sábado, 31 de outubro de 2009

Dia do Saci


Hoje, dia 31 de Outubro, se comemora no hemisfério norte o Halloween. Todo mundo que foi aculturado pelos filmes americanos vê aquelas abóboras com carinhas, crianças pedindo doces nas portas e fantasias de monstros, fantasmas e coisas assustadoras.

No civilização agrária antiga européia, este dia era chamado All Hollows Eve , a noite de todos os espíritos, e com o passar do tempo o nome foi sendo modificado pela pronuncia variada e chegou ao que é hoje. Nestes cultos pagãos, se acreditava que neste dia o véu que separa o mundo real do mundo astral se abria, e seria possível contato tanto com espíritos bons quanto com os ruins, daí o costume de deixar velas acesas em abóboras com desenhos de faces humanas, para espantar estes espíritos ruins, como se fossem espantalhos de roça iluminados. As famílias faziam jantares nesta noite, pondo à mesa lugares para os membros que já haviam falecido, para recebe-los dignamente no único dia do ano em que podiam se chegar ao convívio dos vivos, e os sacerdotes nesta noite usavam as tecnicas de Scrying ( adivinhação) através de espelhos e vasilhas de água, porque estas superfícies reflexivas representariam imagens do outro lado do véu, do outro mundo. ( vem daí o grande ícone de estoria da Branca de Neve, o espelho mágico)

Nada contra esta festa, contra estas crenças e principalmente contra prestar respeitos aos membros de nossa família que se foram.

O que não pode, em termos culturais, é a meninada do Brasil não conhecer seu próprio folclore, suas próprias assombrações como o Saci, a Mula sem Cabeça, o Boi Tatá, Curupira.... e as escolas fazerem festas de Halloween ao inves de cultivar o nosso folclore!
Aqui em São Luiz do Paraitinga, um grupo de membros de Universidades, jornalistas e educadores formou a SOSACI , Sociedade dos Observadores de Saci, aproveitando que neste lugar muito do folclore brasileiro ainda se mantém, e eles se associaram com pessoas do Brasil inteiro que pensavam da mesma forma, num movimento que resultou, em 2005 com a assinatura de uma lei que criou no dia 31 de Outubro o Dia do Saci.

A SOSACI faz uma tremenda Festa do Saci aqui todos os anos, com eventos culturais, lançamentos de livros, shows, e principalmente eventos que valorizem os antigos contadores de causos e músicos que ainda mantém o folclore vivo, como orquestras de viola, e os flautins Matuá. Escolas e professores são convidados, e tanto as crianças quanto os adultos têm atividades durante 3 dias.
A programação da festa está aqui.


aqui, as abóbra nóis comeu cum carne seca!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário