quarta-feira, 4 de novembro de 2009

antropologia e aventura



Indiana Jones não era afinal apenas um personagem de ficção, porque existiram vários Indianas pelo mundo e pelo tempo afora. Um deles foi responsavel pelo primeiro estudo estruturado de povos indigenas brasileiros, e faleceu poucos dias atras, o antropólogo Levi-Strauss.
Ele viveu nos anos 30 com os índios Nambikwara e é estranho que todos falem dos seus livros (ótimos) mas muito pouco seja conhecido do acervo fantástico de imagens que ele fez neste período, que merecia um museu especial.

O que leva uma pessoa a sair de sua vida civilizada na Universidade em Paris e se embrenhar no mato, sem cachorro, procurando índios que nunca viram brancos e adoram se espetar ? Só Deus sabe. Mas eles existem, e resistem.
O resultado mais importante do trabalho de Levi-Strauss foi a constatação de que seja o homem urbano, civilizado ou isolado de outras culturas, ele é basicamente igual aos outros, isto é, não há diferença significativa entre raças, e principalmente, não há uma raça melhor que as outras, o que destituiu de qualquer fundamento a proposta de superioridade racial com direitos de supremacia que tanto os colonialistas quanto os nazistas pregavam. Essa simples tese levou a humanidade para um outro patamar, onde tanto a antropologia quanto a política passaram a ver todos os povos como iguais respeitando suas diferenças.

Ainda há, de acordo com a Funai, 70 etnias indígenas completamente isoladas na Amazônia, quer dizer: estas 70 tribos NUNCA viram um homem branco. Sortudos? depende do ponto de vista, uma vez "descobertos" eles entram na fila pela demarcação de zilhões de hectares de terra para uns 100 indivíduos e podem começar a fazer comercio, digo, cooperação cultural com estrangeiros...


Em tempo: os irmãos Villas Boas também merecem ser mencionados e reconhecidos pelo trabalho que abarcou suas vidas inteiras.

Outros Indiana Jones modernos são dignos de nota, como o historiador aventureiro, Rodrigo "Indiana" Silva, que tem neste site um texto muito bom sobre os povos indígenas brasileiros atualmente. Os comentários dos leitores do blog tambem são bons.

Tudo isso para dizer que ainda estou estudando o assunto da demarcação de extensão excessiva de terras indígenas e do seu contato com supostas Ongs que praticam nos territórios deles a biopirataria e a prospecção de minérios raros, entre outras coisas; antes de repostar o texto que removi um mes atrás.

...pior que Pit Bull, eu pego e NÃO solto. Mas não posso falar besteira.

mas repito as perguntas que não querem calar: alguem aí já viu um cantor de rock brigando na mídia pela demarcação de terras para os indígenas dos EUA???? Sabem de alguma ONG que trabalha pelos direitos deles e que procura lhes dar formação religiosa e cultural? Porque o governo deles prefere financiar este tipo de organizações para trabalhar com os índios da Amazônia se os do seu próprio território estão abandonados e confinados a pequenas reservas em terras não produtivas?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário