quinta-feira, 26 de novembro de 2009

fim do mundo


Não aguento mais esta cultura de apocalipses diarios e rotineiros, este comercio de ideias apocalipticas sustentadas por pseudo cientistas e pseudo profetas.
Parece que o homem depende de saber que o mundo está para acabar para justificar sua existencia.

No ano 1000, milhares de pessoas na Europa abandonaram tudo que possuiam e começaram uma caminhada em grupo sem destino, uma cruzada dos desesperados, tudo porque os bispos diziam que o mundo não ia sobreviver ao ano 1000.
Na época da guerra fria, todo o mundo vivia todos os dias com a sombra do apocalipse nuclear sobre suas cabeças, e se juntassemos os misseis de ambos os lados, eles podiam destruir o mundo inteiro 400 vezes... quando bastava só uma!

No ano 2000 todo o mundo se viu alimentando histerias de que "alguma coisa" ia acontecer, puseram até a culpa no tal bug do milenio, que nem deu o ar de sua graça....


Agora tem a industria do 2012, dizendo que "Cientistas" juram que o calendario Maya vai se acabar dia 21 de Dezembro de 2012, e isso quer dizer o fim do mundo. Acho que tem mais sites na internet sobre 2012 do que sobre os problemas reais e atuais do mundo que os homens teriam obrigação e capacidade para resolver.
Cara, a folhinha daqui de casa acaba todo dia 31 de Dezembro e eu nunca vi acabar nada em sincronia com ela, nem dividas, nem problemas, quanto mais o mundo....
Daí começa um monte de gente a embarcar na teoria... fazendo falsas afirmações astrologicas de que haverá uma conjunção de planetas que nunca houve antes (mentiiiiira), afirmações de que haverá terremotos e queda de meteoros...

Lá no site do Inpe se vê que pequenos bolidos caem com frequencia sobre o planeta, muito mais frequente do que imaginamos, mas este "Êta planetão" grandão tem muito chão para eles caírem então nunca coincidiu de acertarem alguma coisa significativa. Mas podem. Hoje mesmo, ou a qualquer momento. Eles não costumam olhar o calendario antes de cair, eles simplesmente caem.
Astronomicamente, a possibilidade de um planeta chegar perto da Terra e colidir com ela é tão remota quanto a de que um vulcão exploda para dentro.

Terremotos... TODO dia há um terremoto em alguma parte do "Êta planetão" grandão. Podem ser mais, ou menos intensos, em locais mais, ou menos populosos.... e eles tambem não olham o calendário.

Profecias... já repararam que voce pode pegar a frase de uma profecia e encaixa-la em qualquer coisa que queira, com um pouco de criatividade?
Já cansaram de fazer isso com Nostradamus, com São Malaquias, com o Apocalipse de João...


e o que vai acontecer na verdade é que eles vão ter que encaixar alguma outra coisa nas profecias em Janeiro de 2013... e ainda por cima com aquela cara de bunda porque o mundo não acabou!

Porque os homens teem essa necessidade de saber quando o mundo vai acabar, o que muda na vida deles? Eles vão largar o emprego dia 20 de Dezembro de 2012? Vão abandonar os lares, a vida que construíram? A vida deles vai ter mais significado ou importancia porque o mundo vai acabar?

Essa ansia escatológica é velha, acho que nas cavernas tinha um ogro que olhava pra fora todo dia e dizia "mundo vai acaba, mundo vai acaba, sol desaparece..."

Quem fez a edição da Biblia no concilio de Niceia devia ser descendente deste ogro, porque manteve o livro do Apocalipse, extremamente confuso, sem nenhuma mensagem moral ou ideologica positiva... e ele vem sendo reimpresso, e reimpresso, e continua sem ninguem entender o que ele diz, mas inventando a cada 50 anos novos significados para as bestas de 7, de 10, de trocentos chifres que ele cita. Sabe Deus (literalmente) que tipo erva tinha em Patmos, onde João foi exilado e escreveu o dito livro...

de tanto insistir em tentar, uma hora eles acertam....



Nenhum comentário:

Postar um comentário