domingo, 24 de maio de 2009

Festa do Divino


crédito foto: Felipe Corrêa


Esta fim de semana começou a Festa do Divino Espírito Santo aqui no retiro, uma festa que tem 500 anos de vida desde que foi criada pela Rainha Isabel, em Portugal. Acho que aqui é um dos poucos lugares que restam no Brasil onde a Festa do Divino tem todas as manifestações folclóricas, religiosas e profanas associadas e presentes. A Igreja tende a acabar com esta festa, porque ela é um resquício de festas pagãs da colheita, não tem nada a ver com o calendário católico, inclusive a data varia durante o ano todo nas diversas partes do Brasil.
A cidade fica charmosa... todas as casa antigas com bandeiras do divino vermelhas nas janelas, barraquinha de bingo, shows no coreto central, mas o grande espetáculo é o povo que aflui para esta festa.
Começa às 4:30 da manhã.. encostam ônibus que veem de longe com pessoas de idade, fantasiadas com capricho, que acordam a cidade ao som de batida do coração dos tambores da congada.. uma peregrinação de fé, de garra, e de resistência à extinção, porque os membros mais novos das congadas já são cinquentões. Eles dão toda a volta no centro histórico, acordando o povo para a festa com sorrisos enormes nos rostos cansados que viajaram a noite toda. Durante a manhã, chegam mais grupos de congada, maracatú, etc, e a praça fica viva, musicada e colorida.
O dia todo há missas, procissões, desfiles dos grupos musicais... e o povo que vem ver esta festa é composto de pessoas simples, dos sítios e de outras cidades pequenas, que veem arrumados e entusiasmados para ver o movimento, para rezar e agradecer.
Porque este é o GRANDE LANCE desta festa, ela é uma festa de agradecimento pela abundância que a natureza provê. A produção de cada lugar é partilhada com o povo, aqui em São Luiz é distribuído o Afogado, comida típica de tropeiros feita com carne ensopada, porque esta é uma região de pecuária. Esta ano serviram 10.000 refeições para o povo que veio ver a festa. Em outros lugares do Brasil se distribui as safras que se produz e a festa é realizada na época da safra, para agradecer a benção que a terra provê.


Às vezes é preciso para de pedir a Deus e agradecer tudo que se recebe e muitas vezes não se percebe.


No excelente blog de Arnaldo Bonsch, fotógrafo residente par time em São Luiz, há imagens belíssimas e informações sobre esta e outras festas do retiro: http://www.sanlupa.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário