sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
lombo de Santa Barbara
Antes de começar a preparar, colocar um pacote de damascos secos de molho em uma lata de cerveja preta e deixar por umas 4 horas.
Lá vai a receita:
1. Abrir o lombo numa manta de 1 cm de espessura
(atenção: esta é uma operação cirurgica, não é para os fracos. Se voce nunca fez, tome um calice de vinho ou seu remedinho antes. Precisa ir cortando com a faca ao longo do lombo, sempre a 1cm da borda, e conforme vai virando o lombo e continua cortando ele vai se abrindo até virar uma manta de espessura uniforme)
2. passar pasta de alho e sal em toda a superficie
3. colocar no centro: tiras de pimentão vermelho, tiras de cebola, tiras de bacon e os damascos inteiros (aqueles que estavam de molho...NÃO jogue a cerveja fora!!!) jogar por cima disso molho ingles
4. Enrolar a manta bem apertado em volta do recheio, e amarrar a extensão toda com linha, apertando mais nas pontas, fica com a forma de um charuto
5. Passar pasta de alho e sal na parte de fora e jogar molho ingles por cima
Por numa assadeira de metal apenas com óleo, de forma que vai fritar no forno dos 2 lados
Enquanto isso, bater no liquidificador o molho: cebola, pimentão vermelho, aquela cerveja preta que havia sido reservada, sal e molho ingles.
Abafar a assadeira com papel aluminio e ir lentamente regando com o molho a cada 15 minutos, em forno forte, e virando na terceira vez o lombo, nesta hora tirar o papel aluminio.
Continuar regando com o molho a cada 15 minutos. Quando estiver dourado, passar uma camada grossa de KARO em toda a superficie e colocar raminhos de alecrim fresco por cima, deixar mais 15 minutos no forno forte e desligar, deixando a assadeira lá dentro até esfriar.
Para acompanhar, uma farofa basica de farinha de milho fresquinha, feita aqui no moinho de S Luiz.
Aliás, vou fotografar o moinho em atividade e fazer um post exclusivo sobre a farinha, que é deliciosa.
geeente, para uma sexta feira que niguem dava nada por ela..... tá bom demais!
só falta parar de chover....
Aí: se mais algum maluco testar a receita, favor nos dar feed back!
Adendo de 05/Nov: meus damascos ficaram duros, embora o sabor azedinho tenha feito um contraste legal com o bacon e o lombo. Na proxima vez vou rechear só com bacon e bastante fatias de maçã, para ver como fica com um recheio mais adocidado.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário