segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Rosas


A família da rosáceas nos alimenta o corpo através das frutas e a alma com as rosas...

As rosas são originarias da Síria, onde os cruzados as conheceram. Deste encontro nasceu a reputação mística da flor, que era cultivada em jardins internos das casas, onde se tinha conversas privadas, que depois de muito tempo passaram a ser chamadas de sub rosa, a rosa passou a identificar mistérios, segredos. Nossa Senhora sempre é representada com rosas, era chamada a Rosa Mística.
As rosas sírias eram bem simples, com apenas as 5 pétalas caracteristicas que tambem têm as flores dos pessegueiros, das macieiras, etc, mas com o passar do tempo foram cultivadas e transformadas de forma a ter mais pétalas, mais cores, florescer solitárias nos galhos ao invés de florescer em cachos.

As cores das rosas, desde o século XVIII passaram a ser códigos, vermelhas para paixão, rosa para afeto, amarelas para amizade, brancas para pureza....

O aroma das rosas desde tempos antigos é usado em comidas especiais no oriente, geléias e chás, e tambem em pequenas bolinhas feitas com as petalas comprimidas, que formam colares aromáticos, outra coisa que os cruzados trouxeram na sua volta para a Europa, terços e colares feitos de pétalas de rosas, conservando seu perfume.

Na arte as rosas inspiraram com sua geometria perfeita a criação de vitrais coloridos, que depois passaram a ser chamados de rosáceas. Cerâmicas foram decoradas com rosas, papéis de parede, de carta, marchetaria, joalheria...

Tudo isso para dizer o quanto elas são importantes, o quanto de nossas vidas esteve ligado a elas, quantas lembranças temos que envolvem as rosas, em momentos alegres e tristes. TODO MUNDO tem em casa alguma coisa que tem a imagem de uma rosa, é um desafio, vá procurar.

As floriculturas de hoje desenvolveram rosas que não se abrem expontâneamente, porque as pessoas as acham mais bonitas em botão, mas é pena, porque a geometria perfeita, o veludo das pétalas e o melhor do perfume só aparece nas rosas maduras, já abertas, exatamente como as mulheres maduras têm mais conteúdo, mesmo sem as formas perfeitas da juventude....

Elas florescem o ano todo, sem trégua, para não deixar nosso ano meio vazio com sua ausencia. São mais resistentes do que parecem.

Eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário