terça-feira, 16 de junho de 2009

Lei da Semeadura


A Kabbalah diz que dentro de uma semente existe uma árvore inteira, com as futuras sementes dela. A semente é a coisa mais mágica que existe na natureza, porque dentro de uma coisa aparentemente sem vida existe tudo em potencial, esperando ser acordado da dormência.

A semente dos atos e das vidas tambem funciona assim. Numa palestra do espírita Divaldo Franco eu ouvi anos atrás uma frase que nunca esqueci: a semeadura é opcional, mas a colheita obrigatória (uma interpretação de Kardec "Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza" ).

A maioria das pessoas não sabe que Goethe era botânico amador, e escreveu em sua Metamorfose das Plantas ( livro usado como fonte de estudos filosóficos pelas correlações ente a natureza e o espírito humano) :
" Simplesmente adormeceu a força na semente, um modelo incipiente,
Deitado, fechado em si mesmo, curvado debaixo da cobertura,
Folha e raiz e embrião formado, apenas, pela metade, e incolor;
Seca, a semente mantém protegida a vida assim conquistada..."
O mesmo Goethe escreveu: "Há momentos que contêm em si o potencial de uma vida toda."

Essa é a base da prática da Astrologia, um momento (nascimento) congelado num gráfico contem em si o potencial ( não o destino) de uma vida inteira.

A Lei da Semeadura tem várias facetas:
-voce semeia o que tem, portanto colhe frutos do que voce é;
-voce pode escolher semear em qualquer lugar, circunstancia, ou pessoas, mas é ali mesmo que vai ter que colher;
-a qualidade da semente é diretamente proporcional à qualidade dos frutos;
-há sementes que têm um período longo de dormência.... situações que precisam de anos para amadurecer e então florescer, às vezes quando não nos lembramos mais delas;
-o tamanho da semente não é proporcional ao tamanho da árvore... um pequeno ato de gentileza ou caridade pode gerar um baobá de felicidade;
-há anos em que a safra é pouca, mirrada, custosa... mas a natureza persiste em tudo que existe... e cedo ou tarde uma nova florada vai carregar a árvore de frutos numerosos;
-qualquer roceiro sabe que se colocar uma boa semente em local ruim não vai colher nada... é preciso adequar a semeadura ao ambiente receptor, para que se produzam condições favoráveis ao crescimento da semente... é mais ou menos como falar numa linguagem em que o outro possa compreender voce para que o entendimento seja produtivo, sem arrogancia;
- as sementes crescem e florescem de modo diferente conforme o local onde estão e a forma como são cuidadas... mas ainda assim os frutos que delas nascerem serão iguais ao original.
Tipo: uma família simples pode gerar um filho que se torna rico e famoso, mas mesmo que ele se modifique e se envergonhe da famíla original, ele é um deles, sempre vai ser um deles, e vai gerar descendentes deles. ( a maldição do DNA...hehehe) Todo mundo acha a jaca uma fruta cafona... voce pode plantar uma semente de jaca num vaso maravilhoso, que será cultivado num palacio com a finalidade de ser uma folhagem bonita... mas quando nascerem frutos, eles serão jacas, puras, doces, deliciosas ... e cafonas.

Às vezes quando caminho no retiro vejo tantos tipos de sementes no chão, em grande quantidade, e penso... há um estoque de sementes que simplesmente nunca é plantado, nunca vai crescer, vai ficar aqui no cimento, perdido... acho que da mesma forma guardamos para nós mesmos alguns atos de caridade ou gentileza que poderíamos ter tido, algumas emoções que poderíamos ter compartilhado, alguns sonhos que deveríamos ter plantado e alguns momentos que preferimos não viver ... e eles simplesmente vão voar na próxima lufada de vento. Escolhemos semear ou não, em cada passo do nosso dia.

Existe uma outra categoria vegetal, que não se reproduz por sementes... voltarei a ela um outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário