domingo, 18 de outubro de 2009

as muitas faces de Deus


Eu sempre tive atração por estas imagens indianas, mesmo antes da mega lavagem cerebral da novela



É interessante notar que em qualquer religião os homens precisam fazer os Deuses terem imagens semelhantes a ele, para se sentir mais próximos, ou talvez mais compreendidos pelos ditos seres espirituais.
Mais interessante ainda é notar que mesmo em lugares completamente distantes, as imagens de Deuses semelhantes e com caracteristicas semelhantes de aparência se desenvolveram independentemente, portanto, já residiam no interior do homem universal, que as desenhou semelhantes sem referencias prévias.


As Deusas do amor sempre estão cercadas de cisnes, conchas do mar e pombas, sejam elas de onde forem. O Deus Sol sempre tem uma carruagem com mais de 300 cavalos (uma Maseratti!), e por aí vão as semelhanças entre eles, porque o homem, onde estiver, onde for criado, é semelhante a todos os outros homens que já viveram.













Talvez seja a fragmentação do espírito do próprio homem que o faça criar tantos Deuses e Deusas, que cuidem cada um de um determinado aspecto da vida, ao invés de enxergar uma única fonte criadora que é imaterial e impossível de retratar.
Talvez assim fragmentados, eles se tornem mais confortáveis, digeríveis, para a mente e emoções humanas.




Na essência de toda busca do Divino, sempre houve uma única razão de ser da procura de Deus: a necessidade.

A necessidade de entender o mundo, de vencer os elementos, de aceitar a fragilidade e impermanência da própria vida frente a um Universo imensurável.


Ananke, era como a chamavam os gregos, e por este nome os ciganos a cultuam até hoje. Ananke era a Necessidade, aquele buraco que precisa ser preenchido nos corações e vidas humanos para que a vida se torne suportável.
Ananke, mais do que a mãe de todos os deuses, era a mãe da religiosidade, que provê uma solução para eliminar estas necessidades particulares de amor, saúde, riqueza, inteligência, sorte.... e por sua vez acabam tendo, cada uma destas necessidades, uma face humana ou zoomórfica que representa um canal para a solução.

Estas imagens indianas são belíssimas, e contam na riqueza do colorido, composição e fantasia as estórias que mitigaram os espíritos humanos e suas necessidades por milênios.
É bobagem pensar que que os indianos, bem como os católicos, com seus montes de santos, são idólatras. Na visualização particular de uma necessidade atendida, eles têm o tempo todo a consciencia de que a imagem em questão é apenas um canal para o criador, e sabem que ELE, em última instância, é conhecedor e mitigador de cada necessidade humana.

Mas é interessante porque este se tornou um recurso particularmente eficaz em termos neurolinguísticos, é muito mais fácil uma mente simples canalizar uma ideia bem definida dirigida através de um canal bem definido e assim tornar real o que precisa, do que obter resultados visualizando um grande e completo ser amorfo e todo potencial .

A programação da mente humana é bem básica, e quanto mais direta e compartimentada a meta ideal, melhor o resultado será frente às expectativas porque a energia mental será projetada com foco total no objetivo.

 Existem certas tradições religiosas que são sofredoras do maior mal que os gregos conheceram: Hubris, o orgulho intelectual. Elas acham que só o Deus delas é verdadeiro, só a maneira como eles o vêm é verdadeira, e só através do mundo deles a verdade sobreviverá.

Esta é a pior forma de pobreza que pode haver para o espírito humano, porque nega a própria essencia de universalidade divina que sabe se manifestar de forma sólida em culturas tão distantes, pelo simples fato de ser um terreno igualmente pertencente a todos os seres humanos.

fonte da imagens: www.astrogyan.com

Observação: notem que na quinta figura, em cima, há um desenho de uma suástica. Vale lembrar que na India a suástica representa uma cruz ( matéria) em movimento, quer dizer, ela representa a transitoriedade e ciclicidade do mundo. Eles já a usavam assim milhares de anos antes que os nazistas se apropriassem e deturpassem o simbolo.

.

5 comentários:

  1. NENHUM DESSES DEUSES SÃO DEUSES,SÃO DEMONIOS. O SANGUE DE JESUS TEM PODER.João 14:6, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Romanos 8:37 Somos mais que vencedores em Jesus Cristo.DEUS deu o seu filho amado para morrer na cruz para nos salvar,mas no terceiro dia ressuscitou.SÓ JESUS SALVA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo:

    primeiro, DEUS é maior, seja qual for o nome que se dê a Ele, e Ele não precisa de representante, tradutor ou gerente, porque Ele está em toda parte, inclusive dentro de voce e de mim. O intuito deste post foi justamente mostrar que a essencia de Deus pode ser vista de muitas formas por culturas diferentes, e embora cada uma delas seja Ele, Ele não se resume a elas.
    Ele, bendito seja, sabe reconhecer um ato de bondade e mérito espiritual num budista, num muçulmano, num hinduista, e até num ateu, porque tudo que existe é parte dEle, inclusive os "infieis".

    Segundo, em termos de religião, ninguem é dono da verdade, da palavra ou do entendimento perfeito da imensidão que é o fenomeno Deus, pessoas e religiões que agem assim estão nivelando a espiritualidade por baixo e se limitando, e tentam desesperadamente limitar os outros para que não cresçam e alcancem uma compreensão maior do que voces.
    Espiritualidade não pode ser limitada, regulamentada por escritos, muito menos padronizada, cada um vai entender e viver Deus de acordo com sua própria natureza e capacidade, e não será menos abençoado porisso.
    Mesmo um analfabeto que não sabe ler e decorar uma oração ou texto, pode ter Deus muito mais presente no coração do que os que o fazem e ficam empurrando as citaçoes guela abaixo dos outros mortais.
    Não existem religiões menores,existem ALMAS pequenas.

    Deus é muito mais do que isso, voce devia experimentar, porque no mesmo livro que voce decora está escrito: onde me procurarem, lá estarei.

    Qualquer outro comentário de natureza XIITA será sumariamente deletado, porque este espaço é particular e destinado ao crescimento cultural e esiritual, faça voce um BLOG seu,poste lá o que voce pensa, ou apenas continue repetindo o que outros pensaram.

    INQUISIÇÃO NUNCA MAIS!
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. era só o que faltava, mamis... tem gente que é tão ignorante, mas tão ignorante, que não tem capacidade pra entender o que é escrito num post religioso, e pra querer contrariar posta uma passagem bíblica como se fosse o argumento dele e a verdade suprema.

    no caso dos cristãos fanáticos, eles vêm essas citações bíblicas, sendo que muitas delas foram deturpadas pelas várias traduções do livro, e sendo que o cristianismo é noviiinho noviinho se comparado às crenças de outros povos, como os egípcios e os celtas. como eles poderiam dizer que o deus cristão é o único?

    ignorantes e desconhecedores disso, essas pessoas aparentemente não aprendem a respeitarem essa universalidade divina, e sentem prazer em chamar o deus do outro de demônio... ninguém mereeeece

    ResponderExcluir