quinta-feira, 28 de maio de 2009

caminhos

Caminhos, estradas, são coisas muito mágicas. Todo dia você escolhe um destino, uma meta, uma forma de chegar lá... é um caminho facil ou tem obstáculos?
Gandalf no Senhor dos Anéis diz: "caminhos são muito perigosos, porque nunca se sabe onde vão dar, do mesmo jeito que se vai, pode vir algo tambem."
Quase a mesma coisa disse Heráclito: "O caminho que sobe é o mesmo que desce". Voce escolheu subir ou descer?

O Grande Aníbal, nos alpes, com uma tropa de elefantes se dirigindo para invadir Roma disse: " Se não houver caminho, nós faremos um!"

Há aqueles que gostam tanto do caminho, da busca, da jornada, que ao chegar não pestanejam e lançam uma flecha em direção ao próximo destino. É o caminho estimado pelo que ele é, ao invés de para onde ele conduz.
É o caso do Caminho de Santiago de Compostela, um caminho de Iluminação

O engraçado é que pensamos o tempo todo que estamos no controle da direção a seguir, e não percebemos que o caminho já foi traçado.. O Talmud diz que "Somos sempre levados para os caminhos que desejamos percorrer".
Escolher um caminho numa encruzilhada é uma oportunidade travestida de angústia, um momento em que se pode tudo sem saber no entanto o que se vai atingir e carrega-se o peso da decisão onde algum lado tem que ser perdido.

Os caminhos são metáforas para evolução, direcionamento, objetivos, modo de agir, mas como disse Fernando Pessoa, todos os caminhos são mágicos se nos levam aos nossos sonhos.

Caminhos difíceis são sinônimos de vidas difíceis, mas os poetas cuidaram tambem de saber isto: " Devemos fazer da interrupção um caminho novo... Pedras no caminho? guardo todas, um dia vou construir um castelo" (Fernando Pessoa)
É dificil conseguir enxergar e discernir qual é realmente o nosso caminho... o anjo da guarda faz uma única pergunta o tempo todo: O que voce quer?

É um caminho solidário ou solitário?
É uma missão ou apenas um passeio?

Na verdade não importa, porque ao final teremos encontrado coisas que não esperávamos, crescido como nunca imaginávamos, e mudado de direção como se fôssemos uma biruta, tantas vezes, tantas vezes, que perdemos a noção do que éramos na origem. Fica a pergunta soprando no ouvido: O que voce quer?

Houve uma vez um cara cabeludo, marxista, feminista, revolucionário, que disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.... ninguem o escutou, os que escutaram distorceram as informações e criaram caminhos com suas próprias caras...
Mas " é justamente porque não sabia para onde ia que a humanidade conseguiu encontrar seu caminho" (Oscar Wilde)

Enfim... o caminho pode ser de terra batida, como eu gosto, ou de água, ou até feito de nuvens... mas continua sendo perigoso como disse Gandalf...

Porém é bom não esquecer o ditado dos bascos (seeeempre bem humorados, eles...) "O caminho do inferno é pavimentado com boas intenções."

Esta salada de citações foi proposital, porque é bom ver os caminhos diferentes que seguem as mentes brilhantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário