quarta-feira, 18 de novembro de 2009

tempero e destemperos


Temperos são uma das coisas que dão cor, alem de sabor, à vida.
Cada casa, cada família, cada restaurante tem seu tempero próprio, um repertório formado com o passar dos anos.
Nas diferentes regiões do mundo se toma chá com açucar, com leite, com pimenta e com sal. O comércio de especiarias moveu o mundo durante milhares de anos, elas eram tão raras e caras que eram guardadas em cofrinhos como jóias.
Sempre reparei que a comida das pessoas reflete em boa parte seu próprio temperamento, como qualquer outra criação artística reflete seu criador.
Talvez a similaridade entre as palavras TEMPERO, TEMPERAMENTO e DESTEMPERO não seja casual.

Nós, descendentes de portugueses, espanhois e italianos, fomos criados num repertório de azeite de oliva, manjericão, salsa, cebola, alho, tomate, orégano, alecrim, louro, pimentão e o vinha d´alhos, o sabor mediterrâneo. Ainda nós, descendentes de árabes e povos das tribos, conhecemos o aroma do hortelã, gergelim, cravo da india, cominho, açafrão. O perfume da comida nas casas de nossas avós e mães ainda fica na lembrança, décadas depois.

Em muitos lugares, hoje em dia a comida tem um sabor padrão. Na tentativa de estandartizar a qualidade das refeições e agradar a todo tipo de consumidor, serve-se arroz sem gosto, feijão sem tempero, uma comida que não tem perfume. Nada melhor que a comida caseira, ou um restaurante onde servem comida com sabor de caseira.
Se for de fogão a lenha, melhor ainda, porque o aroma da fumaça dá outro sabor. No caso dos especializados, a comida árabe tem que ter gosto de comida árabe, a portuguesa, idem....

A forma como as pessoas temperam comida pode ser muito reveladora....
- as pessoas muito intransigentes em geral carregam no sal, põe mais sal na comida já pronta, como se o sal fosse deixar o mundo mais mineral, mais sólido, a comida mais coerente e a vida mais previsível. Em geral elas detestam a mistura do doce com o salgado num prato.
- as pessoas muito emocionais misturam muitos temperos, a ponto de ficar o sabor confuso, nunca sabem qual o sabor que predomina, que dá o tom, onde fica o norte da bússola...
- as pessoas desastradas na cozinha, como eu, nunca repetem o sabor de um prato, porque vão pegando uma coisinha aqui e outra ali na hora de cozinhar...cada refeição é uma aventura! ( uma pessoa destas abrir um restaurante seria a morte....) aliás, nunca misturem curry com hortelã. Nunca.
- muita gente tem declinado do açucar, seja por que razão for, tanto no café quanto na alimentação geral... mas a vida tem razão de ser, sem açucar? sem mel? sem uma reunião familiar na cozinha em volta de um bolo ainda morno?
- certas ervas são muito ou pouco usadas em determinadas regiões... o coentro, por exemplo, no nordeste do Brasil é muito usado, enquanto aqui no sudeste se usa mais a salsinha verde. Cada casa no interior tem seu cantinho onde as ervas estão vicejando, vendo o tempo passar enquanto a familia cresce, a vida acontece, os Natais e reuniões se seguem.

...mas e a pimenta? a vida pode existir sem pimenta, tanto no sentido culinário quanto no sentido alegórico? Certas comidas e pessoas sem pimenta passam em branco. Cada povo tem seu tipo de pimenta preferida, tambem, bem de acordo com seu temperamento... e com os seus destemperos!

Temperos podem ser plantados em qualquer potinho, até mesmo nas micro varandas dos apartamentos de hoje.
Ver o alecrim florescer foi uma descoberta...

Enfim, os temperos que cada um usa são um repertório, uma coisa que é ampliada conforme vivemos e conhecemos outras formas de cozinhar, de viver e de ser... exatamente como nós, que vamos sendo mudados, moldados e temperados pela vida.

já os destemperos.... são um caso à parte

...e eu sigo aqui no retiro sonhando um dia ter um pé de louro e um fogão de lenha no quintal, apreciando o cheiro da erva doce no bolo de fubá ainda quente.

neste site existe uma lista completa de todos os temperos e sua indicação... vamos praticar.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário