sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lei do Acolhimento


Os Povos das Tendas (habitantes do deserto) têm uma visão moldada pelas suas condições duríssimas de vida, que acabou por criar em decorrência um código moral, um código de propriedade e outros, uma escala de valores particular que é baseada nas necessidades mais primárias do ser humano para sobreviver.

Contam as lendas que a tenda de Abraão (pai de ambas as nações, árabe e israelita) ficava sempre com aberturas voltadas para as quatro direções, de forma que se houvessem viajantes vindos de qualquer parte saberiam que ali havia hospitalidade.

A mitzvah (mandamento, missão) judaica de hospitalidade tem prioridade sobre qualquer outra, a qualquer momento, e se denomina eschel (orquidário, hospedaria, abrigo). A palavra eschel também é um acróstico para as palavras que definem comida , bebida e escolta. Isto quer dizer que qualquer pessoa (de qualquer etnia, religião ou origem social) que precisasse teria sua fome e sede saciadas e estaria em segurança.
Outra parte da lenda diz que Abraão e Sara não alimentavam apenas os corpos destes viajantes, mas tambem suas almas, com sabedoria e inspiração, e na hora dos convidados partirem não aceitavam para si os agradecimentos, e sim em nome dAquele a quem deviam todas as provisões de pão e de sabedoria.

Pondo à parte os viajantes cansados do deserto, a Lei da Hospitalidade poderia tambem na tenda do coração receber e proteger pessoas e conceitos diferentes de nós , e garantir a eles o direito de existir e de seguir em paz.
Eu diria que uma melhor definição da essência desta Lei em portugues seria dada pelo verbo ACOLHER.
É necessário começar a acolher em casa, os filhos não precisam apenas de comida e água, mas de alimento espiritual e de garantia de segurança, tanto física quanto emocional.
O mesmo com relação aos antigos (eu não gosto do termo velhos).

"A generosidade precisa ser medida com delicada sensibilidade para encontrar e atender a real necessidade do receptor. "

"A generosidade não eleva aos céus apenas as pessoas que a praticam, mas deixa tambem sua marca no local onde é praticada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário