sábado, 19 de setembro de 2009

azul II



Existe um lugar no mundo que é azul, absolutamente azul... a ilha grega de Santorini, onde o mar e o céu mediterrâneos se confundem no horizonte. Os gregos tinham uma única palavra para definir tanto o mar quanto a cor azul... THALASSA

Antigamente chamada de Thera, a ilha foi partida numa explosão vulcanica ( ainda se vê as beiradas da chaminé do vulcão no mar) que foi a causa de todas as manifestações "milagrosas" do Livro do Êxodo da Bíblia... desde a cor de sangue na água (ferro em suspensão oxidado), às epidemias de insetos, pústulas e feridas em homens e animais, sapos, a morte dos primogênitos ( que dormiam em camas rente ao chão, expostos às nuvens baixas de monóxido de carbono, enquanto seus irmãos dormiam em terraços perto do telhado), e a piece de resisténce, a divisão do mar vermelho que era na verdade o mar dos juncos, cujas águas se retraíram e depois voltaram como um tsunami ( que levou o exército do faraó pro brejo), exatamente como ocorreu na Indonésia recentemente. (você pode assistir ao excelente documentário do History Chanel sobre esta teoria em The Exodus Decoded )
Podemos, portanto dizer que Thera foi a mãe dos milagres de Moisés. De repente, pode ser que Deus opere tambem pela coincidência!
e que timing!

Fotos de Santorini estão ao alcance de minha visão sempre , pode ser que eu vença o destino pelo cansaço e um dia ainda vá conhece-la e mergulhar de vez no azul.

.

Um comentário:

  1. Muito legal este post. Gostei da relação que fizeste do "azul profundo". A lembrança com as pragas do Egito também são oportunas.. Muito interessante teu blog..

    Abraços

    ResponderExcluir