sábado, 19 de setembro de 2009

azul I















Quem já me conhece sabe que minha flor favorita é qualquer uma ... que seja AZUL. Hortencias, miosótis, a nossa flor borboleta que está nas duas fotos de cima (recentemente identificada como Clerodendrum Myricoides, Ugandense, pelo amigo Arnaldo) , Íris e Delphiniuns européias.... esta semana achei no paisagista daqui umas mudinhas destas belezas (foto de baixo)... são minúsculas, cerca de 1 cm , de um azul tão intenso que "dói", tipo azul índigo, um azul intenso que chega a ser quase violeta.

Interessante, o pigmento azul é raro de ocorrer naturalmente ... na antiguidade, os egípcios eram obrigados a moer sodalitas para fazer pigmento azul para tintas de pintura, enquanto que todas as outras cores eram facilmente encontradas em vegetais e minerais comuns. Os trajes de linho azul claro que os egípcios usavam quando estavam de luto eram caríssimos, porque era preciso importar o corante índigo da Ásia Menor.

É claro, que em se tratando de mim, coisas estranhas acontecem... plantei uma hortência absolutamente azul escuro, maravilhosa, ela ficou lá um ano... e quando deu flores, elas eram rosa choque!!!!! traidora, falsa, miserável.... mutante tipo X-flower? não, a resposta é simplesmente pH, parece que conforme a acidez do solo onde estão as flores assumem cores diferentes, é uma planta volúvel! só não sei se devo por ácido ou base para voltar a ter flores azuis...

É interessante como as pessoas vibram em determinadas frequencias cromáticas... existem pessoas do verde, do amarelo, muitas do vermelho... poucas do marrom e do roxo... eu sou azul indigo, ou royal como é mais conhecido entre nós.

As cores têm poder sobre as pessoas e os animais, já dizia Paracelso, o médico alquimista, e com elas podemos mudar nosso ambiente e por consequencia, nossa vida. A vibração do verde favorece a saúde e a medicina, o amarelo favorece a inteligencia, o laranja a nutrição, o vermelho a energia para desanimados e deprimidos, o branco a paz, o preto a introspecção... o azul é a cor da fantasia, da criatividade e do misticismo.

.

Um comentário:

  1. (FOX P2) a proteína do retorno de JESUS.
    Acesse o cite www.espacomissionario.com.br e saiba mais sobre o maior acontecimento da Terra.

    EU tenho esta flor borboleta em casa.É a flor mais linda que já encontrei!

    ResponderExcluir