sexta-feira, 7 de agosto de 2009

fruto proibido




A família botânica das rosáceas devia ter sido canonizada.... ela provê os frutos mais doces e carnudos que existem, maçãs, pessegos, peras, ameixas, e as flores mais belas da natureza, as rosas.

A maçã sempre foi conhecida como o fruto proibido do jardim do Éden, a imagem de um maçã mordida sempre foi o ícone representativo da perdição, da tentação que venceu Eva, mas tem um problema nessa onda: em nenhum lugar da Torah o fruto que Eva mordeu foi chamado de maçã, ou por qualquer nome que incriminasse esta fruta. Era o fruto da árvore do conhecimento, a Gnose, a possibilidade de Eva saber quem ela realmente era, a pílula azul de Matrix.
Machiavel costumava dizer: tradutore, traditore!.... todo tradutor é um traidor da ideia original e o mancão que incriminou as maçãs deve estar no purgatório até hoje, foi o erro de tradução mais duradouro e de maior repercussão na história.

As maçãs tambem ficaram conhecidas como a fruta das bruxas... em parte por causa da famigerada Eva, em parte por causa do pentagrama que elas conteem dentro de si se cortadas horizontalmente, o pentagrama era um simbolo de proteção na cultura bruxistica. Basta falar em maçã e voce lembra da bruxa má envenenando Branca de Neve ( aquela sonsa!).

Quem já sentiu o aroma de uma torta de maçãs ainda quente, ou de maçãs assadas sabe que o perfume é inesquecível. A cor é um deleite de riqueza e nobreza.

A macieira é símbolo do triunfo do amor desde a Idade Média, porque no inverno ela perde todas a folhas e fica parecendo uma árvore morta, e de repente no final do inverno ela fica toda coberta por flores maravilhosas de 5 petalas, rosadas e brancas, prenunciando a vinda de frutos divinos na primavera... o que nos remete às deliciosas "maçãs do amor" vendidas por ambulantes nas festas de rua...

e tem a Big Apple... New York... um desbunde total de tudo.

Não podemos nos esquecer de que a Lei da Gravidade foi "causada" pela queda de uma maçã sobre a ilustre cabeça de Sir Issac Newton...

Os macaquinhos aqui da beira do rio adoram maçãs, já picadas para facilitar, porque as mãozinhas deles são minusculas.


oportunamente continuaremos o assunto das rosáceas .

assessoria do artigo: o bicho da maçã.

Um comentário: