segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore



Hoje é dia da árvore... de um jeito ou de outro, elas estão presentes em nossas vidas, nas horas boas e ruins, para construir, fazer papel, embelezar a paisagem, nos alimentar com seus frutos.

O Carvalho do meu nome, traduzido no desenho heráldico celta ao lado, veio de Portugal. Numa época em que muitos clãs precisaram "inventar" um nome para se cristianizar, meus antepassados usaram como emblema o carvalho, representante milenar da sabedoria druídica e da longevidade. Quantas famílias-árvores descendem desta época? Pereiras, Silveiras, Quaresmas, Figueiros, Nogueiras, etc....

Os pinheiros natalinos carregam em si além de luzes e flocos de neve falsa todos os sorrisos e lágrimas de cada família reunida ao seu redor, uma vez mais para celebrar uma noite sagrada, levando cada um os ganhos e perdas do ano para partilhar.

A oliveira, fonte milenar de alimento, luz e comercio, carrega em seu tronco retorcido centenas de anos de história, produzindo suas safras para várias gerações de uma mesma família, está na mesma encruzilhada de estradas de terra há centenas de anos, vendo irem e virem pessoas, veículos e Eras.

Yigdrasil, a mística árvore do Asgard que carrega toda a sabedoria de Odin; Etz Chaiim, a árvore das vidas kabalistica; a alfarrobeira, portadora de um dos segredos mais críticos da mística da humanidade... e até as árvores genealógicas, onde os ramos e frutos somos todos nós... mesmo no universo mitologico elas são símbolos e estruturam o pensamento humano. O esquema gráfico de uma árvore facilita a compreensão, o entendimento e a organização de idéias, um fenômeno conhecido há milhares de anos na kabbalah como " a linguagem dos ramos"... entender de onde vem e no que vai dar uma ideia.

Outras árvores se incorporaram à história da humanidade... o que seria de Newton se não lhe caísse uma maçã na cabeça? Um sábio sem a Teoria da Gravidade...
A seringueira, que alimentou todo um ciclo econômico no Brasil...
As palmeiras imperiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro...


Não pergunte o que a árvore pode fazer por voce, pergunte o que VOCE pode fazer pela árvore!

.

Um comentário:

  1. Oi Paula
    A árvore é uma das minhas mães. Acho que sempre viverei dentro de uma.
    Abraço..

    ResponderExcluir