Os Povos das Tendas (habitantes do deserto) têm uma visão moldada pelas suas condições duríssimas de vida, que acabou por criar em decorrência um código moral, um código de propriedade e outros, uma escala de valores particular que é baseada nas necessidades mais primárias do ser humano para sobreviver.
Contam as lendas que a tenda de Abraão (pai de ambas as nações, árabe e israelita) ficava sempre com aberturas voltadas para as quatro direções, de forma que se houvessem viajantes vindos de qualquer parte saberiam que ali havia hospitalidade.
A mitzvah (mandamento, missão) judaica de hospitalidade tem prioridade sobre qualquer outra, a qualquer momento, e se denomina eschel (orquidário, hospedaria, abrigo). A palavra eschel também é um acróstico para as palavras que definem comida , bebida e escolta. Isto quer dizer que qualquer pessoa (de qualquer etnia, religião ou origem social) que precisasse teria sua fome e sede saciadas e estaria em segurança.
Outra parte da lenda diz que Abraão e Sara não alimentavam apenas os corpos destes viajantes, mas tambem suas almas, com sabedoria e inspiração, e na hora dos convidados partirem não aceitavam para si os agradecimentos, e sim em nome dAquele a quem deviam todas as provisões de pão e de sabedoria.
Pondo à parte os viajantes cansados do deserto, a Lei da Hospitalidade poderia tambem na tenda do coração receber e proteger pessoas e conceitos diferentes de nós , e garantir a eles o direito de existir e de seguir em paz.
Eu diria que uma melhor definição da essência desta Lei em portugues seria dada pelo verbo ACOLHER.
É necessário começar a acolher em casa, os filhos não precisam apenas de comida e água, mas de alimento espiritual e de garantia de segurança, tanto física quanto emocional.
O mesmo com relação aos antigos (eu não gosto do termo velhos).
"A generosidade precisa ser medida com delicada sensibilidade para encontrar e atender a real necessidade do receptor. "
"A generosidade não eleva aos céus apenas as pessoas que a praticam, mas deixa tambem sua marca no local onde é praticada."
Contam as lendas que a tenda de Abraão (pai de ambas as nações, árabe e israelita) ficava sempre com aberturas voltadas para as quatro direções, de forma que se houvessem viajantes vindos de qualquer parte saberiam que ali havia hospitalidade.
A mitzvah (mandamento, missão) judaica de hospitalidade tem prioridade sobre qualquer outra, a qualquer momento, e se denomina eschel (orquidário, hospedaria, abrigo). A palavra eschel também é um acróstico para as palavras que definem comida , bebida e escolta. Isto quer dizer que qualquer pessoa (de qualquer etnia, religião ou origem social) que precisasse teria sua fome e sede saciadas e estaria em segurança.
Outra parte da lenda diz que Abraão e Sara não alimentavam apenas os corpos destes viajantes, mas tambem suas almas, com sabedoria e inspiração, e na hora dos convidados partirem não aceitavam para si os agradecimentos, e sim em nome dAquele a quem deviam todas as provisões de pão e de sabedoria.
Pondo à parte os viajantes cansados do deserto, a Lei da Hospitalidade poderia tambem na tenda do coração receber e proteger pessoas e conceitos diferentes de nós , e garantir a eles o direito de existir e de seguir em paz.
Eu diria que uma melhor definição da essência desta Lei em portugues seria dada pelo verbo ACOLHER.
É necessário começar a acolher em casa, os filhos não precisam apenas de comida e água, mas de alimento espiritual e de garantia de segurança, tanto física quanto emocional.
O mesmo com relação aos antigos (eu não gosto do termo velhos).
"A generosidade precisa ser medida com delicada sensibilidade para encontrar e atender a real necessidade do receptor. "
"A generosidade não eleva aos céus apenas as pessoas que a praticam, mas deixa tambem sua marca no local onde é praticada."
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