quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi

Hoje é Corpus Christi, e no retiro se cumprem as antigas tradições de decorar as ruas por onde a procissão vai passar. Pessoas de todas as idades passam a madrugada e a manhã desenhando e depois despejando serragem e flores no chão. A beleza das casas antigas fica ainda mais bela com as ruas enfeitadas e a alegria das pessoas que se dedicam a manter a tradição viva. O mais bacana este ano é que inovaram na decoração e no serviço social: usaram cerca de 40 cobertores para integrar a decoração das ruas, e depois da procissão foram doados aos necessitados.

Como quase todas as festas cristãs, poucos sabem o que estão comemorando, ou relembrando...
Em 1264, na localidade belga de Bolsena, um padre não muito convicto do Dogma da Transubstanciação ( que diz que o corpo real de Cristo está na hóstia) estava celebrando uma missa, e contam que ao ser partida a hóstia, ela começou a sangrar e assim permaneceu por vários dias, ficando de prova todos os panos que o padre vestia e que cobriam o altar.
Logo em seguida foi criada no calendário católico a data de Corpus Christi, a partir da Diocese de Liége para o mundo todo.

Dogma.
Eu adoro esta palavra... na minha lista de desejos ela está na parte onde eu finalmente conseguirei morar num sítio, comprar um jumento e por nele o nome de Dogma. Já pensaram, o Dogma zurrando feliz no capinzal, e passeando comigo? O Dogma dando coices por ai afora?

Mas a gente convive com tantos dogmas disfarçados... a cotação do dolar, o preço da cesta básica e do salário mínimo ( voce tem que acreditar que são valores verdadeiros e funcionam, sem pensar), os diplomas emitidos pelas instituições de ensino que estão cada vez mais cada vez... (voce tem que acreditar que aquele veterinário sabe tudo que deveria), os legumes sem agrotóxico que te cobram os olhos da cara, até a pureza dos combustíveis e da água "mineral" em garrafões que te vendem.

Se a gente não acreditar, como vai continuar vivendo?

Então viva o Corpus Christi, e torçam pra um dia eu conseguir ter meu jumentinho e meu cantinho na roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário