quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lei do Pasto


Imagine que há um pasto com 100 vacas, para tomar conta delas alguns cavalos e um cavaleiro, que junto com outros cavaleiros se reporta ao fazendeiro.
O mundo é uma imensa pirâmide de ângulo muito fechado, onde a cada nível que se sobe o número de indivíduos diminue incrívelmente.

Imagine que o fazendeiro, junto com todos os outros fazendeiros, são dirigidos pelo Admnistrador 1. Os Admnistradores 1 são regidos por um Admnistrador 2, que vê todos os fazendeiros como mais um rebanho que ele tem que dirigir entre tantas outras classes. O Admnistrador 2 e todos seus colegas são regidos pelo Grande Adminstrador, que vê o conjunto de todos os rebanhos e Admnistradores dentro de um contexto nacional, e os manobra pra cá e pra lá, mas tem que se reportar ao admnistrador da nação mais forte, que por sua vez se reporta ao órgão internacional das nações. e assim a piramide vai encolhendo em número de pessoas, e diminuindo em individualidade.

Enfim, no pináculo, onde Só Existe UM, o  Administrador Divino está tão distante que só enxerga uma mancha verde numa bola, e vê tudo como se fosse um grande pasto, todos os componentes são reduzidos apenas a zilhões de folhas de grama.
Se Ele acordar de mau humor qualquer dia, pode decretar 10 anos de seca, para depois começar do ZERO um novo jardim, com plantas diferentes que dêem menos trabalho.

Essa é a Lei do Pasto. Não importa quem voce seja, voce é pasto de alguem, cavalo de alguem, peão de alguem, fazendeiro de alguma cooperativa que é componente de alguma classe , de alguma região, de algum país, de algum continente de algum planeta.
Mas no fim, são todos folhinhas de grama.

E nas democracias, são as vacas do rebanho que escolhem o  Grande Admnistradore!
(como disse Winston Churchill: o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com um eleitor mediano.)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário