sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

mensagem de fim de ano



Fica aqui a minha mensagem de Natal e Ano Novo, para todos aqueles que estarão distantes de mim em espaço, mas perto no coração

texto de Rubens Alves

"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.
Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltavam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas.

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral ou semelhante bobagem, seja ela qual for.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.

O essencial faz a vida valer a pena. Basta o essencial! "


Como disse Nietzche:
As coisas simples são o ultimo refugio dos espiritos complexos.

Portanto faço minhas as palavras de Rubens Alves:
Basta o essencial.


Em 2010 seja livre, sinta-se vivo, seja amado sem medo e seja corajoso de amar sem restrições. Porque amor é o essencial, como diz o Evangelho segundo os Beatles: All you need is love.

Não somos POKEMONS, mas podemos evoluir.


o Universo Conhecido


Este filme digital mostra como é o nosso Universo, com detalhes que respeitam os atuais conhecimentos astronômicos.

é sempre bom saber que somos menos que poeira......

assistam

Nexus Blog

.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

a teia

As teias perfeitas das aranhas são uma visão da geometria sagrada. Nesta imagem centrifuga, perfeitamente dividida, se formam pequenas celas identicas.

O mito de Aracne conta que ela era uma tecelã perfeita, mas muito orgulhosa de si e desafiou a Deusa Atena a fazer um bordado melhor do que o dela. Atena não conseguiu, se enfureceu e a matou. Depois, passada a raiva ( incrivel, a deusa que representa a sabedoria e a logica teve um acesso de furia motivado por inveja!!!) Atena quis reparar seu erro e transformou Aracne num animal que era um tecelão perfeito: a aranha.

Nas culturas shamanicas, a aranha é a anciã que tece a vida, que conhece todos os passos da vida e ao tecer coloca ali toda sua sabedoria, e desta forma traz ordem e limpeza à vida dos outros.

Eles acreditavam que as teias traziam boa sorte quando eram perfeitas em sua geometria, e as reproduziram em artefatos protetores que limpavam o espaço onde viviam de energias negativas: os dream catchers, ou filtros de sonhos.


O dream catcher: ele reproduz uma teia, e tem sempre uma pedra ou semente marcando na teia o lugar onde a aranha fica.


Minha experiencia com dreamcatchers sempre foi estupenda: eu os guardo por algum tempo e quando tenho sono agitado ou interrompido ponho de volta ao lugar sobre a minha cabeça, e de repente tenho sono tranquilo e sonhos oniricos que me trazem paz.

Há uma variedade enorme deles, na maioria feitas pelos descendentes da nação Ojibwa, podem ter penas penduradas porque isso os remete aos passaros, os donos do mundo do ar onde os sonhos ficam vagando até serem "apanhados" pelas nossas almas.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Lei da Ação

Depois de tantos anos de busca, leituras, estudos misticos e filosoficos, a gente acaba criando uma mitologia propria, o que em tese não é errado, mas cria novelos de complicações quando duas destas pessoas sentam para conversar.

Hoje acordei com uma frase martelando ( além do dente doendo) na cabeça: Deus é um verbo, não um nome. D´us é ação, portanto.

Este é um ensinamento importante da Kabbalah, que diz respeito àquele nome poderoso de D´us que nunca deve ser pronunciado. Aquelas 4 letras na verdade são uma forma muito antiga do verbo SER. Ele apenas É. Sem nenhum outro sentido. É tudo, É para sempre, É de todas as formas, É para todos. É. E tudo que é, é Ele. Assim ele se identificou para Moshe, como EHEIE, eu sou aquele que é ( ou que existe). O resto é detalhe.

Voltando às leituras shamanicas das nações indigenas norte americanas, me lembrei do conceito deles de D´us: o Grande Misterio. O Grande Misterio é uma coisa / lugar que apenas existe, apenas É. Nele estão todas as coisas do passado, presente e futuro em potencial, Dele vem tudo o que conhecemos por Universo e para Ele tudo retorna.

O Grande Misterio um dia quis se manifestar no nosso mundo e fez isso atraves do Grande Espirito, que já tinha uma face mais semelhante à dos homens, falava com eles atraves de uma voz, do vento, das criaturas vivas.
Os brancos confundiram essa coisa toda, e puseram em tudo o nome de Grande Espirito. Até hoje, entre os praticantes da igreja Nativa corre uma piada que diz " No principio era o Verbo, e ele foi mal entendido..."

Voltando... D´us é ação, uma ação constante. Não é um coisa que fica ali paradinha esperando receber uma oração para se "ligar" e depois se "desliga". Ele é o grande bordador que faz milhões de pontinhos perfeitos entrelaçados e cada um deles é o destino de um homem.
Não adianta querermos entender teoricamente quem é D´us, ou o Grande Misterio, a gente tem que agir. Tem que criar, que construir, que evoluir, e tambem que ralar, brigar, sobreviver e insistir. Existir neste mundo da Ação já é em si uma missão. Existir e insistir.

Este verbo temos que conjugar em todas as suas flexões, e em todas as horas.
A contemplação, estudo teórico e meditação teem sua serventia, mas não podem ser toda a vida do homem, ou ele passará a ser mero espectador da vida.


O homem existe num mundo de ação, que muda a cada minuto, que pode e deve ser mudado.
Neste mundo de Ação o tempo altera tudo e todos de forma constante, faz parte deste Mundo de Ação estar mudando o tempo todo. Nada é permanente, ao contrario da visão material de realidade solida, que parece pedra indestrutivel. A nossa realidade não é sólida, é mutante, e como surfistas temos que pegar a onda certa, no momento certo, e fluir com ela sem ter duvida nem querer mudar a força e a direção do mar. Uma pedra é uma pedra solida e dura, até que voce veja que os atomos que a formam teem entre si muito mais espaços vazios do que particulas coesas.

As pessoas que se prendem muito à realidade de forma duradoura, se assustam ou ficam indefesas quando a realidade se modifica e os parametros das vidas delas não são mais os mesmos, a vida deixou de ser previsível e parece terrivelmente perigosa.

Mesmo parados, em repouso ou lendo, estamos agindo, estamos mudando o mundo interior e em consequencia o mundo ao nosso redor, estamos tendo algum efeito sobre tudo e todos que nos cercam. Há responsabilidade até nos minutos em que estamos aparentemente inativos.
Existe um ditado no ocultismo europeu que diz "where intention goes, energy flows"... onde for a inteção, para lá tambem irá a energia. A ação diaria do contato com Deus é uma intenção, e ali ela abre um canal para que venha a energia.

E não podemos esquecer que neste bordado perfeito, quando se puxa um ponto se estica a linha de todos os outros... porque são todos feitos com um unico fio, pelo Grande Artesão.

.

teorias da relatividade

Descobri que existe mais de uma Teoria da Relatividade...

basta voce ser confrontado com alguma coisa fora da sua rotina de vida e tudo se relativiza rapidinho....

...uma semana atrás um grande amigo teve a filha internada por um problema viral misterioso, e a vida dele e da familia virou do avesso... tudo passou a ser relativo (graças a Deus ela já está bem e em casa).

Há dias minha vida se relativizou por causa de uma coisa pequenina, quietinha, que eu nem percebia que tinha: um dente. Um maldito molar com vaaaaarias raizes, todas elas inflamadas e mal educadas, gritando o tempo todo, o tempo todo, o tempo todo.... não consigo pensar, escrever, trabalhar, limpar a casa, dormir, caminhar, sorrir.... sou refem de um dente.

E dos dentistas. O primeiro que abriu o dito molar não conseguiu achar as raizes ! ELAS SE ESCONDEM! ( e pelo que imagino estão mostrando a lingua tambem...)
O segundo achou duas, tratou, mas ainda há dor porque podem haver mais uma ou duas raizes escondidas, só esperando para dar o bote no proximo dentista desavisado.

ah e tem outra relativização instantanea: a das despesas.... para pagar todo este tratamento voce tem que ficar sem comer nem usar luz eletrica todos os 2 meses seguintes.... e começa a ficar aterrorizado de pensar que ainda tem outros 31 dentes terroristas dentro da sua propria boca só esperando pra jogar outra bomba.... vai ser um natal magro, o "Natal do dente"

se pelo menos EU tivesse emagrecido ao longo destes dias todos.... seria uma relativização positiva para variar....

enfim, o blog anda parado por este motivo... me dêem um desconto, tá?

.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

espiral da vida


Ontem assisti a um filme noir chamado PI por cortesia de um amigo que se lembrou de mim ao ver associações com kabbalah.

Um matematico brilhante e bem doido procura um codigo numerico que consiga interpretar os fluxos de movimento do mercado de capitais, e acaba descobrindo que esta mesma constante matematica poderia na verdade prever o fluxo de tudo no mundo, da vida, da propria criação do mundo.

Já se falou muito de códigos dentro da Tora ( da Biblia tambem), que na verdade são formas de exegese para estudos teologicos, não escondem nenhuma magica ou poder que não seja espiritual...

Mas um codigo, a razão áurea denominada PHI, este nós vemos diariamente, em qualquer lugar para onde nossos olhos se virem, desde a forma de organização como um molusco acerebrado tece e cria uma concha PERFEITA, até a forma como os tecidos se organizam no embrião e formam as escamas dos repteis, os cones de pinhas, etc, na forma perfeita da ESPIRAL.

















A natureza é organizada e dinamizada na forma da espiral, estamos vivendo num mundinho pequenino que fica dentro duma imensa galaxia que é uma espiral, e que forma junto com outras galaxias imensas uma espiral maior, o Universo.



Todas as forças da natureza ao regular movimento de ar, de agua, de energia, formam espirais.
O nosso DNA é enrolado numa espiral dupla.



Em termos místicos, a espiral é um circulo, um movimento que reflete ciclos, mas que ao completar este ciclo chega num nivel um poucosuperior ao de onde havia começado. São ciclos que vão ascendendo, representando crescimento.
Cada vez que completo meu ciclo, estou um pouco melhor do que no anterior, aprendi mais, evoluí.

..o movimento de espiral pode ser construtivo ou destrutivo, como no caso de furacões e redemoinhos maritimos, os famosos sorvedouros que engoliam caravelas....

As bruxas das tradições europeias classificam o espiral no sentido horario como construtivo (deosil) e no sentido anti horario como destrutivo (windershims), baseadas na imagem das forças naturais em ação: quando a água vai para um ralo, lá, ela desce no sentido anti horario, portanto este movimento leva embora as coisas.
Aqui no hemisferio Sul estas forças operam em sentido inverso, nossa água vai embora no sentido horario pelos ralos.


Quer dizer que tanto a força da natureza que constroi quanto a que destroi assumem a forma de espirais.
Nos meus momentos de meditação frente ao rio eu vejo ondas de água que formam espirais aqui e ali, para ambos os lados, descendo o rio...


A vida dá voltas, mas quando volta ao ponto de partida ele não é mais o mesmo, já mudou e se cria um novo circulo um nivel acima, e a gente vai dar outra volta, e de volta em volta ver onde a vida nos leva.

...para cima, ou para baixo....

mas aí já é ooooutra estoria


adendo de 10/Dezembro: um dia depois do comentario sobre as espirais, recebo anoticia de que apareceu no céu da Noruega uma luz azul em espiral...

vejam aqui

.
.

2012 e baboseiras....


Ai gente, agora temos uma referencia digna de ser ouvida ao combater as baboseiras de 2012...

meu amigo Alexey, que estuda Astronomia na USP colocou no blog dele as perguntas mais frequentes que chegam a ele e as respostas...

Agora fala serio... será que só eu notei que no meio do calendario Maia tem um cara tatuado, com brincos, mostrando a lingua com piercing e dizendo "aí gente boa, tudo mané, enganei voces...."

... eu acho que quem fica criando panico desse jeito devia mesmo morrer em 2012!

vejam as respostas dele:
http://devir.wordpress.com/2009/12/09/2012-e-falsas-ideias/

e agora vejam a VERDADEIRA explicação para o fim do mundo em 2012 no calendario Maia:
AQUI

.

sábado, 5 de dezembro de 2009

imagem


...maldita vodka barata... não me lembro de nada!

.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

lombo de Santa Barbara


Antes de começar a preparar, colocar um pacote de damascos secos de molho em uma lata de cerveja preta e deixar por umas 4 horas.

Lá vai a receita:

1. Abrir o lombo numa manta de 1 cm de espessura
(atenção: esta é uma operação cirurgica, não é para os fracos. Se voce nunca fez, tome um calice de vinho ou seu remedinho antes. Precisa ir cortando com a faca ao longo do lombo, sempre a 1cm da borda, e conforme vai virando o lombo e continua cortando ele vai se abrindo até virar uma manta de espessura uniforme)
2. passar pasta de alho e sal em toda a superficie
3. colocar no centro: tiras de pimentão vermelho, tiras de cebola, tiras de bacon e os damascos inteiros (aqueles que estavam de molho...NÃO jogue a cerveja fora!!!) jogar por cima disso molho ingles
4. Enrolar a manta bem apertado em volta do recheio, e amarrar a extensão toda com linha, apertando mais nas pontas, fica com a forma de um charuto
5. Passar pasta de alho e sal na parte de fora e jogar molho ingles por cima

Por numa assadeira de metal apenas com óleo, de forma que vai fritar no forno dos 2 lados

Enquanto isso, bater no liquidificador o molho: cebola, pimentão vermelho, aquela cerveja preta que havia sido reservada, sal e molho ingles.

Abafar a assadeira com papel aluminio e ir lentamente regando com o molho a cada 15 minutos, em forno forte, e virando na terceira vez o lombo, nesta hora tirar o papel aluminio.
Continuar regando com o molho a cada 15 minutos. Quando estiver dourado, passar uma camada grossa de KARO em toda a superficie e colocar raminhos de alecrim fresco por cima, deixar mais 15 minutos no forno forte e desligar, deixando a assadeira lá dentro até esfriar.

Para acompanhar, uma farofa basica de farinha de milho fresquinha, feita aqui no moinho de S Luiz.
Aliás, vou fotografar o moinho em atividade e fazer um post exclusivo sobre a farinha, que é deliciosa.


geeente, para uma sexta feira que niguem dava nada por ela..... tá bom demais!

só falta parar de chover....

Aí: se mais algum maluco testar a receita, favor nos dar feed back!

Adendo de 05/Nov: meus damascos ficaram duros, embora o sabor azedinho tenha feito um contraste legal com o bacon e o lombo. Na proxima vez vou rechear só com bacon e bastante fatias de maçã, para ver como fica com um recheio mais adocidado.

.

campos da fartura


Estava lendo um livro sobre Shamanismo das tradições indias norte americanas e me surpreendi com a imagem de indios iroqueses carregando cestos em forma de cornucopias, cheios de frutas e legumes para presentear os colonos ingleses que estavam passando fome... (cara, isso é que se chama alimentar um crocodilo! ... tadinhos).

Mas voltando ao ponto, como eles tinham na sua mitologia a imagem da cornucopia como fonte de abundancia, que já existia na Grecia antiga e em separado entre os celtas?

Momento pesquisa.

Na Grecia as cornucopias tinham esta forma por causa do chifre da cabra Amalteia, que amamentou o poderoso Zeus quando ele foi abandonado pela mãe numa caverna. Então, os gregos viam na cornucopia uma forma de chifre.

Os celtas tambem viam em seus mitos chifres provendo abundancia, por causa do deus Cernunno, o deus chifrudo (no bom sentido) que regia e protegia a natureza. O chifre de Cernunno, então, era simbolo da fartura da natureza.


Mas e os indios Iroqueses, na América, isolados, que nunca souberam do que aconteceu com Zeus, nem nunca viram um deus chifrudo?

Interessantissimo!
Os iroqueses, bem como quase todos os grupos indigenas americanos, acreditam no Campo da Fartura. Uma noção altamente cabalistica de que toda a abundancia já existe em forma de ideia num lugar onde o criador está, e basta ser canalizada para que se manifeste na terra.

Eles não viam na cornucopia a forma de um chifre, viam um tornado invertido.
Os tornados, com seu vertice menor no chão, levam embora a materia, destroem, matam. Então, um tornado invertido, com seu vertice menor no campo da Fartura, carregaria de lá para baixo, para nosso mundo, a fartura, os bens e alimentos.


Está aí uma prova de como pode ser traiçoeira a interpretação de um achado antropológico, como pode enganar as pessoas sem que se conheça o contexto cultural onde ele se criou. E as mumias ainda acabam escrevendo longos livros sobre os mal entendidos...
... ou os próprios povos nativos se estrepam, como os astecas, que tinham no mito de Quetzalcoatl um salvador barbado que ia voltar pelo mar e quando viram Cortez (uma flor de pessoa) chegando "assumiram" que ele era o "messias serpente emplumada"! (falando em alimentar crocodilos....)

Os gregos, celtas e nativos norte americano viam a mesma imagem como fonte de abundancia apenas por coincidencia, pois isso era fundamentado em mitos completamente diferentes.

PS será que quando viu que o filho ficou rico e poderoso a mãe de Zeus voltou e se disse arrependida?
Mocréia!

.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

pontes


Pontes são caminhos feitos sob medida, por um objetivo a conquistar, uma segurança, e um elo.
Elas podem ligar dois pedaços de terra, dois lados de um penhasco, duas margens de um rio, ou apenas 2 pessoas.

Há pontes de madeira, de pedra, de ferro, de corda; a ponte mágica de Indiana Jones, que ele só poderia atravesar tendo fé; a ponte social de Saturday Night Fever, que ligava o Brooklin a Manhatan; a ponte do conquistador romano, que subjugava todo um povo; o ponte sobre o Rio Kwai, que escravizou prisioneiros de guerra... as pontes de safena, que trazem nova vida para corações cansados... e as Pontes de Madison, que uniram dois amantes improvaveis.

A ponte é um caminho que vai e que vem, serve ao propósito de manter uma ligação.


Os blogs modernos são pontes entre as pessoas, o que elas são e pensam...

As pontes cobertas parecem casas, uma ligação protegida com o outro lado, o outro caminho.
As pontes de pedra são eternas, lembranças de passos militares do passado que continuaram nas vidas das pessoas e acabaram por servir de ligação com uma vida nova.

Existe uma expressão inglesa que diz "burning bridges", quer dizer queimar pontes, eliminar a possibilidade de voltar atrás, uma decisão e rompimento definitivos.








Muitas vezes estabelecemos pontes para pessoas ao nosso redor, possibilidades de troca de conhecimentos, de afeto, caminhos que podem ou não ser tomados, que podem ou não ser seguidos.

Todos os dias a gente pode escolher entre abrir ou não uma ponte para as pessoas ao nosso redor.

Pontes são assim: elas simplesmente estão ali. Não é obrigatório passar nelas. Mas elas continuam ali, oferecendo passagem quando necessario.

È incrivel quantas vezes já se usou a imagem de alguem parado na beira de uma ponte, pensando em suicidio.... (que é para que servem as muitas pontes de Brasilia, segundo um amigo).
Deve ser mesmo muito estranho estar numa situação em que nenhum dos 2 lados pode te levar a novos caminhos, só pulando no abismo voce vai resolver sua vida.

Há pontes que são tão lindas e únicas , como as pontes de Praga, Budapeste e Paris, que por si só já são cenario, enredo e personagem.... e as pontes habitadas, que se vê em Veneza, já cheias de seus proprios personagens.













Ah, tem as celebres ponte-levadiças dos castelos, sobre fossos largos cheios de água.
Pontes total flex.
Ora são passagens de ligação, ora barreiras.

E mais: as pontes que se abrem como a ponte das Barcas, que ficava até o seculo XIX no Rio Douro. Era formada por varios barcos amarrados, e podia se abrir para passar o trefago fluvial, e a super ponte do Porto de Leixões, que se abre totalmente para passarem navios cargueiros por baixo.



Pessoalmente me atraem as pontes ferroviarias antigas, porque é uma coisa surreal estar em baixo de uma estrutura e passar sobre a sua cabeça uma composição longa de trem pesadíssima, vibrando tudo.

Por fim temos as pontes aqui do retiro, a grande, que permite passagem de veiculos e pessoas, e a ponte de ferro (passarela) que pode ser vista aqui.
Ambas ligam o centro historico à outra margem do rio.