segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pai Nosso

Barqueiro Caronte - Ilustração J. Doré

De novo catando na bagunça... achei uma cópia antiga da Divina Comédia, de Dante Aleghieri, toda riscada (porque eu tenho este péssimo hábito de marcar o que leio), prova de que participou muito proximamente de alguma etapa da minha vida.

Quando adentra o Purgatório, o poeta ouve ao longe uma oração lamentosa, dirigida pelas almas do purgatório a Deus. (Canto XI Purgatório)

" Ó Pai Nosso, que estais no céu - não por ser a ele ciscunscrito, mas por dedicar maior amor às primeiras de Vossas criações - por todas as criaturas louvado seja Vosso nome e poder, nas Vossas três pessoas.
Venha a nós a paz do Vosso reino - que aspiramos alcançar, não por nossos méritos, mas por Vossa bondade; como a vontade própria dos anjos se humilha ante o querer Vosso, sob os doces cantos de Hosana, assim se humilham os homens, todos os dias!
Dai-nos o pão cotidiano, sem o qual, neste áspero deserto, retrocede o que julga andar avante.
E à medida que perdoamos a quantos nos fazem mal, perdoa, benigno, os nossos pecados, sem olhar a pequenez de nosso merecimento.
Nossa virtude, que tão facilmente se deixa abater, não a sujeiteis à prova com a tentação do inimigo antigo, mas fortalecei-a contra ele, que a procura vencer.
Esta última prece, Senhor, não a fazemos por nós, que de seus efeitos já não temos necessidade, mas por aqueles que ficaram para trás.

Assim invocando os bons augúrios do Altíssimo, para si e para nós, mortais, avançam, curvadas ao peso de suas culpas aquelas almas penitentes. Cruzavam, ofegantes, o primeiro círculo, expurgando-se das manchas trazidas do mundo terreno. Se por nosso bem elas oram, com amor sincero, que retribuição devem receber dos que ainda ficaram, jurando um bem querer saudoso? Ajudemo-las, com nossas preces, a lavar as impurezas do pecado, para que, tornadas puras e leves, sem jaça que as empane, alcem vôo ao Céu, no camihho das estrelas. "


Quem acredita que a vida na terra é uma fase de uma vida mais ampla e longa deve pensar nisso com carinho... não basta lamentar uma perda, é necessário orar para aquele ser amado encontrar seu caminho e seguir adiante dentro da Luz.
Da mesma forma orar por todos aqueles que ainda estão presos aos seus erros passados, mesmo os que nunca conhecemos, é um ato de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário