domingo, 20 de março de 2011

equinocio


Amanhã, 21 de março é Equinocio de Primavera no Hemisferio Norte e Equinocio de Outono no hemisferio Sul.  Todo ano faço um post neste dia, porque é um dia de começos no ciclo anual, e é o dia do Ano Novo Rosacruz, o ponto zero do zodíaco, começo do signo de Áries. A tradição judaica diz que Abraão iria sacrificar seu filho Isaac no dia do Equinocio de Outono (que lá ocorre em setembro, mas nesta lenda o importante não era a data, e sim a simblogia de se matar o Sol, a luz que o filho prometido por Deus representava).

No trajeto da Terra ao redor do Sol, durante o verão os dias são mais longos, no inverno são mais curtos, os dias de equinocio marcam a posição exata do meio, isto é, um dia em que dia e noite teem exatamente 12 horas de duração. A partir deste dia, no nosso caso, gradualmente os dias vão se encurtando, até chegar no ponto maximo, o solsticio de inverno, o dia mais curto do ano.
Os druidas davam a este festival o nome de Me´an Fom´har, o homem verde, e decoravam arvores com guirlandas de flores e as iluminavam, e chamavam de dia do equilibrio, o dar e receber entre homem e natureza em perfeito equilibrio....

Como nossas tradiçãos vieram do Hemisferio Norte, continuamos celebrando temas como nascimentos, Pascoa e ano novo neste dia, mas respeitando nosso ciclo natural deveriamos estar celebrando as colheitas e começando a secar ervas e grãos, defumar carne para o inverno. 

Vivemos num país abençoado, nossas árvores não ficam nuas no outono, temos abundancia de comida durante o ano todo e não precisamos deste tipo de reservas, mas infelizmente isso criou em nós uma cultura de desperdício...  é sempre bom agradecer e dar valor, não desperdiçar os recursos.
E é bom tambem se conectar ao ciclo da natureza, porque muitas vezes nossa noção de tempo se resume à folhinha e nossa agenda de compromissos... é bom andar e ver como as árvores estão, que tipo de frutos temos nesta época, sentir que pertencemos à natureza. Restaurar o equilibrio.

Simbolicamente, o aumento da duração das noites tem uma conotação de reflexão, de respeito, de oração, que precede o recolhimento do inverno. Mais tempo passado dentro de casa, bom para leitura, convivio, estudo, repouso.
Muitos símbolos teem uma conotação cultural regional, mas o vinculo com a natureza e universal, organico e imutavel.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário