domingo, 22 de novembro de 2009

expectativas


Desde muito cedo, ainda na barriga de nossas mães, somos alvo de expectativas. Ele vai ser médico, ou jogador de futebol..... ela vai fazer balet. Sempre muito dificil de atingi-las, alguns de nós vivemos crises de insatisfação ou de insuficiencia em várias fasese de nossas vidas.
Depois vêm as expectativas da sociedade sobre nós. Faculdade, carreira, situação financeira, bens... e continuamos acorrentados ao que os outros esperam de nós, continuamos nos sentindo ineficientes, porque nos comparamos com o que os outros são ou teem, carregando cada vez mais peso nas bolas de ferro da expectativa.

Depois, sem perceber, começamos a colocar expectativas sobre os nossos filhos, repetindo sobre o ombro deles os mesmos fardos que carregamos.... isso sem contar as mães de palco que querem fazer das filhas as bailarinas, atrizes e socialites que não conseguiram ser!

Uma vez li que no Japão existe um alto indice de suicídio de jovens ao redor dos 18 anos, fase em que teriam que ingressar numa faculdade, sem contar que a sociedade japonesa já é naturalmente organizada de forma a fazer duras cobranças sobre as pessoas.

Ontem, por acaso, achei uma anotação que fiz num marcador de livro, nem sei quantos anos atrás, e hoje, por "sincronicidade", ela foi mencionada numa comunidade do Orkut de que sou membro... a Oração da Gestalt, por Fritz Perls.

pode parecer egocentrica, ou desanimadora, mas se for levada a sério, LIBERTA.

" Oração da Gestalt
Fritz Perls

Eu faço minhas coisas, e voce faz as suas.
Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas
e voce não está neste mundo para viver as minhas.
Voce é voce, e eu sou eu.

Se por acaso nos encontrarmos, será ótimo!
Senão, nada se pode fazer. "


Outra frase que tambem estava anotada no marcador de livros, da qual não registrei a autoria:

" Se voce ama alguma coisa, deixe-a livre.
Se voltar, será sua, senão, é porque nunca foi."


Viva e deixe viver.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário