar mais uma frase à minha preleção anual aos filhos: "mamãe não olha netinhos, mamãe não tira ninguem da cadeia, mamãe não sobe em palanque".

Na minha vida eu vi pessoas que enveredaram para a politica porque um complexo de inferioridade as compelia a buscar toda e qualquer forma de auto promoção, e outros com motivações menos licitas tambem.
Tambem convivi com exemplos bons como a amizade que meu avô teve com Ulisses Guimarães, o grande gentleman da politica brasileira, uma pessoa IMPECAVEL em formação intelectual, moral e ética e tremendamente necessária ao Brasil, que ao contrario dos outros politicos morreu pobre. Como tambem morreu pobre meu sogro, Jose Correa, tambem um devoto da politica honesta e um exemplo de dignidade.

Infelizmente os exemplos bons perderam numericamente de longe. 

Numericamente, esta é a questão.
Winston Churchill disse uma vez: " A maior propaganda contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com um eleitor mediano".
Os numeros que elegem os candidatos não são os numeros de pessoas inteligentes e informadas,  que deveriam mudar o país, são os numeros de pessoas que votam por razões que vão desde a fama do cidadão como comediante até a "vingança" machista contra  o sucesso de uma mulher culta ou  o despeito de um reacionario por alguem que teve a coragem de se manifestar e foi exilado politico enquanto ele viveu as mesmas injustiças e ficou acomodado na sua vidinha de sempre só esperando os outros se mexerem para derrubar a ditadura.
Não se esqueçam que numericamente eles já elegeram em 1958 o rinoceronte do Zoologico de São Paulo para vereador. A biografia do candidato, que aliás era fêmea ( dá-lhe mulherada!) está aqui.  Outro detalhe interessante: Cacareco pertencia ao Zoo do RJ e estava emprestado a SP por 6 meses... parece que mudar de base do Rio para SP em busca de votos não é novidade...

Enfim, numericamente, é como se as vacas dos pastos do Brasil elegessem o Ministro da Agricultura.... quais serão as qualidades que eles prezam no seu candidato, e para onde estas qualidades levarão o seu futuro de vacas? 

Tambem estou de saco cheio de receber emails com textos mal escritos e referentes até a eleições passadas, que foram requentados na ansia de colocar algumas frases que possam impressionar os leitores CONTRA algum candidato.
Falar mal das pessoas, levantar calunias e até mesmo criar situações em que estas mesmas pesoas possam se fazer de vitimas não é politica, é terrorismo.
Faça-se propaganda dos aspectos bons e do trabalho que o candidato já fez.

Como boa crente das conspirações me dou o direito de não acreditar em pesquisas eleitorais, escandalos convenientes pré fabricados às vesperas de eleições e manipulaçoes da massa através de religião e de fantoches famosos que captam votos numa eleição onde um candidato pode arrastar consigo outros que não foram votados para posições de poder e são altamente deletérios para o bem do país.

Estou de saco cheio de ter que conviver com um sistema eleitoral que não é inteligente e não me representa, alem de colocar em risco o grande potencial que este país tem no futuro...  embora nossas urnas sejam confiaveis e impeçam mais um tipo de falcatruas como a que elegeu Bush na Florida.

É isso.  Meu voto é pelo voto não obrigatorio. 
Quem tem consciencia e informação vai procurar votar, e a grande massa vai aproveitar o feriado da eleição para fazer um churrasco com pagode, pelada e striptease, que é exatamente o que vai acontecer na Camara Federal e no Senado se forem eleitos Netinho, Tiririca, mulher salada de frutas e jogadores de futebol... que ainda cumprirão a agenda oculta de carregar consigo em sua votação numericamente expressiva outros candidatos deletérios para a nação. Ah e desfile de moda tambem, esqueci do Ronaldo Esper.

Mas eu vou lá, vou votar com a minha informação e consciencia, porque eu não acredito em igrejas, mas acredito em Deus e portanto acredito em milagres.
E esta é a terra dos milagres, Deus deve mesmo ser brasileiro.
As coisas mais inesperadas podem acontecer aqui, lembra da Erundina, o under dog da eleição municipal de São Paulo que era terceiro lugar até o começo das apurações?

Caso interesse, meu voto é da Marina Silva e do Roberto Young, mas pensem por voces mesmos, é mais importante aprender a escolher.

os melhores posts que eu li nas ultimas semanas sobre as eleições foram de

Alexey  http://devir.wordpress.com/2010/09/16/carta-a-marina-silva/

Felipe, estudante de Jornalismo  http://newsyorktimes.blogspot.com/2010/09/eleicoes.html


boa eleição a todos, se o país não virar filial do Irã já tá bom por demais....
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário