terça-feira, 2 de junho de 2009

Grande Irmão

foto: Felipe Corrêa


Num livro de Aldous Huxley, 1984, se dizia que no futuro em todos os lares haveria máquinas que tudo viam e comunicavam, controlando a vida das pessoas numa imensa rede de espionagem, era o chamado Grande Irmão. Eu acredito que ele nem poderia imaginar é que num futuro proximo as pessoas levassem o Grande Irmão para suas casas e caíssem na rede espiã alegremente... sem imaginar os riscos.
Anos depois da internet já instituída e disseminada, há agora uma cultura anti hackers e anti vírus, mas ninguém pensa na contaminação cultural difusa e dissimulada, na informação desvirtuada. Não sei porque, mas ninguém duvida de alguma coisa que aparece na internet em um tela bonita, bem feita.

Anos atrás me diverti muito com uma corrente que passou por aí com uma imagem de um gatinho criado dentro de uma garrafa, e um abaixo assinado contra o "absurdo"...
Santa Ignorancia, socorrei-me.. alguem acredita que é possível viver numa garrafa lacrada, sem ar??????
Bem, ao final descobri que a imagem era parte de uma tese de 2 jovens de NY, que justamente falava sobre o poder nefasto que a comunicação pode ter na internet porque as pessoas partem do princípio de que o que está na tela é sempre verdadeiro.

Já caí no conto de uma "loja" de produtos veterinários que existiria em Miami, com fotos e catálogo muito bem feito, e ao pedir para 2 amigas que lá estavam irem buscar para mim um acessório de trabalho, elas constataram que no endereço citado no site não havia nada, apenas um galpão industrial abandonado numa vizinhaça muito suspeita

Numa das novelas da globo um personagem está enfrentando um calvário particular: jovens arruaceiros criaram um site na internet onde ele é acusado de estupro e assassinato, com fotos e "depoimentos" das vítimas... depois de recorrer à polícia e esperar muito, o site foi retirado da rede, mas o dano está feito, as pessoas todas que o viram crescer no bairro o vêem agora como um marginal perigoso...

E os perfis de sites de relacionamentos???? Estes merecem uma categoria à parte, todo mundo cria um personagem, com fotos (quando deles mesmos) de 10 anos atrás e afirmações como "pós graduado", classe A, gosto de ler, etc.... imagino as surpresas de quem vai conhece-los ao vivo e às dores....

Há que se reconhecer que a internet é uma ferramenta fantástica, que acelerou TUDO no mundo, da pesquisa científica à integração documental, das atividades bancárias ... à disseminação de fraudes!

E tem os powerpoints! aquelas jóias de criatividade brega e piegas que são despachadas ao léu e entulham as caixas postais.... tem gente que não trabalha nos escritórios da vida, só fica repassando estes pps chatos o dia todo!
Lembro de um com uma mensagem espiritual profunda... dizia que o versículo central do livro de salmos era o oitavo do salmo 118, que dizia sei lá o que, blabla, etc... e bom, eu fui contar, e o versículo central é o segundo do salmo 77!
Nem em powerpoints ingênuos dá pra confiar!

vem a pergunta fatal : CAIU NA REDE É PEIXE????

Nenhum comentário:

Postar um comentário