terça-feira, 13 de outubro de 2009

13 de Outubro/ sexta feira 13


Muita gente sabe que sexta feira 13 é um dia de superstição, um dia péssimo, perigoso, uma coisa já arraigada na cultura ocidental.
Só não sabem de onde veio esta superstição ligada a esta data, que apareceu em 13 de Outubro de 1307, uma sexta feira.


A Ordem Militar dos Cavaleiros Templários, que existiu durante 200 anos fundada logo após a Primeira Cruzada, atingiu um crescimento inimaginável para a época. Eles desenvolveram o que hoje é o nosso sistema bancário, fazendo cartas de crédito na Europa para cavaleiros que queriam viajar para a Terra Santa, onde apresentariam a carta numa das sedes da Ordem e receberiam o dinheiro vivo que haviam depositado na Europa. Eles desenvolveram até a criptografia de dados bancários, porque estas cartas eram escritas num código que só eles conheciam, e tambem faziam empréstimos para quase todos os reinos de então.
Recebendo doação dos seus membros e suas famílias, a Ordem chegou a ter 300 propriedades importantes na Europa e várias outras no Oriente Médio, e uma frota que era a maior daquela época.

Obviamente isso chamou a atenção dos ambiciosos. O Rei Filipe IV da França devia tanto à Ordem dos Templários que nunca conseguiria pagar, então pressionou o Papa Clemente V a declarar a Ordem ilegal e excomunga-los sob falsa denúncia de feitiçaria, de forma que o monarca da região de cada propriedade templaria teria direito a confisca-la.

Eles criaram um plano de inteligencia militar brilhante para a época: cartas foram enviadas para cada posto do exercito do rei e nelas foi determinado, em sigilo, que todas a propriedades templarias seriam cercadas na manhã de sexta feira, dia 13 de Outubro de 1307, de forma que não houvesse tempo para os Templarios se comunicarem e fugirem com o tesouro que possuíam.
Eles foram duramente torturados, e alguns acabaram confessando as baboseiras que o rei e o Papa inventaram, para garantir a validade do golpe.

Durante séculos ficou na mente da população, principalmente da Provença, o terror deste dia, e daí começou a superstição de que toda sexta feira 13 era maligna.

Fatos interessantes:
- ninguem nunca achou o famoso tesouro, nem a frota, que DESAPARECEU sem deixar traços.

- ao ser queimado na fogueira, Jacques de Molay, o chefe da Ordem, lançou uma maldição sobre o rei Filipe e o Papa Clemente, de que em menos de 1 ano se encontrariam com ele no inferno. Os dois morreram bem antes do prazo de 1 ano.

- alguns países nunca extinguiram a Ordem em seus domínios, ela continuou existindo na Escócia, onde se supõe que originou a maçonaria, e em Portugal, onde o próprio Rei era um templário, e para garantir que não aconteceria nenhum golpe legal eles mudaram o nome da Ordem para Cavaleiros de Cristo.
Quem já viu quadros de Pedro Alvares Cabral desembarcando no Brasil usando uma tunica branca com uma cruz vermelha, estava olhando para mais uma conquista dos templários. Muitas famílias e castelos de Portugal pertenceram aos Templarios e tiveram sua propriedade assegurada aos descendentes deles pelo Rei.


- na cidade de Metz, que fica na fronteira entre a Alemanha e a França, o superior da Ordem reuniu seus cavaleiros mais marcados por batalhas das cruzadas, os mais ferozes, e entraram todos a cavalo e completamente armados na sala do tribunal. Ele disse aos juízes : viemos dispostos a lutar com voces até a morte para provar nossa inocencia. ( este tipo de julgamento era comum na Idade Media, se chamava ordália, supunha-se que num combate Deus sempre protegeria o justo). Foram imediatamente liberados e viveram para serem julgados num outro dia. ( eu queria ser uma mosquinha para ver esta cena!)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário