sexta-feira, 13 de novembro de 2009

o pacto


Pactos estão na ordem das coisas desde o começo do mundo... no Paraíso, Deus e Adão convencionaram que não se comeria dos frutos da árvore da Gnose, o pacto não durou, e não vou falar mal da serpente nem de Eva, porque estou do lado delas.
Gerações depois, tentaram de novo, construíram até a célebre Arca da Aliança, e a coisa desandou novamente, Moises esbravejou mas não conseguiu arrumar a casa.

Porque as pessoas se apegam a pactos? alguem aí já viu um que realmente durou? Eu tenho alergia a pactos.

As coisas mudam, as pessoas mudam, o mundo muda, tudo isso ao mesmo tempo, em direções diferentes e agora no nosso mundo numa velocidade impressionante.

Qual a necessidade que leva pessoas e nações a formalizarem pactos que são eternos apenas enquanto duram? Necessidade de saber que o outro estará sempre à disposição? de se sentir seguro de que o outro nunca trairá? de antever o futuro e poder viver mais tranquilo?
Será que todo mundo desliga o raciocínio quando faz um pacto desses? Porque em sã consciencia, estão jurando uma coisa que não poderá ser cumprida pelo tempo previsto, ninguem sabe o que o futuro reserva. Depois, quando um lado da corda rói, o outro lado faz escandalo, fica resmungando para todo mundo ouvir que foi traido... o que novamente não leva a nada, porque a pressão social ou política não pode fazer o tempo voltar atrás.

Nosso saudoso poeta, quando disse "que seja eterno enquanto dure..." formalizou um sentimento de coerencia, de correção, onde não se promete o que não se sabe se poderá cumprir, bem ao contrário do célebre "até que a morte nos separe...".

Desde crianças condicionamos nossa vida, nosso sucesso, nosso bem estar, à presença de outras pessoas. Só vou se voce for, só compro o que voce tambem gosta, voce tem que vir comigo...
Não que ter companhia seja ruim, mas é bom se ter companhia apenas pelo prazer da companhia, e não pela dependencia. É bom construir uma vida em que vários interessados sejam felizes e tenham possibilidade de crescer e seguir outros caminhos, ao invés de uma vida em que a dependencia entre eles os segure para baixo.
É bom crescer sabendo que cada um tem sua propria maneira de ser, não precisam ser todos iguais, nem seguir os mesmos trajetos... fazer parte de grupos sem ter sua identidade anulada, e formar grupos em que se respeite a individualidade.

Os filhos foram criados para ir para o mundo, e podemos partilhar da sua jornada, mas não molda-la de acordo com nossa visão de rumo. O mesmo para cidades, empresas, nações, pessoas em relacionamentos, e até mesmo animais.
Está sendo criado um novo modelo de relacionamentos, em que duas individualidades optam por estar juntas, sem depender uma da outra, muitas vezes até mesmo morando separados, e com o tempo veremos onde isso leva. E só se promete o que se pode cumprir.

Churchill disse: "É um erro olhar muito à frente. Apenas um elo da cadeia do destino pode ser manuseado de cada vez." (It is a mistake to look too far ahead. Only one link in the chain of destiny can be handled at a time.)


A maior prova de que ninguem sabe onde o futuro nos levará é ter observado o que o destino reservou para o garoto com voz de anjo que cantava esta canção nos anos 70.


I´ll be there à capella e com MJ mais velho ao piano numa propaganda da Pepsi (ninguem é perfeito...)

You and I must make a pact, we must bring salvation back
Where there is love, I'll be there

I'll reach out my hand to you, I'll have faith in all you do
Just call my name and I'll be there

I'll be there to comfort you,
Build my world of dreams around you, I'm so glad that I found you
I'll be there with a love that's strong
I'll be your strength, I'll keep holding on

Let me fill your heart with joy and laughter
Togetherness, well that's all I'm after
Whenever you need me, I'll be there
I'll be there to protect you, with an unselfish love that respects you
Just call my name and I'll be there

If you should ever find someone new, I know he'd better be good to you
'Cause if he doesn't, I'll be there
Don't you know, baby, yeah yeah
I'll be there, I'll be there, just call my name, I'll be there

(Just look over your shoulders, honey - oo)

I'll be there, I'll be there, whenever you need me, I'll be there
Don't you know, baby, yeah yeah

I'll be there, I'll be there, just call my name, I'll be there...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário