sábado, 25 de julho de 2009

eclipses e eclipsados



No oriente na data de 22/07 pela manhã (21/7 à noite aqui em Brasilia) ocorreu um eclipse total do Sol que durou longos 6 minutos, uma coisa rara.
Coisas interessantes se relacionam a eclipses:

- passagens na Bíblia e de textos de outras religiões mencionam escurecimento do céu em momentos críticos de batalhas ou provas divinas.

- vários mitos de todos os povos do mundo relatam casos de escureciento do Sol e coisas incríveis que aconteceram em decorrência disso

Qual é a magia, o encantamento que o eclipse tem sobre os povos?
A humanidade cresceu vendo o ciclo dia/noite como a unica referencia segura, inabalavel, dentro de uma vida cheia de desastres, imprevistos e insegurança. Saber que todo dia o Sol estaria lá, trazendo calor, luz e vida, sempre foi a coisa que todos podiam ter como certa.
Mesmo na época mais primitiva, já havia consciencia de que a luz do Sol era responsavel pela produção agrícola e pela manutenção da vida.
O que então, passava pela cabeça deles ao ver o Sol se apagar no meio do dia, coberto por um outro circulo "nefasto" ( que eles não sabiam ser a Lua, porque ela não era visivel até passar na frente do Sol e encobri-lo), como o doador da vida podia ser assim apagado? O mundo podia acabar ali....
A maioria das superstições que decorreu destes eventos diz respeito a tragedias, porque eles não podiam imaginar nada de bom no Sol se apagando.

Na Astrologia antiga os eclipses são vistos como pontos críticos, que teem efeito sobre as pessoas durante 6 meses ( porque astronomicamente a cada 6 meses ocorre um eclipse, só que a maioria deles não é total, nem tão visível).

Porque no mundo de hoje, em que o homem já andou na Lua, fotografou manchas solares, mandou um robo a Marte e eliminou da sua mente todas a crendices e superstições este eclipse teve ainda tanta repercussão? Fontes da mídia internacional já o relacionaram com a queda de um avião, um teste nuclear, e pressagiam negras nuvens sobre a China e a Índia, países que o cone de sombra do eclipse encobriu.
Será que existe em nós uma memória genetica ou mitologica que ainda nos prende aos medos de nossos antepassados?
Nestes noticiarios nninguem mencionou que os eclipses ocorrem regularmente a cada 6 meses, de formas mais discretas, e são por assim dizer comuns.... só faltou falarem em bruxas, sabats e maldições.

Será que para efeito de criar alarde o raciocínio da mídia ainda é eclipsado ou na hora de encher as manchetes vale qualquer coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário