segunda-feira, 29 de junho de 2009

O rio e o tempo


Esta é a visão privilegiada que eu tenho do outro lado da minha calçada no retiro, um rio calmo mas em constante movimento, um ruído ao longe de água esbarrando em pedras e galhos, misturado ao coro das aves.

O tempo é um rio, ele só se move para a frente, e nada do que voce fizer vai poder realmente para-lo ou faze-lo recuar, só resta aproveitar o fluxo da melhor maneira possível e na passagem fazer frutificar as árvores em volta, florescer os matos e dar de beber às aves.
Este rio tem nos dado sustos... quando mudei para cá disseram que a última enchente havia ocorrido 11 anos atrás, e só nos últimos 30 meses já houve 6 delas, 2 das quais bastante sérias.

Parece que ultimamente o tempo está nos dando sustos tambem... existe um certo consenso entre as pessoas com quem converso de que o tempo está passando mais rápido, de alguma forma estamos sentindo que a duração do dia e da semana está encolhendo, e isso mesmo para pessoas que como eu já não estão mais numa fase profissional corrida.
Só posso deduzir, visto que os relógios atômicos atestam que o tempo continua o mesmo, que está havendo uma diferenciação nos seres humanos que navegam neste rio, serão eles que estão de alguma forma vivendo mais lentamente, saindo de sincronia?

A mudança "dos tempos" tem sido muito mais rápidamente percebida pela nossa geração do que pelas anteriores, a aceleração da história é palpável, e em certa medida incontrolável. Tudo hoje se espalha com uma rapidez assombrosa, uma coisa que é certamente fruto da Era de Aquário, decorrente da invenção dos computadores na década de 50 do século passado. Essa mudança envolve costumes, informação, referências, projetos de vida, conscientização e relacionamento com a humanidade em geral, tudo é global, politicamente correto, grupal, uma das manifestação da energia aquariana.

Essa nova etapa de desenvolvimento da humanidade tem deixado pouco espaço ao indivíduo, à individuação, à visão pessoal e principalmente ao crescimento pessoal multidisciplinar que era o brilhante da coroa do Iluminismo.
Infelizmente hoje tudo tem que ter consenso, poucas pessoas têm coragem de se assumir diferentes, de pensar diferente, e as que têm são cortadas do meio científico ou intelectual "estabelecido", parece que se criou na contra corrente uma mentalidade de apego ao tradicional e comprovado (que não deixa nada a dever à inquisição) para compensar o fluxo rápido demais do rio tempo.
Eu preferiria que meus filhos tivessem suas vidas adultas produtivas em outra época, onde ser um produto pasteurizado de uma formação acadêmica, social e intelectual nivelada pelo "estabelecido" (para não dizer mínimo) não fosse a regra.
Mas o tempo não volta, o rio não pára, e sabe Deus se o homem vai aprender a nadar neste rio acelerado rápido o suficiente para seguir adiante mantendo a cabeça fora da água, sem se afogar no processo.

O órgão físico responsável pela função intelectual no homem (sistema nervoso superior), que a natureza levou milhões de anos desenvolvendo, terá tempo e chance de se adaptar tão rápido (em termos evolucionários) para sobreviver e ser produtivo nestes tempos, sem sofrer danos no processo? O numero crescente de pessoas com disfunções mentais, e disfunções sociais como depressões, pânico, etc pode ser um indicador alarmante deste desajuste.

Cresci ouvindo uma "máxima" que dizia que o homem usa apenas 30% da capacidade do cérebro com que foi dotado.
Esta é minha esperança, de que haja realmente uns milhares de bites extras disponíveis de memória RAM e ROM em algum lugar à minha disposição.


adendo de Novembro/2010:  embora eu nunca tivesse sabido, há um livro com este nome, O Rio e o Tempo, do escritor americano Thomas Wolfe, que estou procurando adquirir para ler.  Considerem o título do post como plagio involuntário.
.

sábado, 27 de junho de 2009

Michael Jackson

A morte de Michael Jackson parece ter detonado uma avalanche de histeria e excessos de louvores, mas não se pode negar que foi um dos personagens do século.
O pobre menino rico, traumatizado por violência e abusos na infancia, que carregou além do enorme talento musical o peso das assombrações do passado, da infancia não vivida, da negação da raça e da própria aparência.

Acho que se realmente existiu um fantasma na Ópera de Paris, vivendo no subterrâneo, deformado e atormentado pelo isolamento, talentoso e apaixonado, ele bem poderia ter sido Michael Jackson.
Partes importantes da nossa vida foram coloridas pelos acordes de suas músicas, e ao ouvi-los agora neste frenesi fúnebre, boas e más lembranças são resgatadas, pedindo para ser relidas.

É interessante notar que os mesmos veículos que tecem louvores e memoriais não hesitaram em sorver as últimas gotas do sangue dele para fazer notícias e dinheiro, criando e ampliando escândalos, e os amigos agora vão promover eventos de tributo ao cara com quem não queriam ser vistos pouco tempo atrás.

A fama é um teste ácido e terrível. Quem não tem maturidade ou alcance para vive-la não sobrevive a ela, por mais talento que possua, o grande teste é: voce a possui ou ela possui você?

viva o anonimato!

terça-feira, 23 de junho de 2009

motocicleta Zen

Às vezes reencontro cadernos antigos de anotações, em meio ao eterno acampamento que minha casa se tornou, como não é um lar definitivo, muitas coisas não foram desencaixotadas, e ao vistoria-las em busca de alguma coisa acabo descobrindo tesouros.
Estas anotações são de um livro alemão chamado "Zen e a arte de reparar uma motocicleta", de Robert Pirsig, que não tive o prazer de ler inteiro pois ainda não consegui uma cópia em inglês. ( a língua alemã e eu, depois de 2 semestres de combate, houvemos por bem aceitar que não fomos feitas uma para a outra, e como o pouco aprendido era suficiente para viajar, entreguei os pontos).

"Quando voce se dedica pela primeira vez a um trabalho maior, por certo há de temer o contratempo da sua elaboração na sequência invertida. Isso ocorre, em geral, no momento em que voce acha que estava a ponto de terminar a tarefa. Depois de dias de trabalho, terá que recomeçar tudo de novo.. mas de onde surgiu isso? Uma caixa de bielas???? Como pude me esquecer dela? Oh meu Deus, agora vou precisar desmontar tudo? Voce até parece estar ouvindo a coragem se esvaindo....Pffffft.
Nestes casos, nada resta a fazer a não ser recomeçar do início e tentar montar mais uma vez o motor... depois do descanso de cerca de um mês, enquanto se acostuma com a idéia.
Apesar de todas as precauções, pode acontecer outra vez; voce pode colocar um componente na sequência incorreta. Se isso acontecer , é necessário que observe o seu marcador de coragem. Evite a coragem do desespero, que o levará a repor o tempo perdido com trabalho excessivo. Em casos assim, costumam ocorrer ainda mais erros. Desta forma, se for preciso desmontar o motor mais uma vez, é imprescindível fazer o já mencionado intervalo."

" A coisa que mais me entedia é limpar a moto. No meu modo de ver, trata-se de pura perda de tempo. Em poucas horas, estará suja outra vez; é só andar um pouco com ela. Uma forma de não se aborrecer ao executar certas tarefas, como esfregar, trocar óleo e abastecer, consiste em fazer delas uma espécie de ritual. Trabalhar com coisas a que se está acostumado e com outras a que não se está tem um estética própria. Eu limpo a motocicleta como vou à igreja, não com a esperança de que aconteça algo de novo, mas para renovar meus conhecimentos com aquilo que já conheço bem.
Muitas vezes é bonito percorrer velhos caminhos conhecidos."


" A motocicleta na qual se trabalha, somos nós mesmos. A máquina que aparentemente "está lá fora" e a pessoa que aparentemente está aqui dentro não são, na verdade, duas coisas separadas.
Crescem juntas em qualidade ou distanciam-se dela."

Acho que entendi o que minha motocicleta estava precisando ao decidir vir para o retiro... me acostumar com a idéia de que a sequência das coisas foi errada, precisa ser refeita, e isso pode envolver tarefas entediantes e o aprendizado de novas técnicas, retrilhar velhos caminhos com um novo olhar.
Pode levar muito mais de um mês.
*smile*

segunda-feira, 22 de junho de 2009

viram o coelho?

No livro de Lewis Carol, Alice no País das Maravilhas ( que por sinal acabou de virar um filme de Tim Burton), o coelho branco é o guia que a conduz para um mundo subterrâneo e de fantasia, através de uma passagem dentro da toca dele.
No filme Matrix, Neo é convidado a seguir o coelho branco se quiser "acordar".


A pergunta é: alguem viu o coelho branco passar por aí? viu? viu?


Tem tanta gente que está na hora de acordar, ou pelo menos mergulhar na caverna do seu próprio interior para ver se se enxerga e se entende..... quem não se conhece não pode querer julgar os outros, nem sequer pretender entende-los! O coelho nos mostra o que temos, e nos leva em direção ao que devemos ver e aprender.

Muitas pessoas vivem o mundo de hoje exatamente como o pobre coelho branco de Alice, escravos do relógio, sempre nadando contra a maré atolados em compromissos, sem tempo nem para respirar, quanto mais tempo para refletir?

O quanto será que vale a pena "viver" assim?
Ontem vi numa propaganda política que um brasileiro trabalha 132 dias do ano ( 1/3) apenas para pagar impostos... fora isso, voce deduz o que gasta em transporte, principalmente em cidades grandes... e sobra o que? (alem do stress, dos filhos clamando por sua atenção, da falta de desenvolvimento pessoal em outras áreas, e do tal tempo para refletir)

A vida, sem espelho, reflexão, e consequente evolução, não leva a nada a não ser a sobrevivência rasa e nula.

Sigam aquele coelho!!!!

.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Lei da Lógica II

Pensando melhor sobre o assunto dos argumentos "lógicos" que fundamentam a "evolução" tecnológica e científica do mundo atual.... coletei mais alguns azulejos que espero um dia formem uma parede onde possa me escorar.

"O pensamento começa apenas quando nós vimos que a razão, priorizada por séculos, é a mais teimosa adversária do pensamento." Martin Heidegger

"O pensamento racionalista rejeita qualquer proposta que não tenha sido "provada" de acordo com seus próprios critérios, enraizado na pressuposição de que uma hipótese tem que se referir a uma realidade tangível e mensurável, divorciada das impressões que são a raiz do julgamento. Porém a realidade que serve de referência comparativa nada mais é que uma suposição, um esquema simplificado de experiências vividas. .. cada uma circunscrita por práticas tecnico-analíticas executadas num fragmento de realidade, extirpado das realidades a que estava ligado."

" A ciencia contribui para o modelo do ambiente sócio economico através da sua produção tecnológica, e daí vem a grande contradição da nossa mentalidade moderna: de um lado afirmam a validade de nossa produção mental e a necessidade de manter critérios cientificos como os únicos realmente válidos em detrimento de outras formas de conhecimento, porque os critérios se acredita que garantam a legitimidade dos resultados e satisfaçam os requisitos da racionalidade moderna. De outro lado, admitem livremente que a civilização - a despeito de todos os benefícios tecnológicos - é um desastre sem conserto a nível de humanidade: nossas cidades industrializadas são lugares intoleráveis para se viver, o número de casos de suicídio está crescendo vertiginosamente, principalmente entre os jovens, a civilidade está em acentuado declínio, valores éticos e emocionais estão se atrofiando, as relações interpessoais perdendo tudo que tiveram de calor e concordância, ecossistemas são destruídos lenta mas definitivamente... tudo isso numa manifestação simples de um único evento da história contemporânea - a destruição interior do ser humano.
A modernidade simplesmente colhe o mundo que ela mesma está plantando." Patrice Guinard

Cada pessoa tem que pensar isto dentro de sua própria área de conhecimento ( esta fragmentação já é em si uma perda , o mundo de hoje não teria lugar para a versatilidade cultural e cientifica de Leonardo da Vinci))... minha área é médica, então o que eu vejo são mil subespecialidades na medicina e ninguém tem condições de tratar um ser humano inteiro... minha amiga da Suécia tem um cancer na base da língua, que de acordo com o sistema de saúde de lá não é pertinente à área de atuação de nenhum médico existente, gastrologista empurra pra dentista, que empurra pra otorrino... e assim ela vai indo ...

A neurobiologia ainda não conseguiu nem ver, quanto mais explicar o que a consciência é... pode fazer mil eletroencefalogramas que ainda não vai saber o que é um sonho, muito menos ainda um sonho premonitório. Se ele existe, e já foi amplamente documentado, porque simplesmente ignora-lo apenas porque não se encaixa em nenhum modelo já criado de experimentação?
Se eu não posso medir não existe?

Qualquer freio que se ponha no modo pensante de um ser humano é apenas uma corrente que o prende a uma realidade incompleta e torta... seja este freio uma religião, um código "moral", um modelo econômico ou critérios científicos "aceitos". Eu afirmaria hoje que o pior tipo de idolatria existente neste instante na humanidade é o critério científico.
O difícil é fazer estes senhores da ciência aceitarem que a realidade que eles propõe é apenas parcial e não é funcional de forma autônoma, todos os processos base de funcionamento dela eles ainda não provaram, mediram e testamentaram perante seus pares...

A grande sabedoria ainda é dizer que quanto mais se estuda, mais se percebe que nada se sabe... e assim um velho, velho e querido filósofo deve estar há séculos se torcendo no túmulo

quarta-feira, 17 de junho de 2009

mitos e homens


Desde tempos antigos os homens imaginam seres meio animais vivendo paralelamente a eles... esfinges, grifos, harpias, tritões e sereias, centauros. Qual a razão disto?
Simplesmente querer romantizar lendas, ou retratar aspectos animais ainda existentes na psique humana? Estética artística?

Eu sempre acreditei que a mitologia dos povos antigos foi a ancestral da Psicologia, e que no desenrolar dos mitos se enxerga e compreende angústias e virtudes do fato de ser humano e ter que viver uma vida humana num mundo sobre o qual não se tem controle.

Os centauros seriam criaturas meio homem meio cavalo, violentos, de rompantes, atléticos, egoístas. Os tritões e sereias seriam criaturas meio homem meio peixe, viendo no umbral entre os mundos marinho e terrestre, com destacada frieza e necessidade de atrair os homens para seu mundo onde não sobreviveriam.

Qualquer que seja o animal em questão, o que estes mitos retratam é uma vida de excluído, de pária, de viver entre dois mundos sem pertencer ou ser bemvindo a nenhum deles.

Ser ou não ser, eis a questão. Mas Ser envolve Pertencer ... ou não pertencer, outra questão.

Ser mais peixe ou homem?
Reagir com o instinto ou com a razão? (Será que alguem tem controle sobre isso?)
Se deixar domesticar ou correr livre?

Quando eu era criança tinha mania de ficar conversando com peixes no aquário, achando que ele podiam me enxergar, que podiam me entender. Muitas das melhores lembranças da minha infancia envolvem o Aquário de Santos e os vidros mágicos que permitiam ver dentro de outro mundo.

Durante toda minha vida profissional conversei com animais e ainda faço isso hoje, o quanto eles podem entender eu não sei, mas há com certeza uma certa instância de comunicação.

Em 1917, Kafka escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias:
" As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio."

Silêncio dói, e incomoda muito mais do que falatório.
Como nos comunicar com a parte animal que existe dentro de nós? Como reconhece-la e valoriza-la? Porque mesmo sem caudas ou patas nos sentimos excluídos vivendo entre 2 mundos diferentes...
Melhor procurar alguem da nossa espécie ou se misturar?
Ficar em silêncio ou se comunicar?

Muita coisa para se pensar...

A questão será ser ou não ser, ou talvez crer ou não crer, ou mais ainda, querer ou não querer???

Muita coisa para se pensar...

Bom, deixa eu arrumar minhas escamas que está na hora de sair.... hoje a caminhada é no frio e silencio da noite.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Lei da Semeadura


A Kabbalah diz que dentro de uma semente existe uma árvore inteira, com as futuras sementes dela. A semente é a coisa mais mágica que existe na natureza, porque dentro de uma coisa aparentemente sem vida existe tudo em potencial, esperando ser acordado da dormência.

A semente dos atos e das vidas tambem funciona assim. Numa palestra do espírita Divaldo Franco eu ouvi anos atrás uma frase que nunca esqueci: a semeadura é opcional, mas a colheita obrigatória (uma interpretação de Kardec "Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza" ).

A maioria das pessoas não sabe que Goethe era botânico amador, e escreveu em sua Metamorfose das Plantas ( livro usado como fonte de estudos filosóficos pelas correlações ente a natureza e o espírito humano) :
" Simplesmente adormeceu a força na semente, um modelo incipiente,
Deitado, fechado em si mesmo, curvado debaixo da cobertura,
Folha e raiz e embrião formado, apenas, pela metade, e incolor;
Seca, a semente mantém protegida a vida assim conquistada..."
O mesmo Goethe escreveu: "Há momentos que contêm em si o potencial de uma vida toda."

Essa é a base da prática da Astrologia, um momento (nascimento) congelado num gráfico contem em si o potencial ( não o destino) de uma vida inteira.

A Lei da Semeadura tem várias facetas:
-voce semeia o que tem, portanto colhe frutos do que voce é;
-voce pode escolher semear em qualquer lugar, circunstancia, ou pessoas, mas é ali mesmo que vai ter que colher;
-a qualidade da semente é diretamente proporcional à qualidade dos frutos;
-há sementes que têm um período longo de dormência.... situações que precisam de anos para amadurecer e então florescer, às vezes quando não nos lembramos mais delas;
-o tamanho da semente não é proporcional ao tamanho da árvore... um pequeno ato de gentileza ou caridade pode gerar um baobá de felicidade;
-há anos em que a safra é pouca, mirrada, custosa... mas a natureza persiste em tudo que existe... e cedo ou tarde uma nova florada vai carregar a árvore de frutos numerosos;
-qualquer roceiro sabe que se colocar uma boa semente em local ruim não vai colher nada... é preciso adequar a semeadura ao ambiente receptor, para que se produzam condições favoráveis ao crescimento da semente... é mais ou menos como falar numa linguagem em que o outro possa compreender voce para que o entendimento seja produtivo, sem arrogancia;
- as sementes crescem e florescem de modo diferente conforme o local onde estão e a forma como são cuidadas... mas ainda assim os frutos que delas nascerem serão iguais ao original.
Tipo: uma família simples pode gerar um filho que se torna rico e famoso, mas mesmo que ele se modifique e se envergonhe da famíla original, ele é um deles, sempre vai ser um deles, e vai gerar descendentes deles. ( a maldição do DNA...hehehe) Todo mundo acha a jaca uma fruta cafona... voce pode plantar uma semente de jaca num vaso maravilhoso, que será cultivado num palacio com a finalidade de ser uma folhagem bonita... mas quando nascerem frutos, eles serão jacas, puras, doces, deliciosas ... e cafonas.

Às vezes quando caminho no retiro vejo tantos tipos de sementes no chão, em grande quantidade, e penso... há um estoque de sementes que simplesmente nunca é plantado, nunca vai crescer, vai ficar aqui no cimento, perdido... acho que da mesma forma guardamos para nós mesmos alguns atos de caridade ou gentileza que poderíamos ter tido, algumas emoções que poderíamos ter compartilhado, alguns sonhos que deveríamos ter plantado e alguns momentos que preferimos não viver ... e eles simplesmente vão voar na próxima lufada de vento. Escolhemos semear ou não, em cada passo do nosso dia.

Existe uma outra categoria vegetal, que não se reproduz por sementes... voltarei a ela um outro dia.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lei dos Ciclos


Esta imagem de uma serpente que morde a própria cauda (Ouroboros) era no livros de alquimia o símbolo dos ciclos, das coisas que emendam um final e recomeço.

Na natureza tudo tem ciclos, até as civilizações, e psicologicamente a vida do homem tambem tem ciclos de produtividade, de relacionamentos, profissionais, etc.
Aquele ditado antigo que dizia " não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe" refletia as posições de cima e de baixo dos ciclos.
Enxergar os ciclos em nossa própria vida não é facil, mas é terapeutico. Permite entender porque de repente não deu certo um relacionamento ( há que se combinar os ciclos de 2 vidas), ou porque às vezes atingimos objetivos e não sentimos nada além de um vazio... que já está gerando um novo ciclo de busca. Os ciclos profissionais e emocionais trazem desafios e crescimento.
O mais difícil de todos é o ciclo da saúde... lembrar-se de que aos 20 se podia fazer tudo, comer tudo, esperar tudo e ver depois de 50 anos que se tem mais limitações do que diversões físicas é complicado. O espelho, implacável, mostra sinais do tempo e de proximidade de um final de ciclo, a vontade já não é a mesma, nem a memória...
Um escritor e orador romano, Cícero, descreveu à perfeição esta fase de vida no magnífico " Saber Envelhecer" : Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. É portanto ao caráter de cada um, e não à velhice propriamente, que devemos imputar as lamentações. Os velhos inteligentes, agradáveis e divertidos suportam facilmente a velhice, ao passo que a acrimônia, o temperamento triste e a rabugice são deploráveis em qualquer idade.”
A vida na Terra tem ciclos hoje reconhecidos como Eras antigas, onde o clima e as criaturas viventes eram completamente diferentes dos de hoje. Precisamos olhar com cuidado os ciclos da Terra, para escapar à visão alarmista e de fundo comercial que fazem do aquecimento global. A moda é por a culpa de tudo no CO2 produzido por atividades humanas, e se criou um cultura e uma economia toda baseada neste alerta, sem olhar para trás e analisar ciclos passados. Quando os vikings colonizaram a Groenlândia, ela era uma terra quente, de clima subtropical, eles formaram fazendas e criaram animais onde hoje só existe gelo, e nesta época havia no ar bem menos CO2 do que hoje. No século XVI houve uma pequena era glacial, se podia caminhar de manhatan até onde hoje está a Estátua da Liberdade pelo rio Hudson e mar congelados, e na Europa se podia andar da Normandia até a costa britânica sobre o gelo... neste período, havia cerca de 4 vezes o teor de CO2 existente hoje na atmosfera. A Terra tem ciclos que oscilam calor e frio, e podem ser simplesmente... normais! É válido reciclar, reutilizar e reduzir para evitar intensificação dos problemas, mas os ciclos da Terra não vão deixar de existir!
Uma pessoa que tem noção dos ciclos é capaz de ver a própria vida com menos desgaste e mais possibilidades, e de ver quando estão exagerando sobre um problema que vai passar, ou é natural que aconteça. Reconhecer e aceitar os ciclos é um daqueles casos em que o conhecimento liberta. Querer remar contra a corrente dos ciclos pode até dar certo após muito desgaste, mas não por muito tempo. Um dos presentes que a idade traz é poder olhar posições e atitudes que tomamos décadas atrás e ver depois de vários ciclos que os problemas desvaneceram, as angústias eram infundadas e alguns dos valores que nos sacrificaram eram até ridículos.
Um trecho sublime de Sidharta (Hermann Hesse) resume bem o ciclo da vida:
" Bem, pensou ele, visto que todas as coisas passageiras fugiram de mim, estou outra vez sob a luz do sol, tal como certa vez, quando era criança: nada é meu, nada posso fazer, não tenho nada e nada aprendi. Como isso é admirável!
Agora que meus cabelos estão ficando grisalhos e que as forças me abandonam gradativamente, começo tudo outra vez, como uma criança!
Sorriu outra vez... sua vida ia se aproximando do fim, e eis que estava outra vez diante do mundo, vazio, nu e tolo. Mas não sofria com isso, sentia até mesmo um grande desejo de rir de si mesmo e de todo esse mundo louco."

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi

Hoje é Corpus Christi, e no retiro se cumprem as antigas tradições de decorar as ruas por onde a procissão vai passar. Pessoas de todas as idades passam a madrugada e a manhã desenhando e depois despejando serragem e flores no chão. A beleza das casas antigas fica ainda mais bela com as ruas enfeitadas e a alegria das pessoas que se dedicam a manter a tradição viva. O mais bacana este ano é que inovaram na decoração e no serviço social: usaram cerca de 40 cobertores para integrar a decoração das ruas, e depois da procissão foram doados aos necessitados.

Como quase todas as festas cristãs, poucos sabem o que estão comemorando, ou relembrando...
Em 1264, na localidade belga de Bolsena, um padre não muito convicto do Dogma da Transubstanciação ( que diz que o corpo real de Cristo está na hóstia) estava celebrando uma missa, e contam que ao ser partida a hóstia, ela começou a sangrar e assim permaneceu por vários dias, ficando de prova todos os panos que o padre vestia e que cobriam o altar.
Logo em seguida foi criada no calendário católico a data de Corpus Christi, a partir da Diocese de Liége para o mundo todo.

Dogma.
Eu adoro esta palavra... na minha lista de desejos ela está na parte onde eu finalmente conseguirei morar num sítio, comprar um jumento e por nele o nome de Dogma. Já pensaram, o Dogma zurrando feliz no capinzal, e passeando comigo? O Dogma dando coices por ai afora?

Mas a gente convive com tantos dogmas disfarçados... a cotação do dolar, o preço da cesta básica e do salário mínimo ( voce tem que acreditar que são valores verdadeiros e funcionam, sem pensar), os diplomas emitidos pelas instituições de ensino que estão cada vez mais cada vez... (voce tem que acreditar que aquele veterinário sabe tudo que deveria), os legumes sem agrotóxico que te cobram os olhos da cara, até a pureza dos combustíveis e da água "mineral" em garrafões que te vendem.

Se a gente não acreditar, como vai continuar vivendo?

Então viva o Corpus Christi, e torçam pra um dia eu conseguir ter meu jumentinho e meu cantinho na roça.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Grande Irmão II

Caiu em minhas mãos um artigo do Estado de São Paulo de 17/06/2008, onde mais uma vez a impunidade da liberdade de publicação na internet é retratada.

O colunista Arnaldo Jabor intitulou o artigo " Há um "sub-eu" rolando na internet."
Eis alguns extratos:

" Ando pela rua e pessoas me abordam: Adorei seu artigo que está circulando na internet. Pergunto já com medo que artigo? Esse texto genial A Mulher Impulsiona o Mundo. Não me aguento e digo: voce acha que eu ia escrever uma bobagem destas? aí o admirador do texto apócrifo, fã de um Jabor " virtual" protesta.... ... e vira meu inimigo para sempre."
" Já reclamei destes textos apócrifos, mas tenho que me repetir. Não dá mais. Todo dia surge na internet uma nova besteira, com dezenas de emails me elogiando pelo que eu não fiz."
" A internet é a VALA COMUM dos autores; lá sou amado como uma besta quadrada, um forte asno (dirão meus inimigos: ele se encontrou). Dentro da web sou campeão de lugares-comuns ..."

São atribuídos a Arnaldo Jabor textos épicos ( Ode aos gaúchos), outros sobre os universos feminino e gay, e até críticas políticas graves, deturpadas e ignorantes, que bem poderiam ser até obra de inimigos dele.

ele finaliza: " Ou seja: admiram-me pelo que eu teria de pior; sou amado pelo que não escrevi. Na internet eu sou gay, machista, homofóbico, idiota, corno e fascista.
É bonito isso? "

Não é possível que não haja nenhuma forma de controlar a internet... não acredito nisso tendo em vista a capacidade tecnológica e criativa do mundo da informática atual.
Não é possível que a polícia não consiga descobrir e punir autores de sites feitos para denegrir a imagem das pessoas com calúnias.

A internet é a coisa mais poderosa que existe hoje no globo, ela é capaz de subverter populações, derrubar o sistema financeiro (lembra do vírus I Love You?), dependendo da manipulação poderia até derrubar um governo ou causar pânico mundial!
A própria globalização que ela ampliou se tornou o maior ponto fraco do mundo, ele cai em cascata numa velocidade impossível de conter, como um jogo tétrico de dominós.
E o pior, ela é formadora de opiniões, a massa não para e pensa se o que leu em spams é verdade ou a quem interessa a informação.
É como o poder de um grande jornal sem a limitação da tiragem e da identificação editorial, que pode ser punida por divulgar informações falsas ou tendenciosas!

Qualquer um poderia com um photoshop criar uma materia falsa de primeira página por exemplo do New York Times, alterando apenas corpos de texto ou imagens, e divulga-la pela rede causando todo tipo de problemas no mundo inteiro, e quando o verdadeiro NYT se manifestasse, quantos acreditariam nele? Quantos apagariam da memoria os efeitos da informação desvirtuada?

Quando o homem teve nas mãos o poder atômico, ele passou por uma crise de poder X culpa, mas havia os efeitos materiais da detonação a considerar, e no fim, apesar de haver um arsenal de milhares de bombas ( que poderiam destruir o mundo todo... várias vezes... hellooouu dá pra ser mais burro que isso? sempre desconfiei do termo "inteligencia" militar ) nunca houve um disparo.

Será que o homem percebe agora que tem nas mãos um arma perfeita, fácil de usar, acessível em qualquer boteco, que não pode ser rastreada, pode derrubar governos, manipular massas, mudar o rumo de investigações e de processos judiciais, quebrar empresas e fraudar o sistema financeiro , alterar o resultado de eleições com boatos, sem ter seus efeitos materiais comprovados e punidos?

Somos todos em alguma instância refens da internet... precisamos dela para trabalhar e para contactar entes queridos, mas por ela podemos ser atingidos a qualquer momento pelas coisas mais inimagináveis, como conscientizar os usuários do risco?
Como nossos adolescentes e universitários podem ter capacidade de avaliar a fonte das informações coletadas em pesquisas antes de basear nelas conclusões?

Para completar, recebi hoje um email da " Receita Federal" que queria conversar comigo e continha um arquivo .exe preparado para invadir meu computador.
Deve ter sido o quinquagésimo este ano.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Lei da Lógica

Vivemos um tempo em que, depois da era que valorizou apenas a ciencia e a especialização, só é considerado válido um argumento respaldado por uma destas 2 coisas. É frequente vermos em noticias e discussões o uso de argumentos que dão uma aparência sólida a um raciocínio, mas não resistem a uma investigação.

Eis alguns deles:
Argumentum ad verecundiam ou argumentum magister dixit: é um apelo à autoridade, se um especialista de Harvard disse, então é verdade... mas ninguém foi verificar que o cara é especializado em nutrição e está sendo citado num artigo sobre engenharia! Em resumo: QUEM fala é mais importante do que o QUE é dito.

Argumentum ad antiquitatem: sempre foi assim, tem sido assim há milênios, porque está errado? Escutei muito isso quando comecei a clinicar, as pessoas me diziam: sempre alimentei meus cachorros com fubá, e eles sempre foram uns touros de fortes, porque está errado?
Essa frequentemente é citada tambem por pessoas que usam como base livros antigos ou teses bem aceitas na comunidade científica (e aí existe uma máfia em ação), como foi o caso do "cientista" que rebateu as teses de Darwin perante um tribunal de "pares".

Argumentum ad novitatem: o que é novo é sempre melhor. O antibiótico de ultima geração pode não ser o melhor tratamento para sua doença, mas se é novo, deve ser melhor e o médico receita. O modelo mais novo de carro deve ser melhor, etc etc

Tem a outra face da moeda: o que voce diz não pode estar certo porque a fonte não é confiável! Argumentum ad hominem: qualquer advogado criminal sabe que manchar a reputação de uma testemunha é tiro certo para anular o efeito do depoimento dela. O engraçado é que ninguem olha se a "mancha" de caráter da pessoa que emite a opinião tem relação com o problema em questão.... qualquer preconceito da sociedade onde esta pessoa está sendo julgada é válido para anular sua afirmação, por exemplo em países árabes diminuir a validade do testemunho se for de uma mulher.

Mas existe um perigo maior, que age de forma mais discreta e perigosa: os recortes manipuladores. Frases de pessoas famosas ou doutores em algum assunto, recortadas do texto e do contexto original e citadas como suporte para teorias ou afirmações que na verdade não teem nada a ver com o que ele quis dizer originalmente. Muitas pessoas citam frases de Jung mas nunca leram nada que ele escreveu, e vai por aí afora.
Aconteceu isso num manifesto anos atrás, sobre aquecimento global, onde um cientista famoso foi citado defendendo uma questão, sendo que o que ele pregava era exatamente o oposto... ele acreditava que o aquecimento já está se resolvendo naturalmente, e foi citado para apoiar um informe alarmista de que o aquecimento está fora de controle.

Bem é importante dizer que eu não sou assim tão brilhante para saber isso tudo, li estes argumentos ontem numa comunidade do orkut chamada Astrologia sem Censura, que tem filósofos de plantão, mas achei interessante registrar esses vícios de interpretação da vida.

Não importam os argumentos, é sempre bom parar e ver onde está a verdade.

Nossa, isso é sério,
o que é verdade em tudo que se lê?


domingo, 7 de junho de 2009

klingons e fadas



Está chegando o dia dos namorados.... e começo a me lembrar daquela coisa xarope de meninos são de marte, meninas são de venus... não são não, a coisa é bem mais complicada... é como botar um klingon junto com uma fada! Ele
rosna procurando sua arma antes de sair de casa, ela esvoaça cheirando as as flores.... será?

Já faz tempo que as mulheres deixaram de ser assim delicadas, dividir o mercado de trabalho com os homens não permite suavidades esvoaçantes.
Muitas nem sabem mais como receber uma gentileza de um cavalheiro, se sentem inferiorizadas ao invés de elogiadas e reagem agressivamente.

Os homens viraram metrossexuais... credo, sobrancelha fina, cabelo charmoso e jeito estranho... unhas feitas, limpeza de pele, depilação, maquiagem.... mechas no cabelo
Tá certo que eu sou da quarta dinastia, mas não consigo me acostumar com isso, pelo menos antes a gente sabia qual dos dois era a fada!

Está ficando impossível realmente FICAR com alguem. Ninguem quer abrir mão do seu espaço, do seu tempo, das suas prioridades.. e das oportunidades de encontrar ainda mais adiante alguem que possa ser melhor do que este aqui.
O próprio excesso de oferta do mercado está matando as possibilidades de sucesso da procura.... estão até fazendo passeatas para solteiros procurarem namorados antes do famigerado dia 12 de Junho... um monte de gente jovem, bonita, bem sucedida e solitária.

Será que precisamos mesmo de uma cara metade, ou isso foi programado em nossa mente desde a infância como sendo o normal? Há pessoas que andam por aí cortadas ao meio... sentindo que a vida é só meia porque não acham ninguem para partilha-la... e de outro lado há pessoas que andam por aí inteiras, mas blindadas, rechaçando qualquer oportunidade de se entregar, pelos mais variados motivos.
Um mundo disfuncional ? Pessoas defeituosas? Uma vida acelerada que não permite variantes? A gente que já viveu muito fica meio descrente, mas não deixa de se encantar quando vê um casal de namorados que já teem 75 anos e estão super felizes uma vida toda juntos.

Bom, o mundo está muito diferente, complicado, mas o fato é que as fadas gostam mesmo é de klingons, porque homem tem que ter pegada... e os klingons ainda ficam hipnotizados quando veem uma fada burrinha e perua esvoaçando pelo shopping...

... e assim, sei lá, de um jeito torto o mundo vai sobreviver.


Neste dia 12 de Junho, esqueçamos a vida insossa políticamente correta, voltemos aos velhos e bons dias dos estereótipos, quando a felicidade ainda que efêmera era sincera e não se preocupava com as cláusulas do acordo pré nupcial:

Amigo: no dia dos namorados, solte o Klingon que existe dentro de você.

Amiga: dia 12 de junho fique leve, esvoace, seja decorativa e use pó de pirlimpimpim.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

floresceu!


Quem morou ou conviveu perto da roça sabe o que são estas flores e o que anunciam... elas sobem nas cercas das fazendas, nos mourões, e também enfeitam a beira das estradas no mês de junho, porisso são chamadas de
" Flor de São João " .

Durante o ano todo elas não aparecem, mas quando florescem estão anunciando a chegada das Festas Juninas!
(e tambem o frio, que aqui no retiro é algo a se considerar....)

Fogueiras, dança, barraquinhas, música, quentão, doces da época do império, bingo na praça, shows de violeiros, bandeirolas... rastapé .. tudo mágico!

Todo mundo tem sardas, bigodes falsos, chapéu de palha e dentes pretos, mas estão lindos....

É hora de preparar a fantasia, o espírito e os agasalhos....

ÊTA TREM BÃO

quinta-feira, 4 de junho de 2009

portas e umbrais


Portas não são apenas passagens, são divisões entre mundos diferentes. Uma porta divide a privacidade sagrada do quarto da comunicação total do corredor, o recôndito do lar da rua, o sagrado do profano, a prisão da liberdade.

Desde a antiguidade os umbrais sempre foram vistos como uma área perigosa, porque ali na divisão voce não pertence a mundo nenhum. Muitas culturas penduram amuletos no batente das portas por causa disto, como a mezuzah judaica.
Mas daí eu penso, e as pessoas que vivem no umbral, que passam a vida inteira entre 2 mundos ?

Um imigrante nunca pertencerá por completo a nenhum dos mundos, a origem e o destino, em qualquer um que esteja faltará alguma coisa do outro e trará do outro alguma outra coisa.

As pessoas que vivem na divisão entre o mundo rural e o urbano sentem duramente estas diferenças, não se sentem completamente à vontade em nenhum dos dois.

Há casamentos interculturais onde os cônjuges, por mais amor que exista, nunca se sentirão plenamente completados, porque o outro difere muito da imagem primitiva da nossa cultura.... o mesmo vale para casamentos entre classes sociais muito diferentes.

Há casos estranhos... pessoas que vivem no umbral entre os mortos e os vivos.. como certos médiuns poderosos, que nunca estão completamente à vontade no mundo dos vivos, e em geral teem destinos dramáticos pelos riscos que o próprio umbral carrega.

Um caso mais estranho, uma pessoa que vive no umbral entre 2 vidas, com lembranças perfeitas da passada que atrapalham seus julgamentos e valores na presente... decisões e experiência de quem já lutou uma guerra para uma vida de agora, comum e sem grande significado.

Mas o umbral tambem pode ser mágico... pessoas que têm contato muito íntimo com a natureza são recebidas por seres elementais como duendes e elfos, porque integram estes 2 mundos naquele momento. Pessoas que vivem no umbral da meditação ou da oração podem perceber sinais ou avisos e estar mais conectadas com fontes de luz, com protetores.

Uma porta nunca é apenas uma porta, nem uma escolha, ela é em si mesma um risco, uma outra vida, um monumento guardando seu espaço de outro espaço. Passar por uma porta pode significar ser outra pessoa do outro lado, ter outro destino.
Ou não, porque ela dá passagem para os dois lados.

Difícil é ficar parado no umbral.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Grande Irmão

foto: Felipe Corrêa


Num livro de Aldous Huxley, 1984, se dizia que no futuro em todos os lares haveria máquinas que tudo viam e comunicavam, controlando a vida das pessoas numa imensa rede de espionagem, era o chamado Grande Irmão. Eu acredito que ele nem poderia imaginar é que num futuro proximo as pessoas levassem o Grande Irmão para suas casas e caíssem na rede espiã alegremente... sem imaginar os riscos.
Anos depois da internet já instituída e disseminada, há agora uma cultura anti hackers e anti vírus, mas ninguém pensa na contaminação cultural difusa e dissimulada, na informação desvirtuada. Não sei porque, mas ninguém duvida de alguma coisa que aparece na internet em um tela bonita, bem feita.

Anos atrás me diverti muito com uma corrente que passou por aí com uma imagem de um gatinho criado dentro de uma garrafa, e um abaixo assinado contra o "absurdo"...
Santa Ignorancia, socorrei-me.. alguem acredita que é possível viver numa garrafa lacrada, sem ar??????
Bem, ao final descobri que a imagem era parte de uma tese de 2 jovens de NY, que justamente falava sobre o poder nefasto que a comunicação pode ter na internet porque as pessoas partem do princípio de que o que está na tela é sempre verdadeiro.

Já caí no conto de uma "loja" de produtos veterinários que existiria em Miami, com fotos e catálogo muito bem feito, e ao pedir para 2 amigas que lá estavam irem buscar para mim um acessório de trabalho, elas constataram que no endereço citado no site não havia nada, apenas um galpão industrial abandonado numa vizinhaça muito suspeita

Numa das novelas da globo um personagem está enfrentando um calvário particular: jovens arruaceiros criaram um site na internet onde ele é acusado de estupro e assassinato, com fotos e "depoimentos" das vítimas... depois de recorrer à polícia e esperar muito, o site foi retirado da rede, mas o dano está feito, as pessoas todas que o viram crescer no bairro o vêem agora como um marginal perigoso...

E os perfis de sites de relacionamentos???? Estes merecem uma categoria à parte, todo mundo cria um personagem, com fotos (quando deles mesmos) de 10 anos atrás e afirmações como "pós graduado", classe A, gosto de ler, etc.... imagino as surpresas de quem vai conhece-los ao vivo e às dores....

Há que se reconhecer que a internet é uma ferramenta fantástica, que acelerou TUDO no mundo, da pesquisa científica à integração documental, das atividades bancárias ... à disseminação de fraudes!

E tem os powerpoints! aquelas jóias de criatividade brega e piegas que são despachadas ao léu e entulham as caixas postais.... tem gente que não trabalha nos escritórios da vida, só fica repassando estes pps chatos o dia todo!
Lembro de um com uma mensagem espiritual profunda... dizia que o versículo central do livro de salmos era o oitavo do salmo 118, que dizia sei lá o que, blabla, etc... e bom, eu fui contar, e o versículo central é o segundo do salmo 77!
Nem em powerpoints ingênuos dá pra confiar!

vem a pergunta fatal : CAIU NA REDE É PEIXE????