terça-feira, 22 de setembro de 2009
Equinócio
Hoje começa oficialmente a primavera no Hemisferio Sul, no dia chamado Equinócio, quando a duração do dia e da noite é igual. Antigamente, quando os povos regulavam suas vidas pelas estações do ano, este era um ponto ritual importante, porque marcava o início do ciclo de fartura, de cor, de semeadura, a força da vida que renasce.
O interessante é que os celtas celebravam no hemisfério norte, o equinócio de primavera no dia 21 de Março, e o de Outono em 21 de setembro... como estamos no hemisfério sul, as estações se invertem. Isso acabou incorporando à Pascoa cristã o costume de fazer ovos decorados , que simbolizavam o renascimento da deusa Ostara no equinócio de Primavera (Ostara, Eoastar, de onde vem o termo Easter, páscoa em ingles), o que dava significado à primavera na forma de renascimento a partir de um ovo.
Na Ucrânia, onde estes ovos das fotos foram feitos, a tradição artística se chama Pessanka (bem parecido com o Pessach hebraico).
Era uma data tão importante, que muitos dos monumentos megalíticos da antiguidade tinham pequenos orifícios ou janelas por onde passava a luz do Sol ao nascer no dia do equinócio, dando início a comemorações.
Existe um aspecto simbólico importante num dia de equinócio... ele representa um ponto de equilíbrio no tempo, um ponto de equivalencia entre Luz e Sombra, entre o revelado e o oculto.
Todos os dias semeamos sentimentos, ações, esperanças, planos, e com o aumento da Luz e da duração das horas do dia, gradualmente, até o solsticio de verão (21 de dezembro), nossas sementes atingirão o ápice de crescimento e darão frutos, guiadas pela corrente de energia do aumento da Luz.
Este era o significado dos ovos decorados, o ovo é um embrião, um começo... ao decora-los nos ritos de Ostara as pessoas mentalizavam desejos, planos e semeavam nas marés cósmicas favoráveis, para poder colher depois, conforme o ciclo do tempo se seguia.
O Equinocio de Primavera do Hemisferio Norte em 21 de Março fixa as datas moveis do Calendario da Igreja Catolica, para frente e para tras: a primeira Lua Cheia depois do equinocio é marcada, e a Pascoa será o primeiro domingo depois dela. Desta maneira toda a mitologia de renascimento, ovos, e do florescer do ciclo agrario anual é incorporada na Pascoa.
Então, embora estejamos longe da pascoa cristã, vale decorar os ovos, ou melhor, elaborar o pedido, o planejamento, o desejo de ter frutos ou melhorias, porque é Primavera, o amor e a cor estão no ar!
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário