domingo, 5 de julho de 2009

de Utopia para o Éden


Deixando Utopia de lado, o lugar impossível de existir, procuremos o Paraíso, o lugar que em teoria já existiu, mas de onde nos expulsaram.
O que é Paraíso para cada um, para cada ser vivente? Para os inúmeros sapos que vivem aqui na margem do rio (que já é em si um pequeno paraíso natural), o paraíso é minha garagem, com a luz acesa durante a noite para atrair os insetos de que eles se alimentam e está bem pertinho da casa deles .
Para os idealistas Paraíso é um lugar onde todo mundo é feliz e saudável, onde a paz reina em todos os sentidos.
Para os materialistas, o paraíso está num Land Rover, ou num relógio famoso, ou num castelo.
Para Michael Jackson, o paraíso era Neverland, um lugar onde ele recriou a terra do nunca, onde Peter Pan e os outros meninos nunca seriam obrigados a crescer e ficar chatos.
Existe na literatura da antiguidade, idade média e adiante, um tema recorrente, o paraíso perdido, a Era de Ouro que todos estamos buscando para voltar a viver no Paraíso. Uma visão de cunho melancolico e que não leva a benefício nenhum, um paraíso que se sabe que é inatingível, quase como era impossível de existir a ilha de Utopia, o que acaba deixando todo mundo deprimido.
Eu voto nos PARAÍSOS POSSÍVEIS, com características concretas como era a Terrra do Leite e do Mel que Moisés procurava para levar seu povo, e encontrou.
Uma grande livraria ou biblioteca são para mim um paraíso.
Uma festa com a família reunida é um paraíso que se tem que valorizar, porque não é eterno, as pessoas vão se indo embora...
Um dia de sol, com animais soltos voando e correndo, flores nas árvores e aroma de frutas no ar, é um paraíso tropical de quem ama o lugar onde vive, e a serpente é permitida, porque ela tambem tem direito à vida e faz parte da arquitetura deste paraíso.
Ver um filho crescer, assumir valores próprios e desenvolver seus talentos, é o paraíso dos pais.
Poder fazer o bem, contribuir para aliviar o sofrimento ou aumentar o esclarecimento das pessoas é um paraíso tangível, que está continuamente à disposição de toda pessoa que quiser.
Qualquer paraíso possível de existir, que nos permita conduzir nossa vida para um rumo melhor, ou que dê maior satisfação pessoal é muito mais importante do que uma Era de Ouro distante e vaga, que mesmo que tivesse existido não poderia voltar porque o tempo não pára.
No centro do Jardim do Éden havia uma árvore especial, cujos frutos davam ao homem a consciencia de quem ele era realmente. Uma passagem para a realidade, nem sempre prazeirosa, como as pílulas que NEO tinha que escolher em Matrix. Sendo assim, a serpente nos fez na verdade um favor, permitindo ao homem crescer e se conhecer, para conquistar seus futuros paraísos possíveis
È preciso ter a coragem de escolher paraísos possíveis, e busca-los a cada dia, um pouco de cada vez aproveitando cada minuto da caminhada para se conhecer, se melhorar e merece-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário