segunda-feira, 13 de julho de 2009

os chatos de hoje

" Este mundo é redondo, mas está ficando cada vez mais chato" Barão de Itararé


Toda época tem seus chatos, o que quer dizer que ser chato é um jeito de ser inerente ao ser humano, qualquer que seja o período da história em que ele vive.
Ele precisa, de todo jeito, mostrar que é diferente de voce, mais antenado, mais estudado, mais lido, mais bonito ou "simplesmente" mais especial.
Acontece que no mundo de hoje os chatos têm ao seu dispor requintes de chatices inimagináveis....

Tem o chato vegetariano (nada contra o vegetarianismo puro de intenções, absolutamente respeitável, que não serve para mim mas tem que ter seu espaço) que vem jantar com o grupo numa churrascaria e fica fazendo hums e ohhhsss cada vez que a picanha passa sangrando.... ah, na mesma churrascaria tem o chato espiritual, que não come carne de porco porque ela é reconhecidamente (?) maldita por todas religiões de respeito.... e quando passa aquela costelinha torradinha fica fazendo amuos e só falta se benzer.

Tem o chato que se senta num café onde se servem blends especiais e quetais, e pede CAFE desCAFEinado, um café que não é café, não tem os efeitos do café, putz grila, toma suco, que laranja não tem cafeína e te deixa zen! (pode crer, zen energia e zen graça)

O Eco Chato, uma criatura já reconhecida e regulamentada pela literatura, que faz questão de lembrar voce o tempo todo que o mundo está se acabando, que a culpa é sua, que tem uma nuvem negra sobre nossas cabeças... (eu sou ecológica, levo minhas sacolas retornáveis para fazer compras, separo lixo, e abro espaço para criaturas viventes e comentes (hehe) até na minha horta.... mas não sou eco chata nem eco escatológica)

Tem o chato antenado.... ele não vê os filmes inteiros, só lê orelhas dos livros lançados na lista da Veja ( nunca entra em livrarias) e ouve somente as chamadas dos noticiários, mas quando sai um assunto ele vira para você e diz... mas COMO você ainda não leu, não assistiu, não viu isso, em que planeta voce vive????

AH, os chatos de bar... cerveja sem álcool, reveillon movido a champagne sem álcool (peraí, ano novo sem poder se anestesiar para não lembrar que no dia seguinte vão continuar existindo todos os velhos problemas.... melhor nem ir na festa!)
Com certeza vai ter na mesma mesa de bar um chato que quer cigarro light sem nicotina... (peraí, se tem folha de fumo, tem nicotina, ponto final)... cara, eu não fumo, mas respeito que decide por vontade própria introduzir 400 substâncias venenosas diariamente no seu próprio organismo, ele tem culhões! Agora é uma questão de coerência, se vai fumar, fume CIGARRO!

Tem o gadget chato.... o cara que TEM que comprar e mostrar todo tipo de engenhoca que for lançado no mercado, mesmo que ele só tenha tempo de aprender as funções básicas até trocar por outro produto..... o celular dele só falta fazer RX, porque já fala e mostra o caminho, o que ele faz questão de te mostrar o tempo todo...

Tem o musichato... se estão tocando pop rock ele só gosta de acústicos, se estão tocando acústicos ele tem saudades so tempo em que as melodias e letras tinham mais originalidade.... nunca ouviu uma ópera inteira, mas quando escuta um trechinho fecha os olhos e faz ohhhhh.

O chato atlético, malhado, sarado, faz 3 tipos diferentes de artes marciais e pode estar o maior frio que vai usar camiseta justa de manga curta para mostrar os biceps.... se bobear ele vai num casamento com ela. Ele fica te lembrando que voce é sedentário, fraco, mole, e passar esse tempo todo lendo só vai te fazer mal, além do que a mulherada não quer saber quem foi Proust, mas quer apalpar um glúteo definido....

A chata perua... "fez" os peitos, o abdomen, "refez" o glúteo e o abdomen, "fez" e "refez" a cara e a lipo.... faz questão de se olhar em cada pedacinho de espelho e te lembrar que musculatura flácida e roupa do ano passado são um passaporte para o esquecimento.... acha um absurdo voce não conhecer AQUELA loja e AQUELE cabelereiro.

Tem uma coisa que é tiro certo para conhecer estes chatos e diferencia-los das pessoas que realmente têm princípios vegetarianos, ecológicos, etc.... basta perguntar porque ele segue essa linha... se a resposta for simplesmente (sem elaborar) " É uma questão de filosofia" ou " uma questão de princípios", siga em frente, vire as costas e viva a vida, porque ele é apenas mais um otário que quer ser diferente e não sabe como.

Cerveja sem álcool, churrascaria sem carne, cigarro sem nicotina, o próximo passo é sexo sem contato... peraí, já tem montes de pessoas que fazem sexo virtual!

para o mundo que eu quero descer!

Um comentário: