quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

a teia

As teias perfeitas das aranhas são uma visão da geometria sagrada. Nesta imagem centrifuga, perfeitamente dividida, se formam pequenas celas identicas.

O mito de Aracne conta que ela era uma tecelã perfeita, mas muito orgulhosa de si e desafiou a Deusa Atena a fazer um bordado melhor do que o dela. Atena não conseguiu, se enfureceu e a matou. Depois, passada a raiva ( incrivel, a deusa que representa a sabedoria e a logica teve um acesso de furia motivado por inveja!!!) Atena quis reparar seu erro e transformou Aracne num animal que era um tecelão perfeito: a aranha.

Nas culturas shamanicas, a aranha é a anciã que tece a vida, que conhece todos os passos da vida e ao tecer coloca ali toda sua sabedoria, e desta forma traz ordem e limpeza à vida dos outros.

Eles acreditavam que as teias traziam boa sorte quando eram perfeitas em sua geometria, e as reproduziram em artefatos protetores que limpavam o espaço onde viviam de energias negativas: os dream catchers, ou filtros de sonhos.


O dream catcher: ele reproduz uma teia, e tem sempre uma pedra ou semente marcando na teia o lugar onde a aranha fica.


Minha experiencia com dreamcatchers sempre foi estupenda: eu os guardo por algum tempo e quando tenho sono agitado ou interrompido ponho de volta ao lugar sobre a minha cabeça, e de repente tenho sono tranquilo e sonhos oniricos que me trazem paz.

Há uma variedade enorme deles, na maioria feitas pelos descendentes da nação Ojibwa, podem ter penas penduradas porque isso os remete aos passaros, os donos do mundo do ar onde os sonhos ficam vagando até serem "apanhados" pelas nossas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário