sexta-feira, 25 de setembro de 2009

tocando em frente




Ontem no festival da Canção que está havendo aqui no retiro
( a cidade histórica de São Luiz do Paraitinga, SP) tivemos um show de Almir Sater no coreto da praça central da cidade... e mamys teve seu dia de macaca de auditório, como diria o Felipe.
Este Festival da Canção está no seu terceiro ano, e cada vez melhor, organização impecável, boas as oficinas e artistas convidados, e o que é melhor, atrai para a cidade um público de nível muito melhor do que o do carnaval.

É engraçado como tudo na vida tem sempre dois aspectos... nem sei durante quantos anos eu quis assistir um show do Almir e nunca deu certo... havia o cenário lindo, da praça cercada de casarões imperiais, o coreto iluminado, um evento com organização de primeira qualidade.... mas um público sem educação, 2000 pessoas que vão para a praça conversar enquanto tem alguem cantando. Houve momentos em que o ruído da conversa geral era tão alto, que não se ouvia a voz de Almir falando ao microfone, mesmo estando a apenas 20 metros dele.
Positivo o profissionalismo impecável, os músicos de alto nível, a figura carismática e um tanto enigmática de Almir resgatando as toadas e guarânias de sua terra natal no Pantanal, numa musica fusion muito particular ( única, mesmo) e de bom gosto, onde ressoam às vezes até toques andinos na viola. Não sei porque, mas mesmo passando para todos o prazer que ele tem de tocar e cantar, e a sensibilidade de suas músicas, ele continua sempre parecendo que carrega a dor do mundo no olhar...

esta aqui toda a platéia cantou com ele

Tocando em Frente

Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso, porque já chorei demais.
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe...
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei,
Eu nada sei.

Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
É preciso o amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha, e ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro levando a boiada,
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,
de estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
É preciso o amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história,
E cada ser em si, carrega o dom de ser capaz e ser feliz.

Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
É preciso o amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
E cada ser em si, carrega o dom de ser capaz, e ser feliz.

.Esta aqui ele não cantou ontem, e não é citada como particularmente um sucesso, mas eu gosto da letra... quem nunca percebeu que embora o raio e o trovão sejam almas gêmeas, seguem se desencontrando no tempo?
Como disse Shakespeare: "The course of true love never did run smooth" ( o caminho do amor verdadeiro nunca foi fácil)

Sortudos aqueles que conseguem sincronizar as vidas de Ana Raio e Zé Trovão.


A hora do clarão

Ana Raio e Zé Trovão diz a sabedoria
Tudo o que acontece hoje aconteceu um dia
Se esse mundo é o nosso pai o tempo é a magia
Que nos mostra a direção sem medo nem poesia
Viver é a nossa alegria, seguir é a nossa missão
E tudo se resume estar aqui um dia
Noutro dia não
Ana Raio e Zé Trovão

Ana Raio e Zé Trovão mulher e valentia
Um conhece a direcão a outra a estrela guia
Um caminha pela luz e a outra se alumia
São as cores do destino que os diferencia
Um dia, é um dia, é um dia
Que nasce do seu coracão
E tudo se resolve na hora da aurora
Hora do clarão
Ana Raio e Zé Trovão

Ana Raio e Zé Trovão quem disse que sabia
Onde andará o vento quando é calmaria
Quem decide esta questão quem é que avalia
A nascente da canção, a mágica do dia
Pensar só nos traz alegria
Saber já é outra questão
Somente quando sonha o homem vai ao céu
E o resto é pelo chão
Ana Raio e Zé Trovão

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2 comentários:

  1. Gosto da música de Almir Sater. Não tanto pelo estilo, qual não me identifico mesmo, mas por sua precisão e seu virtuosismo na execução do instrumento. Penso que ele desenvolveu um estilo próprio e dele tira o melhor possível. A clareza de seu som considero a sua marca principal. Não conheço muito da viola caipira, no entanto tenho ouvido muitos baterem nas cordas, mas executarem o instrumento com maestria muito poucos. Dentre estes creio está Almir Sater. Vi Fernando Deghi executando uma obra prima na viola. É um estilo totalmente diferente mas absolutamente fantástico. Na minha opinião são artistas equivalentes, cada um em seu modo próprio de executar o instrumento.
    Abração Paula.

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  2. Êta

    só mesmo quem entende do riscado para fazer uma observação dessas...

    obrigada Ricardo
    não posso dizer que conheça o instrumento (embora aqui no retiro haja muitos violeiros), mas o som da viola caipira BEM TOCADA, rico e doce, é realmente uma coisa especial.

    abraço

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