quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lei da Propriedade


Novamente os Povos das Tendas e seu modo de vida...
Eles dizem que se voce tem uma propriedade que não pode carregar consigo, ela pertence 50% a voce e 50% às circunstâncias.
A terra, o bem mais estável e ambicionado, pode ser movida por terremotos, inundada, confiscada, invadida, tombada, desvalorizada, dividida... ninguém é dono da terra, e sim proprietário temporário circunstancial.
Na hora em que é preciso levantar o acampamento, só o que se pode carregar é realmente seu , que o digam os que já passaram por perseguições, campos de concentração, exílio...

Os bens móveis... jóias, veículos e outros... são seus, enquanto voce puder carrega-los. Os camelos adoecem, fogem. Com o passar do tempo se carrega cada vez menos peso, e acaba que os anciãos carregam apenas o bem maior da sabedoria e o tesouro das recordações.
O único bem que fica é o que voce leva sem peso dentro de voce, não tem valor de mercado e transcende a vida física pronto para recomeçar a evolução na próxima rodada.
Os casos mais graves de materialismo indigente são das pessoas que são possuídas pelos seus bens... gente que vive casamentos disfuncionais para não dividir patrimônio, deixa de viver mais proximo da família e aproveitar oportunidades de conhecer lugares novos para não deixar os bens " descobertos".... vi uma vez um caso de uma senhora que tratando um cancer grave não se preocupava com sua doença, mas com o fato de que marido ia ficar com toda a parte dela dos bens!

Alexandre, o homem mais ambicioso que já viveu, tinha certeza de que era um deus e imortal, e conquistou todo o mundo e os tesouros conhecidos.
Morreu aos 32 anos de idade, vitimado por uma diarréia que durou 3 meses.
Pouco antes de morrer, para surpresa dos seus generais, ele pediu para ser velado com as mãos abertas e expostas, para que o povo visse que ele não levou NADA consigo, e deu ordens para ser enterrado em local secreto para que não se fizessem honras ou cultos à sua personalidade.
Parece que a diarréia é uma excelente professora...

PS do dia 13 de Maio
Houve tempo em que pessoas se consideraram proprietárias de outras pessoas, simplesmente porque elas eram diferentes, ignorando que dentro das "peças", como eram chamados os escravos, havia almas nobres, dignas, um intelecto normal e a mesma centelha de vida que há em todos nós. Triste noção de propriedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário